quantos anos mesmo?

Nem faz tanto tempo assim, mas em vida virtual alguns anos já são uma eternidade. Eu já sou uma estabelecida dinossaura, depois de completar onze anos no blog pioneiro, agora estou completando seis anos neste blog tão popular. Não preparei absolutamente nada especial, nem bolo, nem fotos, nem mesmo um discurso decente. Mas de qualquer maneira gosto de marcar datas, porque me faz refletir um pouco sobre o que fiz e sobre a passagem do tempo.

Muita coisa mudou na minha vida real nos últimos seis anos. E na vida virtual de repente apareceram outros zilhões de blogs, todos tentando achar o seu lugar especial, se sobressair e brilhar no palco iluminado. Eu já encontrei o meu lugar há tempos. Estou feliz com o que faço e como faço. Não consigo me expandir mais do que já fiz, nem me dedicar mais do que já faço, mas esse tanto que faço me diverte muito e essa é a melhor parte e a mais importante. Porque ter um blog é com certeza um compromisso, mas como tudo na vida é preciso acrescentar um toque de espontaneidade e de originalidade, senão fica tudo muito igual e chato.

Passei batido por muitas fases e modinhas durante os últimos seis anos, sempre mantendo o Chucrute com Salsicha autêntico, honesto e real. E quero que seja sempre assim porque este blog reproduz a minha vida. Aqui eu mostro o que preparo na minha cozinha para alimentar a minha família, e como eu faço isso baseada em coisas que acredito e pratico. Tudo o que eu escrevo aqui é factual. Não tem papo encomendado, não tem cenário montado, não tem conversa fiada.

Com minha mudança de casa, cidade e rotina, meu tempo na cozinha ficou bem mais restrito. Mas este blog não é—nunca foi—um espaço só para receitas. Ele é um espaço eclético, pois gosto de escrever sobre tudo, mostrar meus achados vintage, comentar filmes antigos, discorrer sobre minhas idéias sobre alimentação e até um pouco sobre politica vez em quando. Aqui exponho um pouco da minha filosofia de vida e da minha rotina diária nessa belíssima região agrícola onde vivo.

Adoro fazer este blog. E adoro saber que muita gente é visitante há anos e gosta do que eu faço aqui. Enquanto tudo isso for um prazer pra quem faz e pra quem visita, vamos em frente. Com muitas idéias bonitas para este novo ano. Viva!

6 anos! 6 anos!
6 anos! 6 anos!
6 anos! 6 anos!
6 anos! 6 anos!
6 anos! 6 anos!
6 anos! 6 anos!

1 ano2 anos3 anos4 anos5 anos

57 comentários em “quantos anos mesmo?”

  1. Fer, vida longa ao Chucrute!
    É o primeiro blogue de comida escrito em português de que me lembro. Que sempre inspiria coisas boas, pela simplicidade com que partilhas aqui lo que és aqui connosco.
    É isso que o torna tão especial e tão querido por todos.
    Por o Chucrute és tu! :))
    bj grande.

  2. Fer,
    que saudades de comentar aqui! com o fim do doutorado meu tempo de cozinha e de internet estao reduzidos a NADA!
    parabéns pelo sempre incrível e indefectivel chucrute!

  3. Oi. Estou conhecendo teu blog hoje, vinda lá da Bicha Fêmea. E estou feliz. Tenho uma filha morando em NY por um ano e fazendo um curso de culinária. Portanto, você une vários critérios que muito me interessam: brasileira, morando nos EUA, cozinha… e muito bom papo!
    Vou te visitar melhor mais tarde.
    Bom domingo,

    R: seja bem-vinda, Jô!

  4. oi Fer,
    Quando comecei a passear pelos blogs o seu foi o primeiro que me chamou a atenção.Pela simplicidade, espontaneidade, belas fotos e por sentir a pessoa especial que você é.
    É muito bom fazer o que se gosta, por isso que o Chucrute é tão bom e está há tanto tempo entre nós.
    Sempre digo que o que é bom fica, o resto passa sem deixar vestígio.Como já disse Drummond.
    Parabéns e muitos anos de vida para o Chucrute,
    Bj,
    Lylia

  5. Infelizmente estou atrasada para essa festa, a vida anda daquele jeito atribulado de sempre
    como voce sabe muito bem, sou leitora assidua ha’ anos – nem preciso de assinatura porque venho aqui de vez em sempre descobrir o que rola na sua cozinha e na sua vida, curtir seu jeito delicioso de partilhar seus pensamentos
    e’ isso ai’
    parabens!

  6. Não tem que ter receita pronta, nem seguir modismos. Tem que misturar os assuntos, falar da vida, das conquistas, dos problemas, das opiniões. Isso tudo são temperos para a cozinha de cada um. Seu blog é lindo, parabéns pelo aniversário!

  7. Olá Fernanda. Parabéns! Espero, também, que você continue com esse seu trabalho brilhante. Seus textos,fotos e receitas são realmente uma inspiração. Não lembro quanto tempo faz que favoritei seu blog e leio sempre. Ano passado até consultei seus textos sobre a Espanha, antes de viajar para a Andaluzia. O Chucrute também é dica de turismo : ) Beijos

  8. Fer, sou daquelas leitoras que não comentam muito, mas quero te dar os parabéns, conheço seu blog a 3 anos e lembro que dá primeira vez que entrei aqui, li quase tudo em um só dia, tamanho meu encantamento!
    Adoro suas receitas, sua forma de escrever, me identifico muito com muitas das coisas que você conta e descreve!
    Fico sempre na espera de um novo post e como outras já disseram, entrar aqui da vontade de passear na Califórnia, conhecer Davis e todas as coisas que posta aqui!

  9. Fer,
    Parabéns! Nem sei mais quanto tempo leio seus posts, mas sei o quanto nós todos admiramos sua postura de vida e levamos a sério suas opiniões. Quem diria! Até eu já aderi aos alimentos orgânicos. Vejo hoje como é importante buscar uma vida mais saudável, buscando alimentos com sabor verdadeiro, descomplicando e simplificando o que podemos, sem tanto estresse e cobranças desmedidas, compartilhando bons momentos com as pessoas que amamos. E, às vezes, vc nem faz ideia do quanto vc tem ajudado a conscientizar seus leitores e fazer desse nosso planeta um cantinho mais acolhedor.
    Bjs,
    Su

  10. Parabéns!
    Sou leitora assídua e adoro a maneira como você comenta sobre as “coisas da culinária”. Gosto de cozinhar e experimentar novidades e tenho copiado algumas de suas boas idéias.
    abs,
    Sílvia

  11. Eu havia colocado um recadinho, mas devo ter feito alguma bobagem na hora de publicar… O que quero dizer é que vcs sempre foram e serão referência p mim, Parabéns e continuem sendo sucesso!!! Um dia eu disse e repito, meus dias não são os mesmos qdo não passo por aqui… bjks

  12. Fer,
    Muitos parabéns pelos 6 anos do Chucrute!
    É uma luz da Califórnia aqui para os Açores, onde vivo!
    A abundância de produtos vegetais da Califórnia e os artigos vintage que vai adquirindo, são um encanto!
    Muitos parabéns!
    Sílvia

  13. R: gente, muitissimo obrigada por todas essas mensagens tão bacanas que vocês escreveram aqui. adorei, adorei! fiquei tri feliz! (♥) beijos!

  14. Fer,
    sou apaixonada pela simplicidade do seu blog…sem estrelismos, modismos mas com muito amor por tudo que faz! Sucesso sempre e tenha certeza: você está no caminho certo…parabéns!!!
    Bjos
    Conceição

  15. Fer,seu blog sempre trouxe boas energias,ótimas fotos, uma alimentação justa e sustentável. Obrigada por me inspirar cda dia com tanta poesia e beleza!
    bjos da Dani

  16. Fer,
    Antes de mais os meus parabéns pelo aniversário. Desde que descobri o teu blog que tenho seguido os seus feeds e tem sido uma inspiração.
    È a prova de que um excelente blog não precisa de dezenas de comentários, nem estar sempre em cima dos últimos acontecimentos e modas.
    Iamgino que sejas tal e qual como o teu blog, descontraida, bem com a vida e com como a vives, sem peneiras nem ares de grandezas, feliz.
    beijinhos e felicidades para muitos mais anos.

  17. Fer, já sigo o Chucrute faz uns 4 anos e sou completamente viciada nele, estou sempre na expectativa de um novo post seu, adoro a maneira como você escreve, adoro suas fotos, suas receitas, suas histórias, quando você fala de filmes antigos que curte, passeios que faz, amo tudo!
    Ao longo dos anos fui conhecendo você e seu estilo de vida e te admiro muitão!
    Meus parabéns pelo aniversário do blog, parabéns para você pelo empenho e dedicação e vida longa ao Chucrute!!!!
    Beijos mil 😉

  18. Fer,
    Parabéns pelo blog!
    Eu sou visita diária do blog, que é uma inspiracao muito especial para mim.Mais do que isto: é um presente bacana!
    Puxa, quero mesmo é te agradecer.Obrigada, obrigada!
    Beijos,
    Claudia

  19. é pic é pic é picnic! uma das coisas mais gostosas que fazia quando era criança e tudo e nada era pretexto e motivo. Mas, dai que cresci, fiquei besta e por anos fiquei sem estender uma toalha num parque, numa praia, em baixo duma árvore qualquer. Até que dei de cara com essa cozinha linda e sua dona e seus causos e picnics tão bem descritos, tão cheio de comidinhas simples e boa e guardanapos de pano e talheres de bambu e coisa e tals. Tudo isso provocou em mim esse prazer de sair por ai com saco, sacola, carregando dentro qualquer coisa boa e fácil de comer só para sentar num banco de praça, embaixo de uma palmeira qualquer e comer feliz.
    Fer, por essas e outras que curto tanto este bloguito! tks.

  20. Eu sou fã do Chucrute e da Fernanda há anos. Muito fã. Já saí daqui com vontade de fazer blog, de beber vinho, de ouvir Dylan, de passear na California, andar de bicicleta, ter gatos, comer em São Francisco, conhecer Davies… Já ri, já chorei, mudei de pc pra mac, a preferir orgânicos, me apaixonei pelas casinhas antigas de Woodland, comprei livros da Julia Child, cozinhei muita comida saudável, tanta coisa por causa do Chucrute! Assim… pra mim… o Chucrute virou um oráculo, e a Fernanda é uma deusa! Parabéns pelo aniversário. Obrigada por tudo!

  21. Fer, você foi minha “musa inspiradora” na criação do Mangia, lendo o Chucrute fui me empolgando e percebendo que também queria ter um espaço na web para dividir, aprender e curtir… e já se vão 4 anos desde que resolvi aparecer por aqui…!
    Adoro seus comentários, textos, fotos, suas comidas e seu jeito “Fer” de ser.
    Vamos que vamos!
    Beijocas!

  22. Ha 6 anos que te acompanho, quase que diariamente. O unico blog que sigo. Parabens. Adoro seu blog. Sempre comentava com meus amigos que, quando fosse para California, iria conhecer Davis, para dar um jeito de te conhecer e todo o cenario maravilhoso do blog. Um grande beijo.

  23. Só o q posso dizer é que vc e o Chucrute fazem parte dos meus dias há anos…Adoro tudo nele e ainda mais a maneira como discreve, Parabéns p vcs!! bjs
    Carla Falconi

  24. Viva mesmo Fer! Você encanta pela originalidade, pela simplicidade, pela autenticidade e pela sinceridade. E sempre com doçura. E sou sua fã desde que entrei neste mundo dos blogs. tenho orgulho de poder ter você como ‘amiga blogueira’. Beijos!

  25. Popular mesmo!
    Quantos comentários! Bacana.
    Sabe essa pilha de pratos da sua foto? HOJE vi no supermercado xícara e pratinho, 8 reais cada, com esse gênero de cerâmica, ah.. me deu vontade de comprar.. era uma carruagem, em umapaisagem de floresta e montanhas.. amei!

  26. Ola Fernanda, muitos parabens pelo seu blog! Eu acho que ja o sigo ha pelo menos 5 anos, e de fato, e dos sites mais ‘amigos’, sinceros e honestos que tenho visto. Para alem de que voce escreve que e uma maravilha!
    Simplesmente, obrigada!
    Um abraco
    Maria

  27. Eu amo o seu blog, passo por aqui quase todos os dias. Nunca tinha postado um comentário, esse é o meu primeiro. Muito obrigada por fazer esse blog tão especial. Bjim

  28. Fer querida,
    Vc e o Chucrute são inspiração para muitos dos blogues que entretanto surgiram e o meu não é excepção. Quis a sorte que eu tivesse começado também neste dia. Coincidências boas. Agradeço-lhe imensamente por partilhar a sua forma de estar na vida tão especial, a sua casa, os seus gatos, os seus livros e os seus filmes. E o seu sorriso. 🙂
    tchim-tchim, um beijo enorme e parabéns!

  29. Muito legal seu blog. Estou aqui diariamente, sem faltar um dia. E vc tb está quase todos os dias aqui, o q é mto mais do q a maioria dos blogueiros pela net. Agradeço pela atenção que dedica a esses blogs e a nós, seguidores!
    Parabéns pelo sexto aniversário. Que venham muitos outros!

  30. E é por ser exatamente como é, que amamos tanto o Chucrute. Vida longa ao blog. Muita felicidade e disposição na sua vida, para continuar fazendo esse blog assim tão lindamente e servindo de inspiração para muita gente (eu, inclusive), porque o que é bom, deve mesmo inspirar.
    Bjs

  31. Fer,
    Estou querendo te dar outros parabens jah faz tempo.
    Mas estou tao atrapalhada para colocar a vida normal em ordem…
    Moro num apartamento anos 60, tipo inauguracao de Brasilia e ele sofreu muito neste ano fechado.
    Eh cano de ferro entupido de ferrugem, chuveiro queimado, piso de madeira craquelado pela secura brutal deste ano e por aih vai…
    Estah se prolongando exageradamente o processo de “chegada”!
    Mas aih vi a sua indicacao de melhores blogs do mundo na Saveur. Amei!
    Merecidissimo!!!
    COnfesso que achei que quem ganhou o ponto foi a revista, passei a olha-la com mais respeito. Porque o seu blog nos jah sabiamos que eh de excelencia. Muito antes da Saveur!!!!
    Claro, outros mortais passaram a conhece-lo tambem!
    Muito legal! Parabens mesmo.
    Estou estranhando mesmo eh a comida “tipo” daqui. Eh tipo parmezao, tipo mozzarella de bufala, tipo azeite do bom, tipo geleia da boa, tipo vinho importado de qualidade, etc etc.
    Porque o bom queijo de minas, ah! este nao pode sair da Serra da Canastra porque o selo CIF do Ministerio da Agricultura nao pode ser colocado quando o produto sai do Estado!!!! Entao nao chega aqui!
    Eh dose!
    Soh nao eh “tipo” enganacao porque esta eh genuina!!!
    Entao voltamos ao viva a farofa, viva o feijaozinho nosso de cada dia!
    Enfim, vou me readptando!
    Como vc estah? Ariel? Gabriel?
    Friozinho chegando?
    Ano passado havia tanto sol ateh meados de novembro…
    Fique bem.
    Beijos
    Bia

  32. Sabe, o seu blog é sempre uma delícia de acompanhar. Como boa lurker que sou, admiro seu texto, as fotos e, mais que tudo, a boa vontade em compartilhar conosco um pouco da sua vida… 🙂
    Parabéns!!

  33. Resta agradecer o facto de nos deixares entrar na tua vida e continuares com este blog. É sempre um porto de chegada para mim, uma referência do que um dia eu queria que o meu blog fosse 🙂

  34. Nossa, realmente o tempo passa muito rápido….
    Parece outro dia que descobri seu blog e desde então me divirto muito com suas historias e me inspiro em suas receitas!
    Obrigada por esses anos deliciosos compartilhados conosco! Espero que essa interação continue por muitos outros anos!
    Parabéns ao Blog e a você por essa dedicação quase que diaria !
    Grande beijo

  35. Fer,
    Foi por essas razões que, nos primórdios do meu blog, 3 anos atrás, comentei que você foi uma das fontes inspiradoras do meu blog.
    Essa é a linha que procuro manter com meu blog, ao meu jeito, sempre com autenticidade e com a flor que fecha cada post.
    Não consigo vir aqui com a frequência que gostaria, pois o blog toma uma parte considerável de tempo e você sabe disso. Mas o prazer que proporciona é a contrapartida de tudo.
    Vida longa ao Chucrute!

  36. Fernanda,
    Sou fiel escudeira do Chucrute…e gosto exatamente pela autenticidade que você transmite…sinto que é tudo de verdade, sabe?
    Parabéns pelo blog e a você também…por dividir tantas coisas legais com a gente!
    bjão

  37. Fer, obrigada pela inspiração que você sempre me traz, para a vida e para o meu blog. Foi de ver espaços virtuais como o seu que tive vontade de fazer um pra mim. E isso mudou minha vida de um jeito sutil, mas muito especial.
    Um grande beijo e parabéns!

Deixe a sua pitada: