5 anos fechados
[com chave de ouro]

Festanças não são muito a minha praia. Mas eu gosto de marcar e relembrar as datas, principalmente as comemorativas. E este ano juntaram-se várias numa curta sequência. Quando me toquei que o aniversário de cinco anos do Chucrute com Salsicha estava se aproximando, nem esquentei a cachola pensando no que iria fazer para celebrar. Eu iria estar no Brasil, mais precisamente em São Paulo e com amigas blogueiras, exatamente no primeiro de novembro—o dia auspicioso em que iniciei este promitente blog.

Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil

As outras datas celebrativas que precederam brevemente o aniversário do Chucrute e que determinaram que eu entrasse num avião e mudasse de hemisfério, foram o aniversário de 80 anos do meu pai e o de 50 anos de casamento dele com a minha mãe. Toda família compareceu, tivemos festa, festão e festinha na comemoração de duas datas importantíssimas para nós. Passei uma semana e meia aproveitando a companhia de todos da família e revendo e conhecendo novos amigos. Conheci a querida blogueira Luciana Betenson que veio encontrar-se comigo em Campinas, ri muito com minha irmã e o amigão dela, o Calil, revi a Sandra, minha alma gêmea ativista dos orgânicos, bebi cházinho com bolo de azeite e alecrim feito para mim pela minha irmã, comi feijoada, galinha caipira com quirera, goiaba, pitanga, todas as bananas que pude engolfar, laranja lima, manga, pizza do Bráz, pão de queijo assado na folha de bananeira e linguiça feita em casa pela minha prendada cunhada Patrícia, comi requeijão, goiabada, doce de figo, bebi drinks sem alcool com minha mãe, ouvi meu pai falar de política, visitei a fazenda orgânica Yamaguishi com minha mãe e meu irmão, curti todos os meus sobrinhos, desde os que sobem em árvore, fazem tricô, curtem futebol, tocam música, dançam balé, me preparam deliciosos bolos, até os que adoram salada e plantam hortinha na varanda. Também convivi com todos os cachorros da família e dos amigos. Fui aos supermercados convencionais e orgânicos, hortifruti, mercearia, vendinha, padaria, açougue, peixaria.

Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil

Me despedi da minha família um pouco mais cedo, para poder passar três dias em São Paulo, revendo e conhecendo amigos, experienciando um pouco da diversidade da cultura gastronômica da cidade. Fui recepcionada pela minha querida amiga Roberta, que me tratou como uma rainha—nunca vou conseguir agradecer o suficiente tanto carinho e cuidado! Com ela e o Antônio, mais minha irmã, meu cunhado e sobrinhos, comi comida mineira levinha, pastelzinho recheado com carne seca, bolinho de mandioquinha com queijo, couve refogada, caldinho de feijão e uma farofa de maracujá que nunca vou esquecer. Também com a Roberta fui encontrar com o queridíssimo Gui Bracco no restaurante Moinho de Pedra, onde também conheci a chef Tatiana Cardoso [e ganhei o livro dela autografado]. Depois passamos na chocolateria Valrhona, onde papeamos muito mais e também encontramos a Beth V. À noite brindamos os cinco anos do Chucrute informalmente num jantar encantadoramente Dadivoso na casa da Fernanda Zacchi e na companhia da Mariana Newlands, Roberta, Mr. Dadivoso e a linda cachorra Frida. No dia seguinte passamos no Lá da Venda, onde conheci a simpatica chef Heloisa Barcelar, bebi Turbaína e almoçei pastelzinho de massa de milho e picanha com purê de banana da terra na companhia da Roberta e da fofíssima Maria Rê. Passamos a tarde num papo tão bom, que nem vimos as horas passarem. À noite jantei no sofisticado restaurante Maní com as amigas Lena Gasparetto, Faby Zanelati e Daniela Fonseca. E meu último dia em São Paulo passei com a querida Neide Rigo, que me serviu suco de bacuri da Ilha do Marajó, me levou de trem para o Mercado da Lapa, onde comi açaí com banana e creme de cupuaçú, depois fomos de ônibus até o centro da cidade, onde almoçamos no restaurante Tordesilhas. Esse lugar foi para mim no mínimo, o máximo, pelo ambiente, decoração e comida especialíssima, mas também por causa da chef Mara Salles, que juntou-se à nós, na companhia da sua mãe e me ensinou sobre a abobrinha brasileira, falou um bocado de coisas legais sobre sustentabilidade e ainda nos serviu um delicioso licor de Baru. Saí do Tordesilhas encantada com o que vi, ouvi e comi e de lá segui tristemente para o aeroporto, acompanhada e guiada mais uma vez pelas queridas Roberta, Maria Rê e Neide Rigo que ficaram comigo até quase a hora do embarque.

Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil
Chucrute no Brasil

Os cinco anos do Chucrute com Salsicha não teve [nem vai ter] comemoração formal, com bolo, fogos de artificio, relatos nostálgicos. Este blog é o que é, porque eu sou quem eu sou. E tudo o que fiz até hoje resultou numa rede de amizades inestimáveis, que me faz sentir privilegiada por ter tido a oportunidade de manter e estreitar esses laços. Não consegui ver e rever muitas outras gentes queridas, mas sei que não irão faltar oportunidades num futuro breve. Mais visitas virão com certeza, mas por enquando vou ficando por aqui, dando continuidade à este convercê que iniciei há cinco anos e que parece estar bem longe de se encerrar.

[»todas as fotos tiradas com meu companheiro de viagem iPhone4; a foto com a Mara Salles e a abobrinha é de autoria da Neide Rigo.]

47 comentários sobre “5 anos fechados
[com chave de ouro]”

  1. Olá Fernanda,
    A farofa de maracujá. É mesmo inesquecível. Resolvi fazê-la num Natal para desespero de minha mãe. Onde já se viu experimentar receita nova em dia de festa? Eu fui separando os ingredientes, preparando o maracujá e ela mexendo, comentando, mexendo, experimentando, até que a farofa ficou pronta e minha mãe teve que admitir. Realmente muito boa! Deliciosa! E olha que nem gosto assim de maracujá. Tudo aqui é muito delicioso. Que venham mais cinco, dez, quinze… anos de converse. Felicidades!

  2. Fer, comemoração melhor que esta impossível. Fiquei com inveja do seu roteiro. Quanta gente legal e quanta comida gostosa (já se pesou depois que chegou?). Muita felicidade aos seus pais, ao seu blog e a vc. Vc é a cara da sua mãe, viu? Tudo de bom, querida. Bjs.

  3. Sei que meu comentário está meio atrasado, mas
    Só queria parabenizá-la pelos 5 anos de blog, pq ele é uma delícia de ler.
    Adoro suas dicas de cozinha e sua sinceridade ao escrever seus post.
    Parabéns!!
    Felicidades sempre!!
    Beijos

  4. Fer, foi muita sorte e muita honra ter te conhecido pessoalmente e ter feito parte dessa comemoração incrível.
    Te admiro ainda mais, agora não só pela competência, mas também pela simpatia.
    beijos e viva o Chucrute!

  5. Querida Fer
    fico tão feliz que vc tenha aproveitado tudo isso.
    Imensamente feliz por vc ter encontrado a Faby Zanelaty que vou conhecer (se Deus quiser) dia 14/11 no aniversário de 05anos do Rainhas.
    O amor se manifestação de diversas formas. E todo o relato acima é o amor transbordando . . . que nem bolo quando bem batido derrama da forma ao assar.
    É tanta coisa boa que escapa por entre os dedos e alcança o universo.
    Uma pena não conseguir conhecer vc pessoalmente.
    Mas fica reforçado o convite anterior : vindo ao Vale do Paraíba, minha casa está de portas abertas . . . ou então eu dou um pulinho em Campinas, que afinal é tão perto de onde moro.
    Mas, não tem distância que o coração não alcance não é mesmo ?
    Fique bem e com Deus

  6. Fer, não sei reproduzir em palavras a alegria de ter te conhecido. Vida longa aos seus pais e ao Chucrute! (adorei ver fotos da minha cozinha!). A Mara também adorou te conhecer. beijos, N

  7. Primeiro Parabéns pelos Pais e pelos 5 anos de Blog, quando o mel e dendê crescer quero q ele seja parecido com o chucrute…rsrs
    Pena não saber que voce estaria por São Paulo, pois estava tão pertinho que eu poderia até ter te conhecido… Mas sei q oportunidades não faltarão e quem sabe um dia né? bjks

  8. Muchas felicidades Fer por tu Blog!!! Para mí ha sido un hallazgo importante, he disfrutado mucho todas tus notas y he aprendido demasiado. “Tomara” y cumplas muchos años más de vida en el cyberespacio.
    Un abrazo
    Andrea

  9. Oi Fer, obrigada por compartilhar essa viagem tão gostosa com a gente.
    E que comemoração de 5 anos de Chucrute podia ser melhor que esta??? Momentos sem preço passados em família (Parabéns pelos 80 anos de seu pai e bodas de ouro de seus pais!), com amigos, num país delicioso como este?!?!
    Fiquei babando com todas as coisinhas que você andou comendo e bebendo por lá!!! Que saudades! Não deixe passar muito tempo para a próxima viagem ao Brasil não, você merece estes momentos e nós queremos ver mais!!! 🙂
    Beijos querida e Parabéns para o Chucrute com Salsicha!!

  10. Fer querida,
    Um abraço apertado e um agradecimento singelo pela preciosidade que é o Chucrute. É que o seu conversê é modelo e razão de muitos sorrisos e vidas mais preenchidas para muitos de nós. Obrigada e que venham mais 5!
    Beijos mil*

  11. Parabens, Fer. Alias, varios parabens, pois sao 5 anos de blog, a felicidade de poder comemorar com os seus pais as duas datas, o encontro com a familia, com amigos novos e antigos,enfim, uma comemoracao e tanto.
    Das pessoas que voce encontrou, conheco pessoalmente a Neide, que eh uma simpatia realmente.
    Que venham outras tantas comemoracoes e que o Chucrute tenha vida longa. Seguramente essa “colheita” de carinho eh uma consequencia das sementinhas plantadas aqui nesses 5 anos.
    Um beijo
    Gabi (sorry pelo teclado sem acentos)

  12. Parabéns por tantas datas especias, para você e sua família!!!
    E que venham mais muitos e muitos anos de inspiração proporcionada pelo Chucrute com Salsicha…!
    Beijos

  13. Fernanda,
    Parabéns pelo blog, por seu pai, por seus pais… E pela linda e comovente forma com que vc escreve e descreve tudo, desde sentimentos até as coisas mais simples, que tocam a gente ‘lá dentro’.beijo

  14. Fer Querida, E já passaram 5 anos… o Chucrute foi o 1º blog de culinária (dizer que o chucrute é só um blog de culinária é pouco…) que comecei a ler e foi a grande inspiração para começar o meu.
    Você foi a primeira pessoa do “virtual” que conheci no “real” e depois disso não parei de conhecer pessoas fantásticas que vão estar na minha vida por muitos e longos anos.
    Só por isto e por tudo isto um grande Obrigada e um abraço de Parabéns.

  15. oi Fer, parabéns, pelo blog que eu acompanho há anos e pela família linda!! Peninha que não te encontrei aqui em Campinas, senão iria te parar na rua…hahahahah beijoca !

  16. Fer, que honra participar dos 5 anos do Chucrute com você! Sua amizade é preciosíssima, e sabe que será sempre muitíssimo bem vinda aqui.
    Parabéns pelo casamento dos seus pais, pelo aniversário do seu pai e do Chucrute, por sua alegria e vontade de continuar compartilhando todas essas belezas com a gente! 🙂
    Beijão!

  17. Oi Fer! Feliz 5 anos, comemoramos aqui em Milao e lembramos de voce, hoje o dia foi com o Edu e De’ e um casal simpatississimo de amigos, bjos, bjos

  18. Que delícia de relato! 🙂
    Parabéns pelos 5 anos de blog. Parabéns ao seu pai pelos 80 anos e aos seus pais, que lindo, 50 anos de casados!
    E que venham muitos 5 anos de Chucrute pela frente.
    Beijo,

  19. Fer, que honra participar dessa comemoração tão gostosa e totalmente a sua cara. As batatas urgentes sendo sacudidas são inesquecíveis 🙂 Como foi toda a nossa noite. Já deu saudades, tomara que a próxima chegue logo.
    Em sua homenagem, vou escolher uma das receitas bookmarkadas aqui no Chucrute e executar no fim de semana (salve-se quem puder).
    parabéns e beijos muitos.

  20. Fer,
    Parabéns aos seus pais e ao Chucrute!
    Que venham muito converses, pois é uma delicia! E que bom que nao ha previsao de se encerrar. Amei!
    Que relato emocionante!
    Bom retorno !!!
    Beijo com carinho

  21. Fer, tô chorando aqui… ;**
    Este seu post fez minha manhã de sábado mais feliz. Lindas as fotos dos seus pais, que benção vê-los juntos comemorando esta data, e mais ainda você poder estar com eles! Que delícia ver como você foi bem recebida e aproveitou sua ida a SP, quanta coisa boa, até eu fiquei com vontade destas comidas todas. E destas pessoas maravilhosas também. Mais fico ainda mais emocionada de ter participado nesta festa dos 5 anos do Chucrute, e de ter tido a oportunidade de te conhecer pessoalmente e ver esta pessoa linda por fora e por dentro que você é 😉 Um beijo grande,

  22. Oi Fer sou nova nessa blogosfera e coisas tecnológicas, mas te “segui” em suas andanças pelo twitter e achei interessante te ver redescobrindo Campinas e São Paulo. Adorei as fotos e aposto que deve ter chegado pregada em casa. Bom descanso e logo logo quem se manda praí sou eu! Contando os dias. Parabéns pelos 5 anos de blog.

  23. Fer, essa comemoração é a cara do Chucrute. Só pode ter sido maravilhosa!
    Muitos, muitos parabéns e que o Chucrute e sua linda autora continuem a fazer-nos companhia e a encher-nos os dias de frutas, gatos, flores, galinhas, livros e aventuras.
    Um beijão *
    mariana

  24. Coisa linda a farinhada ensacada hein?
    Parabéns pro chucrute- nasceu no meu aniversário! 🙂
    E a tua blusa branca florida é MARAvilhosa fer!
    bjs
    b

  25. Oi Fer,
    Um grande abraco de parabens. Nao so pelo aniversario do teu blog, mas tambem por todo o empenho que nele poes: torna o chucrute com salsicha num sitio onde faz bem vir.
    E, claro, parabens a tua familia pela dupla comemoracao! 🙂
    beijinhos
    Sofia

  26. Querida Fer:
    Estranhei o fato de por vários dias não haver novidades em seu blog aí pensei… será que ela veio ao Brasil? Olha, que meu palpite deu certo. Que pena, queria tanto conhecê-la!….moro aqui nas redondezas de Campinas. Quem sabe em uma outra vez.
    Parabéns pelos cinco anos do Chucrute com Salsicha, eu me delicio com o seu modo de escrever que acho o máximo e as fotos que aumentam muito os meus conhecimentos. Pelo incentivo quando vc dá receitas de sorvete, compramos uma sorveteira aqui em casa, e várias amigas tb compraram tudo por causa do seu blog. Assim querida obrigada por tudo o que representa para todas nós.
    Também parabenizo seu pai pela passagem do 80o. aniversário que bênção!E o aniversário de casamento. É muito lindo isso!
    Um grande abraço amigo,

  27. Fer ,
    Parabéns ! Pelos 50 anos de casados de seus pais , que hoje em dia já é raridade.Parabéns pelos 80 anos de seu pai que é uma coisa linda, poder fazer muitos anos e pelo visto muito bem vividos ! E parabéns pelo seu delicioso Blog , que tenho o prazer de poder ler e assim me divertir com suas historias e me alimentar visualmente com suas maravilhosas fotos e incriveis receitas, muito obrigada por esses anos de pura diversão !
    Grande beijo e muitas anos de Blog

  28. Sem palavras….
    voce disse tudo, e que delicia “ouvir” o seu relato!
    Bom te-la de volta, e parabens por cinco maravilhosos anos, que muitos mais venham pela frente
    (adorei as fotos da sua familia)

  29. ahhh que linda você!!!
    e eu sabia que você estava nessas terras, apesar de ter ficado sumidinha de vossa cozinha, só vi as fotinho e pensei “AhhhHhhh A Fer está aqui!”
    bão, irei a Sumpaulo dia 26/11, por 3 dias, para minha primeira visita efetiva à cidade! E acho que vou conhecer esse lugar fofo, dentre os locais especiais que espero ter tempo para conhecer!
    Beijukka e você é lindalindalinda!!!

Deixe a sua pitada: