bolo crepe de limão

bolocrepelimao_1S.jpg

Depois de fazer esta receita, fiquei com a sensação insistente e pulsante de que a Martha Stewart é uma grande enganadora. Ela faz absolutamente tudo parecer super fácil de fazer nas páginas da revista dela. Mas a realidade é outra. Felizmente não sou crafter, então não me meto a fazer aqueles artesanatos perfeitos que ela ensina. Iria ser uma frustração imensa, pra quem mal consegue cortar uma folha de papel em linha reta. As receitas de culinária também não estão isentas. Tá lá a fotona linda daquele bolo de três camadas absolutamente perfeito. Que pessoa comum, que não seja profissional dos bolos, nem tenha feito um super curso, ou tenha aquele dom natural que nem todo mundo tem, consegue reproduzir aquelas belezas. Eu é que não sou!
Na edicão de abril da MSL, aquela que veio com três capas lindas e receitas para a comemoração da páscoa, estava lá o tal bolo de crepes. A foto maravilhosa, dando a impressão firme de que fazer aquilo seria a coisa mais fácil do mundo, pra fazer lendo um livro, varrendo a casa, assobiando e chupando cana. Um monte de crepes um em cima do outro entre camadas de lemon curd. Alguém viu alguma dificuldade ai? Eu não vi.

Mas na hora de colocar a coisa na prática, bufei e pragueijei como uma desgramenta. Dona Martha enganadora de pessoas ingênuas! A receita pedia ovos e leite em temperatura ambiente. Breca tudo! Deixa os ovos e o leite por hooooras esperando. Depois a massa exigia descanso de pelo menos duas horas na geladeira, de preferência durante a noite. Breca tudo! Põe a massa de repouso. E quando finalmente consegui fazer os crepes, achei que eles ficaram exageradamente finos. Folhas de papel de seda, difíceis de virar na frigideira. A foto da revista dava a impressão de uma massa um pouco mais grossa. E depois de todo esse rififi, o bolo pronto, podemos comer? Não senhores! Depois de pronto o bolo ainda precisa ficar descansando na geladeira para firmar. Aaaaah!

Concluindo, do inicio ao fim, esse bendito bolo de crepes levou praticamente três dias pra chegar em fatias aos nossos pratos e em garfadas às nossas bocas. Tá certo que eu não sou a rainha da organização, mas achei todo o desenvolver da receita uma coisa absolutamente irritante. Sem falar que na minha opinião, o bolo não ficou assim o fino da bossa. Deu apenas um mero sambinha. Segue a receita, para os corajosos que quiserem arriscar.

Primeiramente fiz o lemon curd, usando limões meyer e esta receita da Alice Waters que é super simples e deliciosa.

meyer lemon crêpe cake
serve 12 porções
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1 1/4 de xícara de leite integral em temperatura ambiente
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 colher de sopa de extrato puro de baunilha
6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
Meyer lemon curd

1/4 de creme de leite fresco batido em chantilly
Misture a farinha, açúcar e o sal numa vasilha com o batedor de arame. Numa outra vasilha bata o leite, os ovos e a baunilha. Gradualmente jogue a mistura de leite na mistura de farinha. Bata bem com o batedor de arame até ficar uma massa bem lisa. Junte a manteiga e continue batendo. Passe a massa por uma peneira para remover qualquer pelota. Coloque num recipiente com tampa e leve a geladeira por no mínimo duas horas ou durante a noite.

Unte uma frigideira de 16 cm com manteiga. Deixe esquentar em fogo médio. Adicione duas colheres de sopa de massa para fazer cada crepe. Frite dos dois lados e remova cada crepe para uma travessa. Em cima de cada uma coloque uma camada fina de lemon curd. Vá fazendo os crepes, empilhando e recheando. Dá uns 15 crepes. Termine com um crepe. Cubra e leve a geladeira até o bolo de crepes ficar bem firme. Sirva com uma bolota de chantilly e decore com fatias finas de limão ou com limão cristalizado.

limão cristalizado
faz 2 xícaras
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
2 limões meyer orgânicos, lavados e cortados em fatias finas com a casca

Numa panela misture a água e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver. Adicione as fatias de limão e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo por uns 30 minutos. Deixe o limão esfriar junto com o xarope que vai formar. Usando uma escumadeira, remova os limões e espalhe numa grade sobre uma assadeira. Deixe descansar e escorrer o resto do xarope. Esses limões podem ser refrigerados no xarope, cobertos, por até 3 semanas.

12 comentários em “bolo crepe de limão”

  1. O tal bolinho pode dar trabalho. É o preço que se paga por uma experiência quase espiritual. Tomara que tenha ficado bom, porque bonito ficou.
    Qto a Martha Stewart ela tem o direito de fazer o que quiser. Se não pareceu tão fácil para os mortais ela não tem nada a ver com isso. Acho que cozinha é para compartilhar e ser generoso é uma condição básica para a alma.
    Sucesso sempre.

  2. Como faço cortes em linhas retas tão bem como você, com um adicional de periculosidade por ser canhota, certamente não farei o bolo dos três dias. Aff, além do mais a minha ansiedade não aguentaria tanta espera.

  3. Oi Fer. Estou lendo e morrendo de rir do seu relato. Se fosse eu, so pra fazer os crepes eu levaria um tempao porque se fizesse 10 crepes com certeza uns outros dez ja estariam no lixo por falta de textura e forma exata. Ai ja ia desistir e comer os crepes com o lemon curd com um chazinho de mate. Voce se propos a fazer a receita e fez com muita categoria. Gostei. A MS ficaria muito feliz com seu “acomplisment” se ela ficasse sabendo.
    Com carinho
    Milza

  4. Fer,
    Quanto tempo! Depois que o BB nasceu nunca mais a minha vida foi a mesma. Em seguida, quando começei a me adaptar a nova rotina, nos mudamos e dai já viu…
    Estava com saudades de te ler, escutar as suas historias e ver suas fotos e receitas tão down to earth–já pensou se o mouse fosse um garfo? =P
    Quanto a MS, que frustração! Não sou crafty também e me dói o coração do de pensar nas coisas lindas e praticas que poderia estar fazendo na casa nova.
    Beijo carinhoso,
    isa

  5. Fer,
    O problema deste bolo é a foto! Isso mesmo! Vendo essa foto maravilhosa eu fico tentada a tentar fazer e garanto que eu sou dez vezes menos habilidosa do que você! Ou seja no meu caso levaria uns 30 dias para ser servido! Kkkkkk!!!
    Eu vi uma vez um bolo lindo de crepe com chocolate, acho que foi no blog da Simone, o Chocolatria! Até hoje tenho planos de um dia tentar! Rsrsrs…
    Beijinhos

  6. Fer voce eh corajosa!! Eu ja pensei mil vezes em fazer a versao do bolo de crepes com nutela no meio, mas nunca me animei demais. Eu e os crepes nao somos os melhores amigos! rs!
    Mas pelo jeito apesar das 72 horas necessarias entre descansos e labuta vc acertou no bolo pois a foto da fatia esta linda, perfeitinha!
    Beijos!
    Ana

  7. Concordo com vc, plenamente.
    Pq é revoltosa esta coisa de se comprovar na vida pratica, que toda aquela “facilidade”, prometida, era apenas uma mera utopia mediatica…
    Mas um dia, se a preguiça permitir, vou postar uma receita, até que bem facinha, de um “bolo de crepes”, francesa, que é tudo de bom!
    A nossa vida culinaria, como tudo, é sempre feita de altos e baixos. rss
    Bom fim de semana.
    Bjs!

  8. Fer, o lemon curd, de boa qualidade, orgânico, ganhei da Valentina, como um dos presentes por conta da promoção de aniversário do seu blog. Agora é só tomar coragem e fazer o bolo… Acho que vou me arriscar e depois te conto.
    Bjs.
    R: conta sim, Gina! vou querer saber. beijo!

  9. Fer, eu achei que o seu ficou bonitinho. O que me veio a mente, foi o bolo de rolo. Alias, achei uma otima ideia pra experimentar fazer com goiabada, tipo um bolo de rolo mesmo. Ou quem sabe com a receita da massa to dito cujo, mas feita na frigideira?
    Sorry pelo desapontamento (vixi, eh isso?), eu curtih a ideia.:)
    Bjs amiga, otimo weekend por aih:)

  10. Fer, eu nao tenho certeza agora nao, mas me lembro de tempos atras um grupo desses internetico qualquer (Daring Bakers, ou algo do genero) fazendo um bolo em camadas da MS, creio que crepes, e reclamando pacas por nao ter funcionado para quase ninguem.
    Mas faz muito tempo, nao sei nem se conseguiria encontrar o link pra te passar. Vou tentar….
    eu pra sobremesa sou um desastre, entao nem me atrevo a ler a receita pra nao atrair instant karma

Deixe a sua pitada: