cornbread
[com estragão & cheddar]

cornbread-estragao_2S.jpg

cornbread-estragao_3S.jpg

cornbread-estragao_1S.jpg

Sem dúvida nenhuma este foi o melhor cornbread que já comi. A receita saiu da ediçào de março de 2010 da revista Country Living, cujo forte nem são receitas. O segredo das beiradas super crocantes e douradas é pre-aquecer a manteiga no forno, como eles ensinam. Fica bom demais, é super fácil e rápido de fazer e pra nós foi o prato principal do dia, acompanhado de uma salada simples de tomate com manjericão.

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de cormmeal amarela
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 tablete [113 gr] de manteiga sem sal
1 xícara de buttermilk
2 ovos grandes
120 gr de queijo cheddar ralado
1 colher de sopa de folhas de estragão fresco picadas

Pré-aqueça o forno em 425ºF/ 220ºC. Numa frigideira robusta de uns 22 cm que possa ir ao forno coloque a manteiga em pedaços e leve ao forno até a manteiga derreter e começar a ficar dourada. Enquanto isso misture a farinha, cornmeal, fermento, sal e açúcar numa vasilha. Separadamente bata os ovos com o buttermilk. Remova a frigideira do forno [*com muito CUIDADO!] e despeje a manteiga derretida na mistura dos ovos. Bata bem, junte o queijo e as folhas de estragão. Junte a mistura liquida à de farinha e misture para incorporar. Coloque tudo na frigideira ainda quente e volte ao forno. Asse por uns 20 minutos, até o centro ficar firme e o bolo ter uma superfície dourada. Sirva morno ou frio.

9 comentários em “cornbread
[com estragão & cheddar]”

  1. Fer, sou fã de cornbread e tenho uma receita que é ótima, mas ele é mais para macio, fica assim tipo um muffin…esse está lindo e me deu água na boca…vou testar! Beijocas!

  2. Fer, cheguei com tanta saudade que fui primeiro ver todos os posts que havia perdio. Adorei esta receita. Agora me confirme algo: estragão é thyme? adorei a ideia do cornbread com uma salada ao lado.
    R: Valentina, bem-vinda, saudades! o estragão é o tarragon, super aromático. um beijo!

  3. Vou fazer com queijo coalho, acho que vai ficar muito bom. O que poderia usar no lugar do estragão? Não conheço essa erva (sou nova nas artes culinárias, pensei em usar orégano fresco, o que acha?
    R: usa erva-doce, Léa. depois me conta como ficou, tá?

Deixe a sua pitada: