farinata vegana com aspargos & tomate e cebola caramelizados no balsâmico

Fiz essa receita da Meera Sodha várias vezes durante a primavera, quando os aspargos estavam abundantes, e refiz já no inicio do verão usando apenas tomates frescos. Dá pra inventar com vários outros legumes. Da primeira vez usei tomates secos e também ficou muito bom. Não deixei a farinha de molho durante a noite, deixei apenas por algumas horas, mas acho que vale a pena experimentar fazer essa receita de todo e qualquer jeito.

300g gr de farinha de grão de bico
Azeite de oliva extra virgem
2 cebolas roxas, descascadas e cortadas em fatias finas
200g de tomate cereja ou outro que esteja disponível
80g de azeitonas pretas sem caroço
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1/2 colher de chá de flocos de pimenta chipotle ou calabresa
Sal marinho fino
1/2 colher de chá de fermento em pó
250g de aspargos, sem as pontas fibrosas

No dia anterior coloque a farinha de grão de bico em uma tigela e adicione 450ml de água, batendo com um batedor de arame até obter uma massa lisa. Cubra com um pano de prato limpo e deixe na bancada durante a noite.

No dia seguinte, aqueça o forno a 475F/240C. Forre uma forma de 40cm x 30cm com papel vegetal ou manteiga e pincele com óleo.

Despeje três colheres de sopa de azeite em uma frigideira e frite a cebola por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até ela ficar macia e escura. Adicione apenas um punhado de cada um dos tomates e azeitonas [guarde o restante para decorar a farinata] e o vinagre balsâmico, os flocos de pimenta e meia colher de chá de sal e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por mais seis a oito minutos, até que a mistura esteja com uma aparência de geléia. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Descubra a tigela de massa e misture duas colheres de sopa de azeite, o fermento em pó e uma colher de chá de sal. Junte a mistura de cebola resfriada à massa e despeje na assadeira preparada. Sacuda um pouco para assentar a massa, coloque os aspargos e o restante do tomate cereja e das azeitonas. Regue com azeite e leve ao forno por 15 minutos, até dourar e ficar firme ao toque. Coma imediatamente ou espere esfriar e coma em temperatura ambiente.

Deixe a sua pitada: