bolo de iogurte & limão

boloiogurtelimao_1S.jpg
O bolo que levei no picnic musical foi essa preciosidade encontrada no novo blog da Luciana Betenson. Um bolo feito no liquidificador e quase sem sujar nenhum utensílio. Não sabia quando media o potinho de iogurte que ela usou, então instituí a medida de 1 xícara [250 ml] como base. Usei todas as outras medidas a partir daí.
Para a apresentação de Hair fiz uma versão com uma farinha de castanhas que achei dando sopa [ou bolo?] no Co-op outro dia e o açúcar demerara baunilhado, que eu faço em casa colocando as favas de baulinha usadas no pote do açúcar. Ficou um bolo bem denso, super aromático, adoramos e devoramos metade assim numa piscada. Como não deu pra tirar foto—também porque tive que cortar em pedaços pra caber na cesta, decidi refazer usando a mesma receita, mas mudando alguns ingredientes. Fiz com limão. Essa segunda versão também ficou bem densa, não ficou aquele bolo fofo, mas ficou delicioso. Além da praticidade e facilidade essa receita é realmente super adaptável. Faça como quiser, mas faça!
4 ovos inteiros
1 xícara de iogurte natural
2 xícaras de açúcar de limão
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
Raspas da casca de 1 limão
2 colheres de chá do suco do limão
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao forno pré-aquecido em 355ºF/ 180ºC em forma untada e enfarinhada. Assar por mais ou menos uns 30 minutos. Deixar esfriar, desenformar e servir.

9 comentários em “bolo de iogurte & limão”

  1. NegaAAA, meu bolo tá no forno!!! fica grossona a massa não? O iogurte que eu botei, o integral da Nestlé, tava grossão… até tive que botar um pouquinho de leite, senão não batia… depois lhe conto como ficou, okay? Miles Besitos, verifique aí e anote a alteração do meu e-mail, okay? SchmAAACKKK!!!!

  2. Nega, deu água na boca! Já copiei no meu livrinho de receitas, vou fazê-lo ASAP. Esse final de semana fiz uma torta de ricota que eu gosto muito, se faz assim:
    – 500 gr de ricota fresca;
    – 1 lata de leite moça + 1 lata leite cru;
    – 3 ovos inteiros;
    – passas de uva, meia xícara;
    – meia caixinha de creme de leite (dá umas três colheres de sopa);
    – raspas de um limão.
    Bate tudo no liquidificador – menos as passas, que se acrescentam ao final, depois de despejada a massa em forma untada e enfarinhada, leva-se ao forno em banho-maria (leva tipo uma hora). Fica dos deuses! BeijãozÃO nega, muitas saudades! :***
    Lu

  3. Fer, tô super feliz em ver ‘minha’ receita no seu blog 🙂 Orgulho de tiete, mesmo! (Mas você viu que o bolo não é ‘meu’, muita gente também faz esta receita-coringa) No fim do post eu falo que o pote de iogurte aqui no Brasil varia entre 170 e 200 gramas, mas acho que o mais importante é a proporção mesmo! Tenta qualquer dia com estas medidas. Sempre dá certo :-))
    R: Lu, pra mim a receita é sua, pois foi a sua a primeira que vi—não conhecia. nossa, que cegueta, não vi as medidas no final!

  4. Esqueci de falar Fer, eu faco ate em forma de cupcakes esse bolo! Eh muito versatil essa receita, e eu tenho dois posts sobre ela la no blog:
    um feito em formato de cupcake e algumas variacoes p/ o sabor: http://kitchenspace.blogspot.com/2008/09/3-years-of-kitchenspace-yes-its-been-3.html
    E um outro somente sobre o bolo (essa eu postei em 2005, nossa!!): http://kitchenspace.blogspot.com/2005/11/cute-truck-pan-i-found-this-mini-cake.html
    Beijos!
    Ana

  5. Eu faco essa receita ha anos Fer! Eh um dos bolos q mais gostamos aqui em casa!
    Ja fiz com raspas de laranja e tbem fica bom, mas as variacoes preferidas aqui em casa sao ele como bolo marmore (divido a massa em duas partes q acrescendo cocoa to half of it) ou o bolo “formigueiro” q no Brasil usam chocolate granulado. Aqui eu ralo chocolate em barra no microplane e adiciono as raspinhas, so good!
    Adoro esse bolo, eh uma delicia mesmo!
    (e eu tbem uso 1 cup como medida p/ tudo!)
    Beijos
    Ana

  6. Agora me explica: que diabos é açúcar de limão?
    Faço bolo de iogurte há séculos e ponho raspa de limão. Agora açúcar de limão, nunca ouvi nem falar.
    Desculpa a “inguinorância”.
    Um beijo pra vc.
    R: clica no link e você descobrirá. 😉 bjo

  7. Esta receita é muito boa! O bolo fica divinamente úmido.
    Eu sempre faço, mas só uso de 1/2 a 1 xícara de açúcar. Eu provo a massa para ajustar o açúcar.
    Fica muito bom também com frutas da estação no meio da massa.
    Bjs 🙂

Deixe a sua pitada: