pudim de chocolate & earl grey


Outro dia sentada no sofá olhei para uma pilha de livros no chão, embaixo da mesa de centro e puxei um deles—A Modern Way to Cook, da Anna Jones. Dali tirei essa receita deliciosa, que fica tão festiva e delicada, que nunca, never, jamé, se você não contar, ninguém vai imaginar que tal maravilhosidade chocolatuda é feita com tofu!

1/2 xícara de água fervente
1 colher de chá de chá Earl Grey solto ou 1 saquinho
300 gr de tofu orgânico sedoso, escorrido [use o tofu mais molinho que achar, o firme não vai funcionar]
1 colher de chá de extrato de baunilha
100 gr de chocolate bem escuro, pelo menos 70% cacau
1/4 xícara de xarope de bordo [maple syrup]
Sementes de uma baga de baunilha
Sal em flocos ou chocolate em raspas pra decorar

Adicione a água fervente a uma xícara e coloque o chá em infusão por 30 minutos para obter um sabor bem forte e agradável.

Enrole o tofu em uma toalha limpa ou folhas de papel e pressione-o para eliminar o máximo de líquido possível. Transfira para um processador de alimentos. Adicione o chá e a baunilha e processe até ficar homogêneo.

Coloque os pedaços de chocolate e o xarope de bordo em uma tigela refratária em água fervente e deixe derreter, mexendo até ficar homogêneo. Adicione ao processador de alimentos com a mistura de tofu e chá. Processe em alta até ficar macio e sedoso.

Transfira o pudim para 4 ramequins, tigelas ou copos de sobremesa festivos e leve à geladeira por algumas horas para obter uma consistência de pudim mais espessa. Para servir, polvilhe com o sal ou raspas de chocolate ralado.

Deixe a sua pitada: