mujadara de trigo bulgur & lentilha marrom

Adoro fazer mujadara, esse prato do oriente médio com tantas variações e que sempre fica delicioso, além de ser uma refeição completa pra mim. Essa ideia de fazer com o trigo bulgur eu tirei do livro Our Syria: Recipes from Home.

1 xícara de lentilha marrom
1 xícara de trigo bulgur
1/3 xícara de óleo vegetal
2 ou 3 cebolas grandes fatiadas
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de 7 spices
Azeite extra virgem para servir

Lave o bulgur em bastante água e deixe escorrer numa peneira. Lave a lentilha, coloque numa panela com 3 xícaras de água. Deixe ferver e cozinhe em fogo médio com a panela tampada por 15 minutos.

Aqueça o óleo numa frigideira, coloque a cebola e refogue até elas ficarem macias. Remova metade das cebolas, reserve num prato. A outra metade deixe caramelizar em fogo baixo até elas ficarem douradas. Reserve.

Adicione a metade das cebolas cozidas, o trigo bulgur, o sal e as 7 spices junto com as lentilhas cozidas. Vai sobrar um pouco da água do cozimento na panela. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada até a água ter evaporado totalmente. Deixe descansar uns minutos, coloque numa travessa, decore com a outra metade das cebolas caramelizadas, despeje um pouco de azeite por cima e sirva.

7 especiarias
1 colher sopa de cardamomo em pó
1 colher sopa de canela em pó
1 colher sopa de cominho em po
1 colher sopa de sementes de coentro moídas
1 colher sopa de pimenta do reino moída
1/2 colher sopa de cravo moído
1/2 colher sopa de noz moscada moída

Misture tudo e guarde num recipiente bem fechado com tampa.

Deixe a sua pitada: