couve-flor kung pao

Fiz essa receita do NYT em janeiro e precisava deixar aqui, pois gostei imensamente. Fiz numa panela wok em fogo bem alto, acho que faz diferença no sabor, pois chamusca um pouco a couve-flor. Dei uma modificada de acordo com o que eu tinha em mãos e vou fazer mais vezes.

2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de ameixa ou maça
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1/4 xícara de caldo de legumes ou água
1 colher de chá de amido de milho
3 colheres de sopa de óleo neutro, como semente de uva ou canola
1 cabeça de couve-flor, cerca de 1 quilo, cortada em pequenas florzinhas
Sal Kosher
1 pimentão verde ou vermelho cortado em fatias
1/2 a 1 colher de chá de pimenta Sichuan levemente moída em um pilão, moedor de especiarias ou esmagada com um rolo
2 pimentas secas inteiras, como er jing tiao ou pimentas de arbol
2 dentes de alho picados
1 pedaço de uns 3 cm de gengibre cortado em fatias finas
1/3 xícara de amendoim torrado
2 cebolinhas, partes brancas e verdes, cortadas em fatias finas

Em uma tigela pequena, misture o molho de soja, o vinagre, o açúcar, o caldo de legumes ou água e o amido de milho. Reserve.

Aqueça uma wok ou frigideira grande em fogo médio-alto até ficar bem quente. Adicione 2 colheres de sopa de óleo, os floretes de couve-flor e 1/2 colher de chá de sal e misture por 1 minuto. Cubra e cozinhe por 5 a 6 minutos, mexendo a couve-flor a cada 1 minuto e meio ou mais, até que a couve-flor esteja macia e crocante, e um pouco carbonizada em algumas partes. Retire da panela e reserve.

Na mesma wok ou frigideira, adicione 1 colher de sopa do óleo restante, junto com o pimentão. Misture por 1 minuto, depois adicione os grãos de pimenta Sichuan e as pimentas secas inteiras e mexa por 1 minuto até ficar perfumado. Adicione o alho e o gengibre e mexa por 30 segundos, depois coloque a couve-flor de volta na panela. Dê uma mexida no molho reservado para garantir que o amido de milho esteja bem dissolvido e despeje sobre a couve-flor. Mexa até que o molho fique bem incorporado na couve-flor. Junte o amendoim e a cebolinha, misture bem e desligue o fogo. Sirva com arroz branco.

Deixe a sua pitada: