bolo integral de limão

bolo-limao-integral

Fomos fazer uma caminhada pela vizinhança e nos deparamos com cinco caixas cheias de limões no gramado de uma das casas, com saquinhos plásticos para a conveniência de carregá-los e um cartaz amigável dizendo—Free Lemons! Tive que me controlar pra não dar uma baixaria e levar uma caixa inteira. Na verdade meu marido, sempre comedido, me controlou. E não podíamos mesmo carregar muitos saquinhos no restante da nossa caminhada. Mesmo assim peguei bastante limões. Quis fazer algo naquele mesmo dia e procurei por um bolo de limão. Como acontece com todo mundo, notei que não tinha farinha de trigo comum. Mas lembrei que tinha um saco de farinha integral! Então procurei por uma receita de bolo de limão integral e achei esta, que usava farinha integral “branca”, mas resolvi arriscar e fazer com a farinha integral comum. Deu muito certo, ficou um bolo tão gostoso, comemos no chá da tarde e levei as sobras pro trabalho. Quero refazer usando outros tipos de sementes, como gergelim ou papoula, para substituir a chia.

1/2 xícara de iogurte grego integral [*usei Kefir]
2 colheres de sopa de sementes de chia
5 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de raspas de casca de limão
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de azeite
1 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos caipiras grandes
1 xícara açúcar dos confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 350°F/176°C. Unte uma forma de bolo com óleo ou azeite.

Misture o iogurte, as sementes de chia, 2 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de raspas de casca de limão em uma tigela pequena e reserve. Em uma tigela média misture a farinha de trigo integral, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.

Na batedeira misture o azeite e o açúcar e bata por cerca de 4 minutos. Junte o extrato de baunilha e em seguida adicione os ovos, em um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Reduza a velocidade e incorpore os ingredientes secos em 3 partes, alternando com 2 a mistura de iogurte e chia.

Despeje a massa uniformemente na forma preparada e alise a parte superior com uma espátula. Leve o bolo ao forno, na grade do centro, e asse por 40 a 45 minutos. Remova o bolo do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos. Desenforme num prato e deixe esfriar completamente.

Misture o açúcar de confeiteiro, 2 colheres de sopa de suco de limão, e 1/2 colher de chá de raspas de casca de limão. Misture bem até obter uma consistência de creme. Regue o bolo com esse creme de açúcar. Salpique a outra 1/2 colher de chá de raspas de limão sobre o bolo.

5 comentários em “bolo integral de limão”

  1. Fiz hoje é ficou uma delícia. Ja vai pra lista dos melhores.
    Obrigada pelas otimas receitas do blog. Comentei hj mesmo que se vc publicou, pode confiar que é delicioso!

    R: adorei saber! :-*

  2. Fiz neste final de semana, ficou simplesmente fantástico!! Obrigada por compartilhar receitas tão boas!! Bjos

    R: adorei saber! beijooo :-*

  3. Fer, deve ser maravilhoso morar em um lugar com pessoas tão generosas. Lindos esses limões, o bolo deve ter ficado maravilhoso, vou reproduzir a receita visto que meus bolos preferidos são os cítricos.

    R: Daniela, você vai amar esse bolo! aproveite! 🙂

Deixe a sua pitada: