bolo de banana com nozes

Na semana passada tivemos uma tempestade que fez muitos estragos por toda a região. O resultado é que fiquei [muita gente ficou] sem energia elétrica, nem aquecimento na casa, por três dias. Quando tudo voltou ao normal, fiquei muito animada para assar um bolo, aproveitando umas bananas que estavam explodindo de maduras. Ficou um bolo muito gostoso e bem denso, comi uma fatia acompanhada por chá, pra esquentar os ossos.

3 bananas bem maduras
1/3 xícara de açúcar mascavo
1/3 xícara de óleo vegetal
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de sal
1 xícara de nozes picadas

Pré-aqueça o forno a 350°F/176°C. Unte levemente com óleo uma forma de pão de 23 cm e arrume uma tira de papel vegetal na largura ao longo do centro, deixando apenas um pouco de cada lado.

Descasque as bananas e coloque-as em uma tigela grande. Amasse bem com um garfo ou espremedor de batatas. Adicione o açúcar mascavo, o óleo e a baunilha na tigela. Mexa bem com uma espátula.

Adicione a farinha na tigela e polvilhe o bicarbonato de sódio, a canela e o sal por cima da farinha. Mexa tudo junto apenas até misturar, não exagere. A massa vai ficar bem espessa. Junte as nozes.

Despeje a massa na forma de pão preparada e alise a superfície com as costas de uma colher. Leve ao forno e asse por 50 minutos ou até o centro da massa esteja totalmente cozido.

Retire a forma do forno e transfira para uma gradinha. Deixe o bolo esfriar por pelo menos 15 minutos antes de retirá-lo da assadeira. Fatie e sirva.

2 comentários em “bolo de banana com nozes”

Deixe a sua pitada: