pão de banana

Vi essa receita no instagram da Flavia Pantoja, do blog Simplesmente Delícia. Esse pão não leva ovo, nem açúcar. Ficou delicioso e pode ser congelado já em fatias. Fiz num dia quente e a massa dobrou de tamanho rapidinho. Quero fazer mais vezes e adicionar canela em pó na massa, ou cravo ou cardamomo.

650 gramas de bananas bem maduras
40gr de azeite [ou outro tipo de gordura]
5 gr de fermento biologico seco
15 ml de água
400 gr de farinha integral
100 gr de farinha branca
[ou 250 gr de integral e 250 gr de branca]
1 colher de chá de sal [usei um sal de laranja, que eu fiz]

Numa tigela dilua o fermento com a água. Reserve. Coloque as bananas, o azeite e o fermento biológico diluído na água no liquidificador e bata até formar um creme.

Coloque tudo numa tigela grande e adicione as farinhas e o sal. Mexa bem com uma espátula até formar uma massa mais densa do que massa de bolo, porém não tão firme quanto massa de pão [uma fatia de banana em cima não deve afundar na massa]. Se precisar adicione um pouco de água ou um pouco mais de farinha.

Coloque numa forma retangular de pão untada e polvilhada e deixe a massa crescer até dobrar de tamanho. Levou menos de 2 horas num dia quente. Decore a massa com fatias de banana, polvilhe de flor de sal e leve ao forno pré-aquecido a 400ºF/200ºC por 10 minutos. Abaixe para 356ºF/180ºC graus e asse até a superfície do pão ficar levemente dourada. Foi mais ou menos uns 40 min.

Um comentário em “pão de banana”

Deixe a sua pitada: