patê de cogumelos & nozes

Outro dia vim aqui procurar por uma receita de um patê de cogumelos que fiz várias vezes no ano passado e não achei. Eu tinha certeza que tinha publicado aqui, mas não fiz. Então, com um ano de atraso, aqui está. Já nem lembro mais onde peguei e agora praticamente faço sem receita. Adicionei um pouco de bourbon, mas se não quiser colocar não precisa.

1 xícara de nozes
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
250 gr de cogumelos cremini* fatiados, cerca de 2 xícaras
*pode usar qualquer cogumelo fresco
1/2 xícara de salsinha picada
2 colheres de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
1 colher de sopa de bourbon ou outra bebida destilada

Torre as nozes em uma frigideira em fogo médio. Fique de olho e sacuda a frigideira com frequência, pois as nozes podem queimar rapidamente. Assim que começarem a dourar nas bordas retire-as do fogo. Reserve.

Retorne a frigideira ao fogo e acrescente o azeite. Quando estiver bem quente, adicione a cebola e o alho e refogue até que a cebola amoleça e fique translúcida por cerca de 4 minutos. Adicione os ingredientes restantes, os cogumelos, a salsa, o alecrim, o sal e a pimenta e refogue até que os cogumelos estejam cozidos e reduzidos de tamanho, mais 5 a 8 minutos. Se os cogumelos estiverem grudados na panela, você pode adicionar um pouco de água para ajudar a soltá-los. À medida que os cogumelos cozinham, eles liberam seu próprio líquido.

Se o seu processador de alimentos aguenta alimentos quentes, coloque os cogumelos no processador de alimentos junto com as nozes. Caso contrário, deixe os cogumelos e as nozes esfriarem primeiro. Pulse, parando para raspar as laterais conforme necessário até atingir uma textura de patê. Pode deixar mais grossinho ou mais lisinho, conforme o seu gosto ou a ocasião. Coloque num recipiente de vidro e deixe esfriar completamente na geladeira antes de servir.

2 comentários em “patê de cogumelos & nozes”

  1. Fer,
    Nunca estarei à altura, em agradecimento, pelas suas receitas.
    ardorosamente sua fã,
    dalva&família(comilona)

    R: muito obrigada, Dalva! :-*

Deixe a sua pitada: