arroz de tamarindo

Tirei essa receita de um livrinho muito bom, que comprei no kindle—Veganbell’s Indian Vegan Cookbook: 90 Easy, Plant-Based Recipes from India, das autoras Nabin Niroula e Neelam Pokhrel. Esses arrozes indianos são praticamente metade de uma refeição, só precisa adicionar alguns legumes assados ou refogados e/ou uma saladona. E é sempre a mesma sequência, refoga as sementes, depois joga as folhas de curry, faz um temperinho, depois joga o arroz já cozido. Muito prático para usar sobras de arroz.

2 colheres de chá de pasta de tamarindo
1/4 xícara de água fervente
1 colher de sopa de óleo de coco
1/2 colher de chá de sementes de mostarda
1/4 xícara de amendoim cru
1 colher de sopa de chana dal [*omita se não tiver]
1 colher de sopa de urad dal [*omita se não tiver]
1 pimenta fresca verde
1 pimenta vermelho seca
8 a 10 folhas frescas de curry
1/4 colher de chá curcuma [de açafrão em pó]
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de água
3 xícaras de arroz cozido

Em uma tigela pequena misture o tamarindo em pasta e a água fervente. Misture bem e reserve. Coloque uma frigideira em fogo médio. Adicionar o óleo de coco. Quando estiver quente, adicione as sementes de mostarda e deixe até começar a pipocar, uns 30 a 40 segundos. Em seguida, adicione o amendoim, o chana dal e urad dal, se tiver. Refogue por 1-2 minutos. Adicione a pimenta verde e pimenta vermelha seca, mais as folhas de curry. Misture bem e cozinhe por 2 minutos. Junte a água de tamarindo. Adicione a curcuma, o sal, o açúcar mascavo e as 2 colheres de sopa de água. Mexa bem e cozinhe até a mistura engrossar um pouco. Adicione o arroz cozido. Misture bem e sirva quente.

Um comentário em “arroz de tamarindo”

  1. É muito bom ver a receita de arroz de tamarindo aqui. Como indiana adoro arroz de tamarindo, é super delicioso e gostoso. Eu amo o toque que você deu a esta receita. Procurando por mais receitas futuras

Deixe a sua pitada: