curd de limão [fácil, para congelar]

Ainda estou com uma abundância de limões, todos ganhados! E estou também com um surplus de ovos, pois o tempo está bom e as galinhas andam bem produtivas. O que fazer com tanto limão e ovos? Curd de limão, é claro! Estava procurando por uma receita para selar os vidros, como geléia e li um comentário da autora do blog Foods in Jars dizendo que curd de limão não preserva bem, mas congela e descongela perfeito. Então decidi fazer pra congelar. Não usei a receita da Marisa McClellan, porque achei que ia muitos ovos. Achei esta aqui, mais simples, e simplesmente dobrei a quantidade. Fiz muitos vidros, com limão siciliano [que aqui chamamos de eureka] e limão meyer. Nas duas primeiras vezes, por distração, dobrei todos os ingredientes menos a manteiga. Deu certo mesmo assim. Depois fiz mais duas receitas com a quantidade de manteiga dobrada. Comemos uns vidros, congelei muitos outros, vamos ter curd de limão pro resto do ano. ♥︎

2 ovos caipiras grandes mais 1 gema de ovo extra
1/2 xícara de suco de limão fresco
1/2 xícara de açúcar
7 colheres de sopa de manteiga
Raspas da casca de 2 limões

Coloque uma panela com água no fogo, deixe ferver, abaixe o fogo e mantenha em fogo baixo. Numa vasilha de vidro ou metal misture os ovos e a gema extra com o açúcar e bata bem. Adicione as raspas e o suco de limão, junte a manteiga cortada em cubos e coloque a vasilha no topo da panela com a água em fogo baixo. Você vai fazer um cozimento com um double boiler improvisado.

Prepare-se para fazer uma meditação em pé, na frente do fogão, e ficar mexendo a mistura por mais de 10 minutos. Não pare de mexer para as gemas não cozinharem desigualmente e você acabar com pedacinhos de gema no curd. Vá batendo com um batedor de arame até toda a manteiga derreter. Continue batendo até o creme começar a engrossar. Assim que engrossar remova do boiler e continue batendo. Prepare os vidros, use uma concha pequena ou colher para enche-los com o curd. Deixe um espacinho entre o curd e a tampa. Adicione etiquetas com data e o tipo de limão pra você no futuro poder saber quando foi feito e tals. Feche bem, deixe esfriar e leve ao congelador. Os curds podem ser mantidos no congelador por 1 ano.

2 comentários em “curd de limão [fácil, para congelar]”

  1. Pode ser feito com qualquer tipo de limão? Adorei a possibilidade de congelar.

    R: só com o limão verde, Tahiti que nunca tentei.

  2. Os vidros no congelador não vai quebrar não ?

    R: deixa um espaço em cima, caso tenha expansão. não quebra.

Deixe a sua pitada: