como manter o seu fogão sempre limpo

Missão quase impossível se você cozinha todos os dias. No meu caso, a situação está cada vez mais favorável à impecabilidade do fogão, pois não estou conseguindo cozinhar tão frequentemente como antes. Soma-se ao fato de que estou super ocupada e sempre cansada, o meu marido também estar dançando no ritmo do crioulo doido. Um exemplo foi a semana que passou, quando eu preparei uma sopa de legumes com cevada na segunda-feira e foi só. Nos outros dias comi hamburguer vegetariano que fica pronto em dois minutos no microondas, salada de beterraba com nozes no picnic da Brazil in Davis, omelete com salada de alface e fui a restaurantes. O final de semana foi incrívelmente auspicioso para o fogão, que só descansou. O marido desaparecido nas brumas do laboratório de pesquisa, preparando junto com o aluno de PhD o equipamento para uma viagem à um campo de oliveiras no sul do estado. Pra não dizer que o fogãozinho não trabalhou, assei uma pizza no sábado à noite. Usei uma massa pronta da marca Boboli, que eu não gosto muito, mas quebra um galho. Minha pizza é super básica – mussarella/ aliche. De vez em quando eu faço a pizza-salada, de rúcula com tomate seco, que eu adoro. Mas geralmente é molho de tomate, mussarella, azeitona preta, rodelas de tomate e aliche. O segredo está no molho, que pra mim tem que ser o mais simples possível.

Molho de tomate para pizza
Dependendo da época, eu uso tomate fresco ou em lata.
Como ainda não temos bons tomates no mercado, estou usando um em lata, o Muir Glen premium fire roasted tomatoes. Bato metade de uma lata pequena no liquidificador – o equivalente a dois tomates. Numa panela refogo um ou dois dentes de alho cortados em fatias finínissimas em bastante azeite. Jogo o tomate batido, tempero com orégano fresco ou seco, acrescento pimenta do reino e sal a gosto. Refogo por alguns minutos, até reduzir pela metade. Está pronto para usar.

2 thoughts on “como manter o seu fogão sempre limpo”

  1. me surpreendi com a salada de beterraba e nozes, fer! eh so isso mesmo? leva algum temperinho basico (azeite, sal, pimenta ou limao)? nunca tinha imaginado esses dois juntos e acho que combinam sim, ulha! 🙂
    e obrigada pela dica do molho de tomate!
    beijos,

  2. Olá,
    Obg pela dica do molho de tomate…
    Como ainda não consigo comer pois fui operada ao maxilar inferior (agora é só comida já “mastigada”) não o vou poder experimentar.
    Mas juro que quando estiver melhor o vou fazer.
    Sou maluca por pizzas por isso… força!!
    Bjs Paula

Deixe a sua pitada: