três

tres
tres tres
tres tres
tres tres
tres
tres tres

Em primeiro de novembro de 2005 às 11:22:40 da manhã nascia o Chucrute com Salsicha, com seu primeiríssimo post de inauguração. Com certeza eu tinha passado o dia anterior sentada por horas e horas e horas na cadeira do meu pequeno escritório montando o blog, ajeitando o layout, colocando tudo em ordem para iniciar a função de blogar sobre comida, que desde então nunca parou.

E hoje o Chucrute completa três anos de postagens diárias, com muitas fotos, muitas receitas e, principalmente, muitas histórias. Milhares de pessoas passam por aqui todos os dias e isso coloca um certo peso nos meus ombros, que eu tenho tentado carregar com o máximo de firmeza e elegância.

O Chucrute com Salsicha é um espaço muito especial para mim porque ele reflete um bocado de quem eu sou. Os assuntos aqui são sempre muito variados, os papos seguem as estações do ano e vão pipocando conforme as idéias e as oportunidades vão surgindo. Eu não tenho nenhum esquema planejado ou um sistema de organização para blogar. Não me empenho em pesquisas, não sigo modismos, nem endosso produtos ou pessoas que eu não conheço direito ou não confio. Não tenho pretensão de fama ou grana, só escrevo sobre o que eu gosto e sobre o que me interessa, por isso não promovo ou participo de eventos coletivos. Eu faço a minha pauta, de um jeitão idiossincrático que é só meu. Não me inspiro no estilo de blogar nem nas idéias de ninguém. O Chucrute sempre foi um espaço original e autêntico, influenciado apenas pelas minhas convicções, pela maneira com que eu encaro a vida, pelas minhas opções, aspirações e realizações.

Defendo com insistência quixotesca a propriedade das minhas fotos, pois elas são a expressão da minha visão do mundo—desde a amplitude das paisagens das vinícolas californianas até os micro detalhes de uma flor se abrindo ou de uma lagarta morando num pé de tomate. Sem essas imagens o Chucrute com Salsicha não estaria completo. E a minha escrita, com todas as costumazes mancadas ortográficas e a abundância de expressões peculiares, é parte da minha personalidade, uma extensão do meu papo firme na vida real. Eu gosto de escrever, de fotografar e de comentar qualquer tipo de assunto relativo à culinária—um pouco mais do que gosto de cozinhar e comer. Por isso não considero o Chucrute com Salsicha apenas um blog de receitas. Ele é sim um blog sobre comida, e também sobre bebidas, música, cinema, política, livros, amor, prazer, felicidade e vida!

70 comentários em “três”

  1. Parabéns!!! esse é um dos únicos sites ” blog” que entro sempre… um para ver as histórias e os pratos que são bem diferenciados. Mas o principal são as fotos. todas bem enquadradas, com uma qualidade enorme de detalhes e sempre buscando novos angulos.
    Parabéns!!!

  2. O melhor de tudo, pra mim, é pensar que cheguei aqui atrás de uma receita de chucrute, que eu e meu marido amamos. Daí o nome do seu blog saltou do Google, e eu tive que entrar…resultado: nunca mais saí! Adoro!!!
    Bjo!!!

  3. todos os caminhos me levam sempre ao chucrute…
    delícia de blog este! bom de ler, de olhar, de xeretar, de ir daqui pra outros lugares, através de ti conheci tanta gente talentosa, gosto do jeito honesto que tu escreve!

  4. Querida Fernanda,
    Nao me lembro como cheguei ao Chucrute, mas sei que ha muito tempo venho aqui quase que diariamente. Amo suas estorias, me divirto e me inspiro nas receitas!
    Adoro suas expressoes unicas – ja incorporei o termo “crocancia” ao meu vocabulario e cada vez que uso lembro de voce.
    Parabens pela sua autenticidade e sinceridade nos posts. Vida longa ao Chucrute!
    Beijos,
    Renata

  5. Querida Fer! Muitos parabéns por 3 anos de “chucrutices”! Eu sou fã e, confesso que já vasculhei o blog todinho, desde o início. Divirto-me com os seus textos que, como refere, são bem característicos. Adoro ver as suas mesas, conhecer mais sobre o seu estilo de vida tão saudável e com o qual comecei a identificar-me (apesar de não conseguir praticá-lo neste país). Adoro as fotos dos seus gatonildos, em especial do querido Roux. Adoro as suas receitas, quase sempre tão simples e bem atractivas. Adoro as fotos. Bem, no fundo, adoro cá vir! E, mesmo não a conhecendo, tenho um imenso carinho por si! :o)
    Beijo grande

  6. O Chucrute e o Rainhas foram os primeiros blogs que conheci e nunca mais abandonei. Com muita expectariva que passo por aqui todos os dias, e nunca me decepciono, mesmo que não tenha uma palavra as fotos trazem sempre uma mensagem.
    Parabéns pela dedicação e respeito aos seus leitores. Meus votos de muitas e muitas postagens nos “próximos muitos” anos.
    Beijos!!!

  7. Parabéns e muitos anos de vida!!!
    O Chucrute colore a minha vida e só tenho agradecimentos e sentimentos de carinho.
    Beijos e muitos brindes pela frente.

  8. Parabéns Fer!!!
    Por ser tão única e tão genuina…
    E ter a oportunidade de, apesar de longe, conhecer alguêm que nos dá algo de si próprio tão verdadeiro, para mim, é realmente um previlégio…
    Muitos e muitos anos mais.
    Um beijo.

  9. Parabéns pelos 3 anos.
    Como iniciante em blog, estou vendo como é dificil manter a atualização constante.
    E você faz isso com maestria e muita personalidade, o que é importante.
    Adoro não só as receitas mas as fotos….realmente uma visão peculiar do mundo e diga-se de passagem…uma ótima visão.
    Parabéns novamente e que venham mais 3 e +3…+3…

  10. Parabéns atrasado! O seu blog é maravilhoso e adoro dar uma passadinha aqui sempre que posso.
    Tudo o que vc falou é perfeito e vc é um grande inspiração a todas nós.
    O que mais gostei é o fato de que vc é fiel a vc mesma e é isto que faz a diferença.
    Continue sempre assim!
    Bjs mil [:)]

  11. Fer,receba meus parabérs atrasados,que tu continues sempre assim inspirada, o Chucrute faz aniversário e quem ganha o presente somos nós,de certeza..super beijo de sucesso para ti!

  12. Não conseguiria passar um diazinho sequer sem ler o Chucrute. Já faz parte da minha vida pura e simplesmente. Todo santo dia tenho que espiar senão fica faltando uma coisa sabia? Adoro muito
    tudo isso. bjs mil Fer!!!

  13. Parabens Fer, adoro ler o Chucrute e tambem as fotos 🙂 E as receitas, ai…sao de comer com os olhos. Nos 3 anos do Chucrute ontem tivemos uma festinha de Halloween aqui em casa e eu fiz de novo aquela receita dos muffins de abobora, dessa vez coloquei os mini chocholate chips, ficou uma delicia! Beijao!

  14. Parabéns, Fernanda!!!!!
    Suas fotos são maravilhoas!!!!! Eu viajo atavés dela. O Seu jeito de escrever então… lá vou eu viajando junto com suas letras… e as receitas, são o máximo!!!!!!!
    Parabés!!!!!!
    Beijos
    Telma

  15. Aêeeeeeeeeeeee! Parabéns, Fer! Não deixe nunca de escrever e fotografar como você faz, pois seus posts suavizam meu dia e elevam meu pensamento!
    Espero que haja ainda muitos anos de blog pela frente!
    Beijão!

  16. Fer,
    parabéns pelos três anos de chucrute.
    são três anos, para nós, leitores, de boa leitura, com boas histórias, boas fotos, boas dicas, boas receitas e muitoooo bom gosto.
    b-jocas com gosto de comemoração,
    paula

  17. Três anos de encantos quotidianos, de textos lindos, de fótos de cortar a respiração. Três anos de sensibilidade e de bom gosto. Parabéns!
    Obrigada por existir, simplesmente. 🙂
    Beijão amigo.

  18. Olá!
    Nunca comentei por aqui, mas passo todo dia para admirar as receitas, fotos, historias, dicas ,etc.
    Parabéns! Ter um lugar como esse pra visitar é muito bom! Deixa a vida mais colorida e feliz!
    BJ

  19. Fer
    Parabens!!Muitos anos de vida a si e à obra!Só descobri o chucrute no inicio deste ano e é com prazer que volto sempre,na expectativa de fotos e textos peculiares bem ao meu gosto.
    Desejo que continue a blogar durante muitos anos e eu a ler eh eh eh!
    Bj

  20. Fernanda,
    muitos parabéns pelo aniversário, mas mais pelo empenho que dedica a este espaço. Conheço-o à pouco tempo, mas já sou uma visitante diária. Seus assuntos, suas receitas e suas fotos são sempre interessantes e nos puxam a voltar. Continue e muitas felicidades.
    Beijinhos.
    Susana

  21. congrats, fernanda!
    como sabe, adoro o blog que já é parte da minha barra de navegação e da minha rotina diária de leitura. vale dizer que suas fotos enchem os olhos e são a cereja desse seu bolo delicioso que é o chucrute!
    beijos

  22. Fer,
    Parabéns! Cheguei ao seu blog através da Sonia Novaes que estava no Cyber e falou na FEZOCA…
    Corri pra cá e dei de cara com o quê? Com as prateleiras… Curiosa, fui atrás da receita do CHUCRUTE, aquela… da sua mãe!! Rachei os bicos de tanto rir… Desde então, eu chucruto todo dia, adoro suas fotos (e o Roux, dos olhos de Paul Newman?), adoro seu estilo de escrever, seu modo personalíssimo de contar, esclarecer, descrever, dissertar… seja lá o que se faça necessário!!
    Por isso, estamos todos de parabéns! Por causa de você…
    Beijo grande,

  23. Parabéns e muitos anos de vida informando e divertinco com “causos” e receitas deliciosos, além das lindas imagens, claro!
    Abraço.

  24. Fernanda, há poucos dias fiz uma simples e sincera homenagem pra você no meu blog e sua receptividade foi extremamente carinhosa. Se já admirava seu blog pelas fotos, pelas receitas, pelas idéias, textos e criatividade, agora admiro ainda mais.
    Parabéns pelos três anos.

  25. Adorei o blog, os textos, as fotos, o astral. Também adoro cozinhar e provar coisas novas, com certeza vou voltar muito por aqui para buscar inspiração. Feliz aniversário!

  26. Querida Fezoca,
    Muitos parabéns pelo Chucrute, é um blog com muita criatividade, com fotos lindas e com textos que dá sempre vontade de ler até ao fim, que me deixa bem disposta e sempre com um sorriso nos lábios.
    Desejo que assim continue durante muitos anos!!!
    Beijos grandes!!!

  27. Fer
    Parabéns, sem dúvida você merece.
    Tudo aqui é lindo, as fotos, a forma com que você escreve, que me faz sentir com se estivessemos numa conversa ao sabor de um cafezinho, huuuuuunnnnnn!!!!!
    O seu cuidado com a natureza e os animas,a importacia dos alimentos, a simplicidade maravilhosa dos detalhes,as receitas, enfim eu poderia passar um tempão detalhando.
    Me desculpe a liberdade, mas já te considero uma grande amiga.
    Te acompanho sempre, um grande beijo!
    E continue escrevendo pra nós.
    Lu Pavanato

  28. Oi Fer,
    Seu blog é muito original, as receitas deslumbrantes. Preciso fazer essa sua panacota, é o que marcou pra mim. Não achei por aqui a fava de baunilha, no mercadão com certeza deve ter.
    um beijo

  29. Fer!
    O seu Chucrute faz muito bem pra muita gente. Suas fotos são inspiradoras e meu dia não começa sem uma xeretada nas suas escritas e uma bicada nas suas receitas. Adoro ver as fotos da sua casa e das mesas que vc põe. Fora os incríveis restaurantes que vc visita. Parabéns e mantenha o Chucrute sempre atualizado!! Bjs Marília

  30. parabéns Fer!
    toda noite passo por aqui para ver as novidades. suas fotos de trios esato lindas como sempre.
    desejo-lhe muitos e muitos anos de blog pela frente.
    beijos!

  31. Fer , Parabéns por mais um ano !
    Adoro seu blog , passo por aqui diariamente , me divirto muito com seus “causos “, e me delicio com suas fotos e receitas .
    Obrigada por compartilhar conosco sempre suas , ideias , sentimentos , emoções e alegrias !
    Um grande beijo

  32. Fê, eu ADORO o Chucrute, pra mim é o melhor blog de comidas que eu conheço. Textos deliciosos e fotos de dar água na boca. Admiro muito o blog e a pessoa que você mostra ser aqui nos seus textos. Parabéns 😀

  33. Ola, mais uma vez muitos parabens pelo aniversario do seu Blog, venho aqui diariamente e adoro os seus posts, fotos e suas receitinhas, algumas eu copio e ja repeti mtas vezes, mais uma vez obrigado pela alagria que me dá. um abraço e continueeee…., anabela

  34. E eh por tudo isso que voce falou (e ate mais um pouco!) q eu adoro ler o Chucrute!! Seu blog eh demais de legal Fer!
    Parabens pelos 3 anos!
    Beijos!
    Ana

  35. Fer parabéns pelo aniversário do blog, por toda a autenticidade e sobretudo pelo altruismo de dividir conosco parte de sua vida.
    Eu já te contei né? Que eu nunca fui chegada em blog, mas depois que conheci o Chucrute a pouco menos de um ano mudei totalmente minha visão e descobri coisas e pessoas maravilhosas na blogosfera.Por isso desejo vida longaaaa ao seu folego de escritora, comentarista, cozinheira, ser humano, fotografa e todas essas outras peculiaridades que tornam esse blog tão gostoso de ser visitado.
    Mil bjs

  36. parabéns pro blog, pra você, … e pra nós leitores tb. pq compartilhamos das suas culinárias bem como da sua vida.
    🙂
    beijo!

  37. Mais uma vez, declaro aqui meu amor ao Chucrute, aos seus textos, fotos, histórias e estilo de vida. Continuarei batendo ponto por aqui diariamente.
    Parabéns, Fer!
    Bjs.
    Ah, arrasou nas fotos!

  38. PARABÉNS!!!!VocÊ merece, você merece!!!!!!! E, se as suas fotos são a expressão da sua visão do mundo…….que linda visão!!!!!!!
    beijos

  39. Poxa Fernanda…é tanto legal ver alguém que consegue expressar bem algumas coisas que a gente pensa ou sente de um modo parecido…
    Me identifiquei muito com as suas palavras e lhe dou razao e tb compartilho o seu olhar.
    O “produto” sempre serà diferente: eeeeh ainda bem que é assim, pq vc é muito “brava” naquilo que se propoe a fazer!
    E aceite os meus parabéns, por isto!
    Um abraço.

  40. Parabéns para o Chucrute e parabéns para a dona, que o escreve todos os dias com tanta dedicação, tanto carinho, tanta criatividade e tanto bom gosto. Seguir o Chucrute não é ver receitas interessantes, é muito mais do que isso. É conhecer quem está por detrás dele e ver o mundo pelos teus olhos.
    Longa vida ao Chucrute e a quem o faz, pois sem ele o meu dia já não é completo.
    (lindos os cupcakes da Miette 😉 Saudades de SF)
    Beijão *

  41. Bom dia Fer, parabéns a você pelo Chucrute.
    E na verdade o presente é pra quem visita esse teu espaço tão bem definido pelo seu jeito particular e “insistência quixotesca”. Aqui aprendemos algumas coisas, conhecemos várias, compartilhamos um modo de vida diferente num país idem.
    E para aproveitar a “TRIlogia,” se eu fosse gaúcha resumiria o Chucrute como “TRIlegal”.
    Vida longa e próspera a você e ao Chucrute.

  42. Parabéns. Gosto imenso de ver as receitas, fotos e as opiniões. Deliciosas. Que venham mais três com muita saude e boa disposição.

  43. Auguri!Desde que descobri o Chucrute, minhas manhãs são tenues e inpiradoras…Você é unica Fernanda – autentica, sincera e muito positiva!Já estou programando de conhecer a California, pra estes lados ai de Davis mesmo, estou fascinada com a qualidade de vida.Bjos,Rosana – Belo Horizonte,Brasil.

  44. É um vício visitar o seu blogue Fer. Posso não comentar mas venho cá todo o Santo dia. Tem tudo de bom: fotos, receitas e histórias. Ai cada história que me diverte, me preocupa ou mesmo me sensibiliza. Estou grata por ter descoberto este seu cantinho que me ensina tantos valores que enriquecem o meu dia-a-dia.
    Muitos Parabéns, espero que este excelente projecto se mantenha por muitos e bons anos.
    bjs, bom fim-de-semana

  45. Parabéns ao blog e à dona da cozinha pela prosa que me faz vir aqui diariamente, pelos retalhos da Califórnia que nos deixa, pelas receitas tão apetitosas, pelas fotos lindíssimas, pelas dicas sobre alimentação orgânica / biológica,…, por tudo.

Deixe a sua pitada: