bolo alemão de maçã—apfelkuchen [versão vegana]

Só vou dizer que comprei muitas maças neste outono e ainda ganhei mais um monte de um amigo com macieira ultra produtiva no quintal. Temos comido as maças puras mesmo, de sobremesa, mas deu vontade de comer um bolo. Achei essa receita e gostamos muito. como faz um bolo pequeno, não vou ter que fazer “doações”. Minha versão não ficou tão bonita como a original, ainda tenho que melhorar muito nesse quesito de fotogenidade das receitas que faço.

para o bolo:
2 maçãs de tamanho médio, descascadas, sem caroço e cortadas longitudinalmente em fatias [*fiquei com preguiça de descascar, foi com casca mesmo]
1/2 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de linhaça + 4 colheres de sopa de água, misturadas [*ao invés da farinha, triturei as sementes de linhaça inteiras num moedor]
1/4 xícara de leite de amêndoa
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
1 1/4 xícaras de farinha de espelta [*se não tiver espelta, usa a integral]
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de gengibre em pó

para a cobertura
2 colheres de sopa de açúcar [usei o de coco]
1/2 colher de chá de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 375F/200C. Unte levemente com óleo uma forma redonda de 20 cm e forre com papel vegetal. Reserve. Misture a farinha de linhaça e a água e deixe descansar por 5 minutos.

Em uma tigela grande misture o óleo vegetal, o açúcar, o leite de amêndoa, o extrato de amêndoa e a mistura de linhaça. Em uma tigela pequena peneire a farinha, o fermento e o gengibre em pó. Adicione os ingredientes secos aos ingredientes úmidos e misture com uma espátula apenas até combinar.

Espalhe a massa uniformemente na forma preparada e organize as fatias de maçã por cima. As minhas não ficaram muito bonitas, prometo ser mais artística quando refizer essa receita. Misture o açúcar e a canela em uma tigela pequena e polvilhe sobre o bolo, cobrindo toda a superfície.

Asse o bolo no forno pré-aquecido por aproximadamente 45-50 minutos ou até que o centro esteja cozido. Deixe o bolo repousar por 10 minutos antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de servir.

3 comentários em “bolo alemão de maçã—apfelkuchen [versão vegana]”

  1. Oie! Já fiz várias vezes esse bolo com a sua receita, sempre é sucesso! Desta vez, tive que interromper o preparo (me programei mal, rsss) e deixei as maçãs picadas já com o açúcar e a canela esperando na geladeira. Quando fui terminar o bolo, coloquei-as, juntos com o suco que ficou no fundo e ficou uma crostinha caramelada deliciosa! Da próxima vez, já vou deixar as maçãs descansando um pouco para ficar assim. É muito legal quando uma coisa que poderia ser um problema vira uma novidade boa 🙂

    R: que dica ótima, obrigadaaaa!! :-*

  2. oi Fer. Eu adoro bolo de maçã. Eu adoro aquele cheiro de canela que fica no ar. Enfim, coincidentemente ontem eu fiz esse bolo que estou mandando o link. Estou em dúvida se vc ainda come ovos e manteiga, mas de qualquer forma pode fazer uma adaptação. Em casa não gostamos muito de nozes e eu fiz com castanha do Pará e uvas passas escuras. A farofinha é muito gostosa. Enfim, como vc bem sabe, a receita é a ideia, o resto é nossa experiência e repertório.
    https://www.youtube.com/watch?v=d7DYJYQcn1s
    Um beijo.

    R: obrigada, Ana! vou olhar essa receita e tentar adaptar. beijo!!

Deixe a sua pitada: