sopa de tomate, missô e gergelim

Essa receita é do livro da Anna Jones – A Modern Way to Cook. Fiz num sábado à noite e ficou um jantarzinho bem simples e rápido, porém nutritivo e aconchegante, bom pra uma noite fria. Como no inverno aqui não rola tomate, usei toda a quantidade de tomates em lata. Uso uma marca muito boa, orgânica, daqui da Califórnia.

para a sopa:
4 cebolinhas verdes
óleo de coco ou azeite
500 g de tomates maduros
1 lata pequena de tomate picado
2 colheres de sopa de pasta de missô vermelho
1 colher de sopa de tahine
Sal marinho

para o molho:
1 colher de sopa de mel líquido [ou xarope de bordo]
1 colher de tahine
1 colher de sopa de pasta de missô
Suco de 1/2 limão
4 colheres de sopa de sementes de gergelim
Um punhado de coentro fresco

Encha uma chaleira de água e leve ao fogo, deixe ferver.

Pique as cebolinhas verdes e adicione-as à panela com um pouco de óleo de coco ou azeite. Aumente o fogo para médio e mexa de vez em quando por alguns minutos até começar a dourar. Corte os tomates frescos ao meio ou em quatro e adicione-os à panela. Adicione os tomates enlatados, encha a lata com água fervente e despeje na panela também, em seguida, adicione o missô, misture bem e deixe a panela alcançar o ponto de fervura.

Enquanto a panela ferve, faça a cobertura. Misture o mel ou bordo, o missô, o tahine e o suco de limão. Torre as sementes de gergelim em uma frigideira até dourar e pique o coentro. Assim que a sopa ferver, ela está pronta. Retire do fogo, adicione o tahine e bata bem no liquidificador, adicionando um pouco de sal se necessário. Na minha não precisou.

Sirva a sopa com uma colherada do molho de missô e mel, salpique por cima as sementes de gergelim e o coentro picado.

Deixe a sua pitada: