The real McCoy

realmacoy-limao_1S.jpg

Todos os dias eu passo de bicicleta em frente à uma das pequenas casinhas nas laterais da minha vila, onde tem um pé de limão meyer lotado, e fico na tentação de parar e pegar uns pra mim. No inicio do ano peguei uns dois de um outro pé de limão meyer que fica bem na frente de uma outra casa, já espichado na calçada. E também peguei uns limões nesta mesma casa, uns daqueles que dava pra alcançar do outro lado da cerquinha. Fora isso, nunca arrisquei encarnar uma meliante e me apossar dos limões que estão pendurados numa árvore plantada e enraizada num quintal alheio. Eu iria ficar muito enraivecida e descabelada se alguma maluquete pedalando uma bicicleta velha passasse roubando os meus limões! Por isso me comporto. Mas olhar e cobiçar não tira pedaço, né? Então eu olho e cobiço, todo santo dia. Limões meyer, lindos, amarelos, aromáticos e suculentos.

Dai meu colega no trabalho veio avisar que tinha trazido uma caixa com limões do quintal dele, para que todos se servissem à vontade. Ele já tinha feito outras desovas dessas no passado. Você trouxe o limão meyer, perguntei. Sim são os meyer, ele respondeu. Me segurei por alguns minutos, tentando controlar minha super animação. Quando percebi que chegara o momento adequado, me dirigi sorrateiramente até a caixa onde estavam os limões e numa manobra totalmente infame e censurável—PEGUEI METADE DOS LIMÕES PRA MIM!

Levei tudo pra casa na hora do almoço, feliz da vida com o meu farto estoque de limões, do meyer ainda por cima, o meu favorito. Quando voltei para o trabalho, um novo aviso circulava por e-mail—TEM MAIS LIMÕES LÁ NA CAIXA PARA QUEM QUISER! Sem nenhum pingo de vergonha na cara, fui novamente me servir dos limões, mas peguei somente alguns, uns poucos, uns dez.

Com um belo estoque de limões meyer na bancada da cozinha esperando para serem usados, comecei a selecionar receitas. A primeira foi o lemon curd e o bolo de crepe. Depois quis fazer uma gelatina de limão, mas a autêntica, com gelatina em pó sem sabor e sem misturar com nada cremoso. Apenas suco e casca ralada de limão meyer, açúcar, água e gelatina. Podem dizer o que quiserem, mas na minha opinião, nenhuma gelatina de caixinha, de cor amarela ou verde fosforescente, bate essa, legitima—the real McCoy, feita apenas com o puro suco do limão. E a receita não tem nenhum segredo.

5 limões meyer, suco espremido, cascas raladas
4 envelopinhos de 7g* cada de gelatina em pó sem sabor
[*cada envelope de 7 g corresponde à 1 colher de sopa]
Açúcar a gosto

Misture o suco de limão com água até completar 4 xícaras de liquido. Coloque 1 xícara numa vasilha e salpique os quatro pacotinhos ou 4 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor por cima. Deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, leve ao fogo as outras 3 xícaras do suco e as raspas da casca dos limões misturadas com o açúcar numa panela. Deixe esquentar até derreter todo o açúcar. Despeje o liquido quente sobre o liquido frio com a gelatina, mexa bem até ficar tudo dissolvido e coloque numa forma molhada com água. Leve à geladeira até firmar, daí desenforme numa travessa e sirva.

6 comentários em “The real McCoy”

  1. fezoca sempre me divirto muito com seus textos. na hora q vc falou que levou metade dos limoes ri muito. minha mae que estava na cozinha ouviu e queria saber o o q era. resultado: li seu post em voz alta e nos duas rimos juntas.

  2. Oi Fê, ri tanto das suas peripécias. Até que enfim encontrei alguém parecida comigo, que legal! Ano passado, sobre a minha magrela, também velhinha, colhi cerejas. A aventura torna as frutas ou frutos mais saborosos, concorda? E no trabalho, se eu tiver oportunidade, faço a mesma coisa. Beijocas, Paula

  3. esse meyer seria o Tangelo aqui no brasil ????
    R: acho que não. o meyer é amarelo e tem sabor bem pronunciado de limão.

  4. Fer,
    Estou aqui me divertindo com seu relato!
    E imaginando voce na bike apreciando os limoes!!!
    Olha como a vida recompensa ne? Voce fez o certo e na sua frente apareceram os tão amados limoes…
    Muito bacana!
    Por acaso voce teria uma receita de bolo fofinho de limao?
    Vou procurar esse limao meyer por aqui…chama-se assim no Brasil ou tem outro nome?
    Beijao
    R: Nat, deve ter alguma coisa nos arquivos, mas de cabeça nao lembro. da uma pesquisada usando a caixinha do search. não sei como esse limão se chama no Brasil. ele é uma mistura de limão e tangerina. bjo!

  5. Fer, acho gelatina uma sobremesa simples e versatil. A sua esta com uma aparencia deliciosa. Nada como o sabor da fruta real em vez de artifitial flavor.
    Este limao meyer alem de ser delicioso ainda fotografa bem, falando em fotografia, ja pensou em publicar um livro com as suas? Acho que seria um sucesso.Com carinho,
    Milza
    R: Milza, obrigada. um beijo pra voce!:-)

Deixe a sua pitada: