Crispy Chickpea Pita

crispychickpeas.JPG

Mais grão-de-bico! Não resisti à essa receita que vi no website da Real Simple e resolvi gastar um estoque de latas do grão orgânico que comprei outro dia no Co-op. Faz um tipo de salada, mas o interessante dela é que o grão-de-bico é tostado antes no azeite.
Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa panela ou frigideira e adicione o grão-de-bico – usei duas latas. Vá mexendo sempre, até os grãos ficarem bem tostados. Retire do fogo. Coloque numa tigela, acrescente suco de limão, sal, pimenta e misture bem.
Numa outra tigela misture uns 2 tomates cortados em cubinhos, tempere com sal, pimenta e bastante salsinha picada. Eu misturei o grão-de-bico nessa salada de tomate. Sirva em cima do pão árabe – pita bread – levemente tostado na frigideira de ferro, ou no forno, com hummus e iogurte grego. Pode adicionar umas gotas de Tabasco na salada, mas eu infelizmente esqueci de fazer isso.
Hummus. Como eu não tinha pronto, fiz rapidinho no liquidificador: grão-de-bico, suco de limão, sal, flocos de pimenta vermelha, uns dentes de alho assado e bastante azeite, até dar ponto. Normalmente eu coloco um pouquinho de Tahini no meu hummus, mas nesse dia também esqueci de adicionar esse ingrediente.

14 thoughts on “Crispy Chickpea Pita”

  1. Adoro o seu blog, passo aqui todo dia só para ler suas aventuras culinárias e ver suas lindas e coloridas fotos!
    Esse grão de bico está com um aspecto delicioso e faria hoje mesmo se o maridinho gostasse… Acho que vai ter de ficar para um almoço só para mim, mas vou testar! Obrigada por toda a partilha 🙂

  2. Oii Fer! ai q delícia de salada! vou fazer com certeza, deu água na boca!
    Fer, vc pode me passar o link do seu flickr?
    Beijos
    Carol

  3. Oie Fer!
    sou a-pai-xo-na-da pelo blog! além das fotos serem maravilhosas, sempre dá vontade de sair correndo pra cozinha 🙂
    eu tenho uma dúvida, você sabe alguma receita de pão ou bolo de mel, que leve açucar mascavo e mel? a maioria de receitas que eu achei ou nao leva mel ou nao leva mascavo 🙁
    beijos e deus abençoe sua cozinha
    hehehe

  4. Fer, Eu comprei chickpeas a um tempao atras e ja fui a varios mercados procurando esse tahini. Nao sei se to procurando no lugar errado mas nao acho. Ja fui no Trader Joe’s, Whole Foods, Harris Teeter, and so far no luck.
    Fica muito diferente se fizer sem o tahini? Qual o gosto que o tahini da no hummus?
    Beijos, Leticia

  5. ah, estou lendo o chucrute inteirinho, de cabo a rabo. ou de rabo a cabo, já que comecei pelo primeiro post, lá em 2005 ainda. estou adorando muito mais descobrir suas receitas, seu jeito, sua vida de colecionadora de livros de culinária. 🙂

  6. ei fezoca!
    adorei essa saladeira combinando com o pita tostadinho. feitos um para o outro! 🙂
    o hummus só com azeite fica bom? eu sempre evito hummus porque fico pensando nos milhões de calorias do tahine e desisto. mas sua versão parece ligeiramente mais light. vou testar!
    beijocas.

  7. Adoro hummus, mas não sabia como fazer. Valeu!
    Pena que acabei com todo o grão de bico que tinha em casa numa salada improvisada (grão de bico + tomate + alho + cebola + cenoura ralada + muuuuito azeite).
    Comprarei mais esta semana mesmo só para testar.
    beijo

  8. Olá, Fer!! Não podia deixar de registrar aqui a minha admiração pelo Chucrute com Salsicha. Descobri esse endereço através de uma matéria no caderno Tv&Lazer, do Estadão. Aí, corri pra internet para conferir e desde então virei fã. Tenho olhado todos os dias e me inspirei inclusive pra reativar o meu blog que tava perdido, no limbo. Mas agora ele tá lá, crescendo de novo, firme e forte. E inclusive jah te coloquei nos meus favoritos. Quando puder, dá uma passadinha lá pra conferir tb.
    Parabéns!! E saiba que tem uma nova fã… Ainda mais falando de pastinha de grão de bico, que eu a-do-ro!!! Hummm…
    Bjo!

  9. Yum, yum!! Comeria tudo e ainda “lamberia os beicos”. hehe..Ok, isso eu nao faria, mas comeria tudo isso com muito prazer. Que dela!!:)))
    Bjs
    Bri

  10. Fer , adorei mais esta receita pq AMO grão de bico , mas o que me chamou a atenção é a sua louça !!! Linda !!! o prato da salada e também o prato da receita do pão de tapioca . Que coisas mais delicadas e bonitas! E mais uma vez parabens pelas fotos !!! Agua na Boca total …..
    beijos

  11. Ah Fer, fiquei com vontade, hoje também entrei no site da real simple e vou fazer uma saladinha que eu já alterei toda, mas a idéia básica eu tirei de lá. Bjs!

Deixe a sua pitada: