torta de maçã francesa

Todo ano vamos buscar maçãs fresquinhas numa região aqui perto, famosa por ser uma grande produtora de maças. Antes íamos colher as maças, mas agora vamos só comprar, não tenho mais paciência pra ficar colhendo eu mesma. Também porque eu compro MUITA maçã. Na estação, elas são muito deliciosas, nós comemos quase todas puras, como sobremesa. E com o que sobra eu faço alguma coisa. Foi com essas maçãs que fiz essa receita de torta francesa do David Lebovitz. Refiz algumas vezes, porque fiquei encantada com a simplicidade e como fica deliciosa. É o puro creme da maçã. Veganizei a massa e deu certinho. Batizei-a de A minha Torta de Maçãs favorita!

Na receita no blog do Lebovitz tem fotos com o passo-a-passo de como fazer a massa. Vale a pena não pular partes.

Para a massa folhada rápida:
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
115g de manteiga vegana sem sal, em cubos e bem gelada
3 colheres de sopa de água gelada

Para as maçãs:
700g de maçãs, cerca de 4 maçãs médias
1 e 1/2 a 2 colheres de sopa de manteiga vegana derretida
2 colheres de açúcar
geleia de maçã, geleia de damasco ou geleia de groselha, diluída com água quente apenas o suficiente até que possa ser pincelada. usei a de damasco.

Para fazer a massa folhada, pode ser feita a mão ou usar um processador de alimentos, que é como eu faço. Misture a farinha e o sal. Adicione os cubos de manteiga e pulse rapidamente até que a manteiga esteja em pedaços ligeiramente menores. Adicione a água e pulse, até que forme uma massa coesa, que ainda ficará um pouco pelotuda. Em uma bancada levemente enfarinhada, espalhe a massa em um retângulo.

Com um rolo de massa, enrole a massa em um retângulo de aproximadamente 25×12 cm.

Dobre a massa em terços, começando com um lado dobrado no centro.

Em seguida, dobre a outra extremidade sobre o centro.

Agora vire a massa de forma que as pontas curtas do retângulo fiquem à esquerda e à direita. Você deu uma “volta”.

Repita o processo de estender a massa novamente como acabou de fazer, dobrando à esquerda sobre o centro e depois à direita sobre o centro. Essa é a sua segunda “volta”. Repita durante mais duas “voltas” até que você tenha feito um total de quatro voltas. Embrulhe a massa e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Faça mais duas voltas na massa, enrole e dobre [neste ponto, você terá feito um total de seis voltas], embrulhe a massa e leve à geladeira por pelo menos uma hora, até a hora de usar.

Quando estiver pronto para preparar e assar a torta, forre uma assadeira com papel vegetal ou manteiga. Em uma bancada levemente enfarinhada, abra a massa em um círculo de 35 cm. Use um anel de torta ou uma forma de bolo redonda como guia, corte a massa com uma faca para que fique um círculo de 30 cm. Dobre a massa ao meio para facilitar o manuseio, transfira para a assadeira e desdobre. Coloque a assadeira na geladeira enquanto descasca e retira os caroços das maçãs.

Para montar e assar a torta, pré-aqueça o forno a 400ºF/200ºC.

Descasque e corte as maçãs o mais finamente possível, manualmente ou com um mandoline. Retire a massa da geladeira e arrume as melhores fatias de maçã em círculos concêntricos sobre a massa, deixando uma pequena borda de massa ao redor. Pincele ou espalhe a manteiga derretida sobre as maçãs, bem como sobre a crosta que forma a borda, em seguida, polvilhe o açúcar sobre as maçãs e a crosta exposta. Asse a torta até que as maçãs e a crosta estejam bem douradas, cerca de 25 a 30 minutos, mas confie mais na aparência do que no cronômetro de cozinha, já que as maçãs (e os fornos) podem variar. Deixe esfriar por alguns minutos e depois pincele com a geleia dissolvida na água, que vai dar um brilho na torta. Deixe esfriar, fatie e sirva.

Deixe a sua pitada: