panna cotta de limão meyer

Fiz essa panna cotta para gastar uns limões meyers e tive que refazer, porque ela ficou boa demais. pannacotta-limao_1S.jpgDa primeira vez desenformei e decorei com cascas de laranja cristalizadas e da segunda servi direto nessas tacinhas antigas, porque desenformar panna cotta pode ser desastroso. Usei os aromáticos limões meyer, mas pode-se usar qualquer limão ou mesmo laranjas ou tangerinas. Essa receita com buttermilk deixa a panna cotta muito mais leve e delicada. A receita das casquinhas de laranja cristalizadas tirei de um livro sobre tortas da Martha Stewart dos anos 80, que abocanhei por 2 patacas na thrift store, e que é mais ou menos como esta aqui.
faz 8 porções
1/4 xícara de suco de limão [*usei o meyer]
2 colheres de chá [1 envelope] de gelatina em pó sem sabor
1 e 1/4 xícara de creme de leite fresco [heavy whipping cream]
1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de raspas da casca de limão
2 xícaras de buttermilk
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
Numa panela coloque o creme de leite, o açúcar e as raspas de casca de limão. Leve ao fogo médio e mexa bem até o açúcar dissolver completamente. Numa vasilha coloque o suco do limão e polvilhe a gelatina por cima. Deixe descansar e absorver por 5 minutos. Coloque a mistura de creme de leite sobre a mistura de limão e gelatina. Misture bem com um batedor de arame. Junte o buttermilk e o extrato de baunilha. Misture bem novamente e coloque em forminhas ou copinhos. Leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, deixe descansar uns minutos fora da geladeira [pode colocar as formas por uns segundos sobre um dedo de água quente] desenforme num prato ou sirva diretamente nos copinhos.
pannacotta-limao_2S.jpg

3 comentários sobre “panna cotta de limão meyer”

  1. Adooro seu blog! Comida com alma, de verdade!faz bem só de ver! Essa panna cotta ficou especial, fiz para o almoço de hoje, apenas substituindo o extrato por fava de baunilha/ Não encontrei raspinhas de licão cristalizadas, então irei servir com uma calda de amora e uns physalis… também adoro panna cotta, tão leve e refrescante, principalmente se posso por um toque cítrico..
    R: obrigada, Anna! depois me conta como ficou. 🙂

  2. que panna cotta linda e levissima! nao fiz ainda vou-fazer, mas jah tenho a sensacao de que serah algo do tipo limoes-baunilhadamente-flutuantes 😀
    quando fizer volto aqui pra comentar dinovo!
    beijukkkas pra vc e cafunes nos gatonildos!
    R: com certeza, Jux! beijao e me conta sim. 😉

Deixe a sua pitada: