bolo de limão Meyer e amêndoas

Ganhei duas baciadas de limões Meyer de uma das minha colegas de trabalho. O limoeiro dela está muito prolífico neste inverno. Minha alegria em ganhar esses limões é indescritível. Fiz logo duas receitas de geleia, essa de sempre e depois testei essa aqui. Depois quis fazer algo parecido esse bolo só que sem ovos. Procurei e achei essa receita neste blog. Deu certinho e ficou muito bom. A autora da receita recomenda pesar todos os ingredientes e foi o que fiz. Ela também recomenda usar limões com casca mais fina possível. Os limões Meyer são perfeitos neste quesito.

250gr de limões orgânicos grandes com a casca ainda e bem lavados
250gr de farinha de amêndoa/farinha de amêndoa branqueada
200gr de açúcar granulado
85gr de fécula de batata ou amido de milho
120gr de água
3 colheres de chá de fermento em pó

Lave bem a casca dos limões e remova os caules, se ainda estiverem. Adicione cerca de 4 xícaras de água em uma panela pequena e coloque os limões inteiros na água. Em fogo médio, cozinhe os limões por 30 minutos até conseguir furar a casca sem resistência. Escorra a água e deixe os limões esfriarem. Pique grosseiramente os limões e retire todas as sementes. Coloque o limão picado em um processador de alimentos e bata até formar uma pasta grossa com pequenos pedaços de casca.

Pré-aqueça o forno a 170°C/350°F. Unte ou forre uma forma de bolo de 20 cm com papel manteiga. Adicione o restante dos ingredientes do bolo ao processador de alimentos. Processe até que a mistura esteja combinada e bem espessa, como a textura de um arroz doce grosso. Se a massa estiver mais líquida, adicione 1 colher de sopa (7g) de fécula de batata por vez e misture até formar uma massa espessa. Em caso de dúvida, opte por uma massa mais espessa em vez de uma massa mais fina. Coloque a massa do bolo na forma e alise a superfície com uma colher ou espátula.

Asse o bolo por 35-40 minutos. O bolo está pronto quando um palito pode ser inserido no meio e saia bem seco. Deixe o bolo esfriar completamente na forma. Pode polvilhar com açúcar de confeiteiro, se quiser.

2 comentários em “bolo de limão Meyer e amêndoas”

  1. Ficou muito apetitoso. Nunca vi limões Meyer por aqui onde moro. Será que daria para substituir por limão siciliano?

    R: acho que sim, desde que a casca não seja muito grossa.

Deixe a sua pitada: