bolo de chocolate & earl grey

bolo-choc-earlgrey_1S.jpg

Eu tinha decidido não comprar nada de chocolate para a Páscoa, porque meu filho avisou que iria viajar e eu perdi a motivação para fazer qualquer coisa celebrativa para esse evento. Sem falar que eu mesma não como muito chocolate e normalmente tenho que desovar as sobras desse tipo de festividade no meu trabalho. Mas uma amiga que mora em outra cidade avisou que viria me visitar no sábado à noite e como eu sei que ela curte comemorar a Páscoa com chocolate, resolvi fazer esse bolo para servir de sobremesa acompanhado por sorvete. Gosto dessas misturas diferentes que o chocolate proporciona. E essa com o chá earl grey fica realmente auspiciosa. O aroma e sabor do chá harmonizam perfeitamente com o chocolate, fazendo um bolo muito saboroso.

6 pacotinhos de chá earl grey [ou 2 colheres de sopa do chá solto]
1 xícara de água
1/2 xícara [8 colheres sopa] de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
2 xícaras de açúcar
115 gr [4 ounce] de chocolate amargo derretido* e em temperatura ambiente [usei o 70% cacau da Scharffen Berger]
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de iogurte natural
Açúcar de confeiteiro pra decorar

Pré-aqueça o forno em 350° F /176ºC. Unte uma forma com um furo no meio [bundt] com manteiga e polvilhe com chocolate** em pó.

Prepare o chá, imergindo os 6 saquinhos na xícara de água fervendo. Deixe descansar por 5 minutos, remova os saquinhos da água e reserve o chá.

Na batedeira, bata a manteiga, os ovos e o açúcar até formar um creme fofo. Junte o chocolate derretido e em temperatura ambiente. Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, o iogurte e o chá. Bata bem e despeje a massa na forma untada.
Asse por mais ou menos 50 minutos ou até o centro do bolo estar totalmente cozido. Remova do forno, deixe esfriar e vire o bolo numa travessa. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

*derreti no microondas por 1 minuto, mexi, depois por mais 1 minuto. deixe esfriar completamente antes de adicionar na massa.
**polvilhei com um achocolatado tipo nescau que eu tinha comprado pros meus sobrinhos tomarem café da manhã quando eles estiveram aqui em dezembro e sobrou. funcionou super bem. mas pode-se também usar o cacau em pó.

bolo-choc-earlgrey_2S.jpg

5 thoughts on “bolo de chocolate & earl grey”

  1. Acabei de fazer esse bolo, com algumas modificações como não posso comer açúcar usei adoçante e isso tornou necessário outras alterações na receita para que o bolo ficasse bem fofinho, também utilizei um chá diferente tive muita dificuldade de achar o Earl Grey, então tive que adaptar outro sabor, utilizei um chá misto de Melissa com Flor de Laranjeira. Recomendo as meninas que estão com vontade que façam por que vale a pena.

  2. Fer, entre seusbolos e saladas, meu coração (leia-se estômago) balança. Tenho um arquivo no IPad -receitas da Fer, o maior de todos. Vou fazer este bolo a.s.a.p. Forte abraço
    R: fico imennsamente lisonjeada, Wair! mas esse bolo é realmente bom. um abraço. 🙂

  3. fiquei interessadíssima na receita, mas tenho intolerância à lactose… a manteiga consigo substituir tranquilamente por óleo de canola. Mas você teria alguma sugestão para eu substituir o iogurte por algo que não tenha leite?
    Desde já agradeço!
    Abs, Gislaine.
    R: Gislaine, única sugestao que posso te dar é substituir o iogurte por algum tipo de leite vegetal–soja, amendoas, arroz. nao sei o que existe disponivel no lugar onde voce mora. se fizer o bolo, depois me conta. boa sorte! abs!

Deixe a sua pitada: