Moustalevria—pudim grego de suco de uva

Peguei a receita dessa sobremesa no livro Food from Many Greek Kitchens da autora Tessa Kiros. Ficou maravilhosa, quis comer tudo sozinha! Usei o suco da uva [Concord], puro e orgânico. Nem precisou acrescentar açúcar.

1 quilo de uvas niagara sem sementes [ou use o suco pronto]
1 colher de sopa de açúcar [*omiti]
1/2 colher de chá de canela em pó
3 colheres de sopa mais 2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de sopa de sementes de gergelim

Bata as uvas no liquidificador até ficarem líquidas e coe usando uma peneira. Se não achar uvas, pode usar o suco puro. Escolha um orgânico e sem adição de outros sucos ou açúcar. Você vai precisar de 3 xícaras de suco de uva pra fazer essa receita.

Coloque o suco em uma panela e leve para ferver, baixe o fogo e cozinhe descoberto por cerca de 15 minutos, removendo qualquer espuma que apareça na superfície com uma escumadeira. Adicione o açúcar [*não coloquei] e a canela na metade do processo. Coloque o amido de milho em uma xícara e misture 3 colheres de sopa de água fria ou de suco de uva, mexendo bem até o amido dissolver e ficar um liquido homogêneo. Gradualmente coloque essa mistura de amido no suco de uva fervente. Mexa bem com uma colher de pão ou batedor de arame em fogo baixo até engrossar bastante e virar um pudim cremoso, por cerca de 10 minutos.

Despeje em um refratário retangular e nivele bem a superfície com uma espátula. Deixe esfriar um pouco e espalhar as sementes de gergelim por cima. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira durante a noite antes de cortar em quadrados. Sirva.

pudim uva pudim uva

2 comentários em “Moustalevria—pudim grego de suco de uva”

Deixe a sua pitada: