bolacha de aveia e sementes

seed-cracker

Fiz essa receita da Anna Jones assim que vi na revista Bon Appétit. Achei maravilhosa, porque só vai ingrediente legal e é super fácil de fazer. Fiz um hummus pra acompanhar, onde coloquei uma tâmara, sementes de gergelim e uma pitada de pimenta. Queria ter feito uma foto melhor, mas simplesmente não deu tempo. Essa eu fiz na cozinha do meu trabalho, na hora do meu almoço. No mesmo dia levei as bolachas para um potluck na casa de uma amiga e eles foram devorados com tanta voracidade que fiquei até meio abismada. Elas realmente ficam gostosas. E na realidade é apenas uma bolachona rústica, que você quebra com as mãos depois de assada. A receita sugere que se pode trocar as sementes, usar outras, contanto que mantenha-se as mesmas quantidades. Eu fiz planos de refazer com outros tipos de sementes, mais sal, ervas, mel, mas fui levada pela correria do dia-a-dia e ainda não consegui fazer nada. Mas irei!

1 xícara de aveia grossa
3/4 xícara de sementes de abóbora cruas
1/3 xícara de sementes de girassol cruas
1/3 xícara de sementes de gergelim
3 colheres de sopa de sementes de chia
3 colheres de sopa de sementes de papoula
1 colher de chá de sal kosher
1 colher de sopa mais 1 colher de chá de óleo vegetal
1 colher de sopa xarope de bordo puro [maple syrop]

Pré-aqueça o forno a 375°F/200°C. Misture a aveia, as sementes de abóbora, as sementes de girassol, as sementes de gergelim, as sementes de chia, as sementes de papoula e o sal em uma tigela grande. Misture o óleo, xarope de maple e 3/4 xícara água em temperatura ambiente em uma tigela média. Despeje o líquido sobre a mistura de aveia e mexa até a mistura ficar completamente encharcada. Deixe descansar 10 minutos. A mistura irá absorver a água e engrossar.

Formar a mistura de aveia em uma bola e transfira para uma assadeira forrada com papel vegetal. Pressione uma segunda folha de papel vegetal por cima da massa e usando um rolo de massa abrir a massa o máximo que der, mas não muito fina.. Remova o papel vegetal de cima e reserve.

Leve a assadeira ao forno e asse até a bolacha ficar dourada nas bordas, por 15 – 20 minutos. Retire do forno e cuidadosamente remova da folha de papel. Use a outra folha reservada para forrar a forma e coloque a bolacha sobre a folha nova, para assar do outro lado. Deixe assar por mais 15 – 20 minutos. Remova do forno, deixe esfriar na assadeira e em seguida quebre em pedaços com as mãos. Armazene num pote bem fechado.

6 thoughts on “bolacha de aveia e sementes”

  1. Olá Fe, fiz as bolachas. Ficaram ótimas só que ficaram desmanchando. Só faltou a chia. Será que foi isto ou tenho que por mais mel (não tinha maple). Também tostaram muito rápido. Acho que dá próxima abaixo a temperatura do forno.
    Grata,
    Maria Luiza

    R: faltou algo pra dar a liga, Maria Luiza. Acho que os ingredientes podem mudar, mas a quantidade precisa bater. se nao tem chia, poe o mesmo tanto de outra semente. experimenta abaixar um pouco a temperatura do forno. se tentar outra vez, me conta. abs!

    1. Olá Fer, agora deu certo. Deixei um pouco mais grossa e acho que a chia faz a diferença na união da massa. Grata

      R: bom saber Maria Luiza! 🙂

  2. Muito interessante hein? Adoro coisas cheias de sements crocantes 🙂 Só uma dúvida, vc tem ideia de pelo que eu poderia substituir o xarope de bordo? É carésimo aqui no Brasil e não é uma coisa que eu usaria muito ( porque é muito doce né?) Um ótimo 2017 pra vc e sua família 🙂 Bjs

    R: Leticia, substitui por mel ou omite, não acho que seja realmente necessário. um feliz 2017 pra voce também! beijo

  3. Nossa adorei Fer!! Ja fizbolacha assim de sementes mas sem a aveia, usava flaxseeds e agua. Fica mesmo muito bom, eu adoro!! Amo pepitas e sementes de girassol 😉 Vou testar essa receita essa semana e volto aqui pra te contar! Beijos e Feliz Ano Novo pra voce e sua familia linda!!!
    Ana

    R: oba! conta sim! um ótimo 2017 pra vocês também Ana. beijos :-*

  4. Compreendo perfeitamente que tenham voado a toda a velocidade.
    Vou fazer porque tenho a certeza que por aqui tb vão desaparecer em 1-2-3!
    Um beijinho , querida Fe, e aproveito apra deixar os votos de um 2017 com muitas receitas saborosas e muitos momentos felizes a partilhá-las com quem mais gostas. 🙂

    R: obrigada Susana! o mesmo para você e sua linda família! um beijo :-*

  5. Amo os livros da Anna Jones, ela é uma querida 🙂 Ainda não fiz bolachas assim, mas tenho de tomar vergonha na cara e arriscar este tipo de receita em vez de ficar beliscando coisas que não fazem tão bem (sem fundamentalismos, gosto de uma ou outra “porcaria”, mas se belisco várias vezes ao dia, tenho de tomar cuidado).

    Obrigada pela dica e um Feliz 2017!

    Beijos!

    R: adorei as receitas dela, Daniela! quero um dos livro dela. um beijo e que 2017 venha repleto de coisas boas pra você!

Deixe a sua pitada: