bolinhos de grão-de-bico & painço com sabores tailandês, servido com molho de pimentão vermelho, e mostarda

Outro dia desencalhei uns livros que tenho da inglesa Rose Elliot. Um deles é o Rose Elliot’s 30-Minute Vegetarian e tinha tanta receita boa lá, passei uns dias cozinhando com esse livro. Uma das receitas é a desse bolinho. Fiz a primeira vez [fotos no pé da página] com um millet indiano que eu tinha e usei o grão-de-bico germinado, sem cozinhar. E como não tinha o curry tailandês vermelho, usei o verde. Ficou muito bom, só que tostei demais na hora de fritar. Nada que tenha comprometido o resultado final e devoramos todos. Na segunda vez fiz com o millet comum e cozinhei o grão-de-bico, e desta vez eu tinha o curry tailandês vermelho. Cuidei dos bolinhos na frigideira e ficaram ótimos. Até as fotos ficaram melhores! Nas duas vezes usei farinha de grão-de-bico para empanar, mas pode usar qualquer farinha.

125g de millet ou painço
400g de grão-de-bico, cozido ou apenas demolhado e germinado
3 a 4 colheres de chá de pasta de curry tailandês vermelho
4 colheres de sopa de coentro fresco picado
2 cebolinhas picadas
2 ou 3 colheres de sopa de farinha integral [usei de grão-de-bico] para empanar
Óleo vegetal para fritar

Para o molho de pimentão vermelho
1 pimentão vermelho, sem sementes, picado
[*usei o pimentão piquillo, comprado já pronto]
1 colher de sopa de xarope de bordo
1 colher de sopa de arroz ou vinagre de cidra
Pitada de flocos de pimenta

Para o molho de mostarda doce
3 colheres de sopa de xarope de arroz integral ou xarope de bordo
2 colheres de chá de mostarda dijon
Boa pitada de flocos de pimenta

Coloque o millet [painço] em uma panela média com 300ml de água e leve para ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 15-20 minutos até que toda a água tenha sido absorvida e o painço esteja claro e fofo.

Enquanto isso, faça o molho de pimenta vermelha. Coloque a pimenta em uma panela com 1 colher de sopa de xarope de bordo, vinagre e flocos de pimenta a gosto. Cubra e cozinhe em fogo brando por 10-15 minutos até que a pimenta esteja bem macia. Retire do fogo e reserve. Como usei a pimenta pronta em vidro, eu só piquei e adicionei os outros ingredientes.

Em uma tigela ou no processador bata o painço cozido com o grão de bico e adicione a pasta de curry tailandês, o coentro e as cebolinhas. Tempere a gosto com sal. Transforme a mistura em 8 bolos achatados e em seguida, empane na farinha.

Aqueça cerca de 1/2 cm de óleo vegetal em uma frigideira. Adicione os bolinhos e frite dos dois lados até ficarem dourados.

Enquanto os bolinhos fritam, faça o molho de mostarda misturando em uma tigela pequena o xarope de arroz integral ou xarope de bordo, a mostarda e os flocos de pimenta a gosto.

Coloque os bolinhos fritos numa travessa forrada com papel de cozinha. Coloque nos pratos e sirva com a mostarda e o molho de pimentão vermelho.

Um comentário em “bolinhos de grão-de-bico & painço com sabores tailandês, servido com molho de pimentão vermelho, e mostarda”

Deixe a sua pitada: