2 anos ou 24 meses ou 730 dias

novembro05 dezembro05 janeiro06 fevereiro06
marco06 abril06 maio06 junho06
julho06 agosto06 setembro06 outubro06
novembro06 dezembro06 janeiro07 fevereiro07
marco07 abril07 maio07 junho07
julho07 agosto07 setembro07 outubro07

Mas quem é que está contando?

Há exatamente dois anos eu criei um monstro chamado Chucrute com Salsicha. Esse monstro mudou-se para dentro de mim e agora me cutuca o tempo todo com seu dedo comprido e persistente, me cobrando—tem receita, tem foto, tem texto inteligente ou engraçado, o que vamos publicar hoje? Escrever e colocar fotos aqui virou uma obsessão perfeccionista e divertida que muita gente chama de hobby e eu chamo de chucrutagem.

Levando em conta minhas idiossincrasias, minhas inúmeras manias e minhas infindáveis chatices, abro as portas deste espaço sem nenhuma relutância para quem quiser visitar, entrar, sentar, puxar papo, beber um chá ou um licor, passar a mão no gato—se ele deixar—cheirar as flores, provar uma fatia do bolo ou só ficar quietinho folheando um livro ou uma revista.

Considero esta minha cozinha virtual um lugar extremamente especial. Escrevo e fotografo todos os dia, porque tudo que publico neste blog é o que me interessa, o que me estimula, o que me apaixona e o que me deixa feliz. Tenho um grande carinho e respeito por todos que passam por aqui e que valorizam esse meu trabalho diário. Hoje o monstro Chucrute com Salsicha quer simplesmente agradecer, humilde e sinceramente, aos que se identificam, aos que retornam, aos que se inspiram, aos que comentam, aos que participam, aos que incentivam, aos que se divertem, aos que fazem tudo isso valer a pena.

61 comentários sobre “2 anos ou 24 meses ou 730 dias”

  1. Entrei, como leitora, no mundo dos blogs em Abril deste ano e logo me viciei. Quem pode ficar indiferente a tanta arte, tanta dedicação, enfim, tanto amor!?
    O seu blog, Fer, é dos melhores que tenho visto e tenho aprendido muito além de me deliciar com tantas coisas boas, tantas fotos maravilhosas, tantas curiosidades, textos maravilhosos – ARTE.
    Obrigada Fer e que venham muitos aniversários e que isso lhe faça muito feliz.
    Isabel

  2. parei por acaso neste teu blog há uns 6 meses. agora é parada obrigatória pra mim. valeu por dividir as receitas e fotos lindas. e parabéns.

  3. FezOCA! Vc se supera a cada dia. E o Chucrute é a prova disso. Vc é blogueira profissional e isso aqui é um deleite para os olhos e outros sentidos. Dá pra sentir o cheiro das coisas ao ler e ver o Chucrute.
    Happy Anniversary (mesmo atrasado – hehehe) !!!
    Ah! A-M-E-I o post do Halloween! Queria estar aí.
    Beijo GRANDE!

  4. Fer,
    Já disse e repito: você me faz ser melhor a cada dia quando olho para panelas e ingredientes. Tento ser diferente, mas ao mesmo tempo descomplicada. Você me inspira com o chucrute. Não curto muito os tradicionais sites de receita depois que encontrei o seu que traz beleza, cultura e informação através das receitas.
    Não pense em parar!!!
    Beijos

  5. Querida Fezoca, muitos parabéns por estes dois anos, espero que venham muitos mais. Eu adoro voçê e o Chucrute…aliás foi o Chucrute que me inspirou para começar também o meu blog, lembras-te?, quando o descobri fiquei logo fã de tudo…das fotos que são lindas, dos textos que nos fazem viajar e desejar estar aí contigo, das receitas simples e deliciosas, dos contratempos e dos dias felizes…
    Obrigada pela atenção que tens para com todos nós leitores do Chucrute.
    Beijos grandes

  6. Ops, obrigada a você! Seu bloguinho é coisa linda de Deus, fofo, colorido, tão informativo… seus textos são ótimos, e visitar o Chucrute virou um hábito diário – e bastante saudável, diga-se de passagem. Eu sou do tipo que fica quietinha num canto, folheando um livro ou uma revista. E já me sinto bem à vontade, se me permite. Parabéns! E vida longa ao Chucrute!

  7. Parabens por dois anos de maravilha internetica, maravilha da qual eu, como tantas outras pessoas, usufruem diariamente (ou quase)
    Seu chucrute faz dois anos e no’s e’ que ganhamos presente!
    🙂

  8. Fer,
    Depois de tantos e tão bonitos elogios – merecedíssimos – fico completamente sem palavras. De qualquer forma, já conhece a admiração que tenho por si…dizem que o 1.º amor nunca se esquece e eu ficarei sempre consigo e com o Chucrute na memória, pois foi o 1.º blogue de culinária que visitei e foi paixão imediata.
    Mil beijos e obrigada pela inspiração.

  9. Menina, como o tempo passa rápido! Acompanho o Chucrute há dois anos entonces. Fico de olho nas fotos e nas receitas, mas cozinhar que é bom, cozinho pouco.
    Beijos e parabéns pelo lindo blog!

  10. Entendo a história do monstro perfeitamente. Quando fico alguns dias afastada do meu, fico sentindo que tem alguma coisa que deveria ter sido feita e eu não fiz. Imagine no seu caso, que o monstro já cutuca há sete anos, rsrs! Parabens, muito sucesso para você e para o chucrute. Bjs.

  11. Muitos, mas muitos parabéns. A sua cozinha é realmente um lugar muito especial, não só pela comida que se pode provar, mas pelos belos textos que escreve, alguns com um tipo de humor que aprecio muito.
    Um grande beijinho
    Goretti
    P.S. Chamar-me de linda foi exagerado, mas usar o termo “gajas” fez-m rir imenso!! Gostei muito do seu comentário. beijocas

  12. Que dia feliz!!!!!
    Ainda bem que o “monstro” um dia saltou no meu caminho e me “assustou”! A sério assustou mesmo, eu que queria criar um blog, o Cucrute passou a ser a fonte onde eu bebia inspiração. Comecei a comentar um pouco a medo, pois a inteligência e a sensibilidade revelada pela autora è tanta que me sentia pequenina.
    Isto tudo para dizer que admiro muito você Fer, e o seu trabalho.
    Muitos, muitos parabéns e um beijo.

  13. Parabéns Fer! Eu ainda me lembro o primeiro dia que cheguei aqui, através da Elise e fiquei encantada com as fotos e histórias. Esta colagem merece ir para o papel em forma de calendário, ficou linda!

  14. Fer
    faço tudo isso ! me identifico, retorno sempre, me inspiro, faço comentários, incentivo, me divirto e definitivamente sou uma pessoa mais feliz em participar do seu dia-a-dia!
    eu agradeço amiga e hoje o beijo é especial e vai um abraço tambem bem apertadinho viu? Fah

  15. Querida Fer,
    Parabens!! E obrigada pelo presentao:)) Ontem qdo vih o post me perdih nas clickadas e viajei (muitas vezes, again) nas estorias e fotografias. Sobra talento!!:))
    Bjos
    Bri

  16. Acho que já vou dizendo aquilo que sinto pelo seu blog e por si, ao longo de todos os meus comentários. Adoro a forma como escreve. Adoro as suas fotos. Adoro a sua forma de vida. Adoro os seus gatos (se vivesse aí, podia ser babysitter deles? hihihi). Adoro a sua forma simples e gourmet de cozinhar. Passou também a fazer parte da minha rotina diária! Parabéns pelos 2 anos!
    Beijão Mangolé!

  17. qdo o ue vc faz é, pra si só ou pr si só, tem o seu valor, mas qdo feito de maneira tão inteligente e delicada, compartilhada com tantos, isso já é amor. Amor aos pedaços alimentando-nos diariamente afeto pra nós , do lado de cá. Parabéns

  18. Parabéns, Fer!
    Sou fã do seu blog há pouco tempo, mas ele já faz parte do meu dia-a-dia, já virou vício!
    Que o chucrute e a salsicha continuem trazendo alegria ao seu montão de fãs por mais muitos e muitos anos!

  19. Fer,
    aqui do outro lado acontece a mesma coisa, tenho um carinho imenso pelo mundo virtual que você criou e cuida com tanto zelo.
    tenho uma admiração grande pelo teu jeito sincero e inteligente de escrever e descrever teu mundo.
    Gosto sinceramente de passar por aqui e ver o mundo através dos seus olhos.
    Abraço de nuvem pra ti.

  20. Ola Fernanda, obrigada por nos abrir esta janela virtual, tao especial! Faz mais de um ano que todo o santo dia aqui espreito! Sem excepcao me da sempre um prazer enorme te ler/ver!Nao pare viu? Obrigada!
    Beijos
    Maria,Londres

  21. Parabens Fer!!!
    E obrigada voce por nos deliciar todos os dias com seu papo alto astral, suas fotos lindas e suas receitas deliciosas! “Chucrutar” ja eh algo que passou a ser parte da minha rotina, esse seu cantinho aqui eh mais do que especial!!
    Beijos!
    Ana

  22. Sabe Fer, mesmo quando não tenho disposição pra nada ou o tempo corre atrás de mim, vir à sua cozinha é de lei!! Tudo aqui é uma delícia e melhora o dia da gente. Espaços especiais têm que pertencer a pessoas especiais, não é? Minha mama sempre me dizia que tudo o que a gente faz com amor sai bem feito e toca o coração dos outros, o Chucrute é prova disso.
    Um beijo muito grande e carinhoso pra você,

  23. Fer, querida, parabéns, todo mundo comemorando juntinho os aniversários, que bacana.
    Seu espaço é referência não só nos blogs culinários, mas nos blogs em geral. Adoro suas fotos e textos, enfim, você arrasa.
    Beijão!

  24. Fer, parabéns! Sou fã do Chucrute e já fiz até uma pequena homenagem lá no Desme, você sabe. Os seus textos, suas fotos, seu olhar sobre as coisas, as pessoas e a vida são de uma delicadeza … Aqui tudo me encanta e faz parte dos meus passeios diários pela net.
    Vida longa a chucrutagem! =D
    Beijo carinhoso.

  25. Fer, isso aqui é uma delícia. Também tem tudo que me interessa e me apaixona. Em dias como o de hoje, em que as coisas não estão tão boas, vir aqui me deixa muito feliz. Um beijo e parabéns!

  26. Fer, querida,
    Nesse mundo virtual vc é a minha preferida. Amo seus textos, seu humor e suas fotos! E quero ver tudo isso, um dia, se transformar em real. Irei ter o maior prazer de ter um Chucrute palpável na minha prateleira. Quem sabe para comemorar o ano III, hein? Bjs e sucesso! Rê

  27. Parabéns Fer! Desculpe a sinceridade mas para mim é um dos melhores, ou mesmo melhor, blogue que conheço. Sempre que ligo o computador tenho de vir ver o que há de novo. É um vício! Adoro a maneira como escreve e o seu olhar fotográfico. Dou por mim muitas vezes a chamar a minha mãe para que veja aquilo que publica. Continue que eu virei sempre visitá-la.
    Bjs*

  28. Parabéns, Fer!
    Obrigada por dividir conosco a sua cozinha tão especial e por nos ter proporcionado momentos muito bons.
    Sucesso e muito alegria com o Chucrute.
    Beijo

  29. É impossível não visitar você diariamente Fer! E é bem assim que nós sentimos: entramos, puxamos uma cadeira para um dedinho de prosa e, além de saciados pelas imagens e textos, ainda saímos com uma receita na mão! Te beijo, parabéns!

  30. Oi, Fernanda! Parabéns por esse espaço inteligente, informativo, e também divertido e descontraído. Venho todo dia, adoro tudo! Chucrutar do lado de cá da tela é muito bom também!
    Parabéns!
    Beijos,
    Renata.

  31. Parabéns não só pelo aniversário do blog,mas pelas chucrutagens todas.Seu espaço é uma delicia
    estou até de paquera com sua mesa, pois achei ela linda.Visito vc todos os dias e as vezes mais de uma vez por dia.Continue bem com as chucrutagens pois com certeza vou ta aqui esperando para me deliciar.PARABÈNS.

  32. Fer,
    Parabéns! Acho o máximo o trabalho que você faz. Sou uma blogueira frustrada, pois ainda não criei o meu, mas acompanho um monte de blogs de culinária e o seu é o meu preferido. Não sei se pela atualização rápida, pelo visual, pelas receitas, pelos comentários interessantes ou pela minha identificação com seus gostos. Enfim, o que não falta é motivo para que o Chucrute com Salsicha seja um blog muito, muito especial.
    Parabéns! VOcê conseguiu.
    Sua fã,
    Lylia

  33. Parabéns Fernanda pelos 2 anos deste blog lindo, interessante, engraçada, simplificando, fantástico!
    Eu te acompanho todos os dias, acho que já comentei uma única vez, desculpe, mas é que sou tímida! 😉
    Conheci seu blog buscando receitas no google, e de lá pra cá o adcionei aos meus favoritos e não perco um unico capitulo.
    Também tenho um bloguinho, onde conto sobre o crescimento da minha filha(hoje com 3 anos), falo das amenidades da vida, choro, desabafo e também dou muitas e boas gargalhadas.
    Te convido a nos conhecer, qdo tiver um tempinho, é só me mandar um email pois o blog tem senha.
    Venha tomar um cafézinho com uma familia “minerinha” do sul de MG.
    Bjos,
    Monica
    (monckabr@yahoo.com.br)

  34. Fer, parabéns por estes blog fantástico, por estes anos que veio compartilhando conosco, tantas coisas maravilhosas e deliciosas! E que venham muito mais, um grande abraço!

  35. Parabéns ao Chucrute a a você, da minha lista de favoritos este é o blog que a eu venho com mais frequência… é inspirador, bonito, bem escrito, inteligente… enfim feito com certeza por uma pessoa especial!
    Um abraço do outro lado do Atlântico

  36. Há muito tempo, quando eu procurava uma receita já não sei de quê, numa busca pela net, dei com o seu blog. Gostei imenso e de lá para cá, tenho-o seguido quase diariamente. Muitos Parabéns! Pelo blog, pelas suas receitas e pela sua vida que parece ser tão feliz!!!
    Bjs do Porto, Portugal.

  37. que é isso Fer,eu é que agradeço! é um prazer diário passar pelo chucrute,apreciar tuas lindas fotos, receitas mais que boas,textos relax e divertidos,na verdade é uma honra passar por aqui e te encontrar todo dia, continues assim sempre inspirada pois o Chucrute é bom de fato,beijo!

  38. ah Fer nesses 2 anos vc construiu um belo trabalho…Parabens!!! ah acho q vc já sabe o qto gosto deste mosntrinho né? bjos e + e + sucesso!!!

  39. Parabens por estes dois anos, e obrigada por abrir as portas desta sua cozinha muito especial, cheia de coisas deliciosas, fotos lindas e textos que eu adoro ! grande beijo

  40. Fer,
    Parabéns!! Conheci o Chucrute com Salsicha há 3 meses e já me considero uma viciada!! Passo por aqui todos os dias buscando inspiração e admiro muito a sua forma de ver a vida!
    Continue chucrutando sempre!!
    bjos
    Tati

Deixe a sua pitada: