Em Nazaré, depois de passearmos pela linda praia, onde as criancas cataram pedras e conchinhas e o Fausto tomou um caldo, voltávamos para o estacionamento quando eu vi esse restaurante. Ele estava fechado, mas eu colei a minha cara nos vidros e fiquei simplesmente encantada com o que vi lá dentro. A oportunidade de registro era única. Micos à parte, o que importa é que fotografei o restaurante, que agora vai ficar gravado para sempre na minha memória, para no futuro, quem sabe, eu poder voltar à Narazé e jantar na Taberna da Adelia.
Pelo que me contaram da história de Nazaré, com sua população de pescadores vestidos de camisa xadrez e touca de meia de lã e as mulheres com as saias curtas—certamente para poder entrar na água e ajudar os maridos com mais destreza, a Taberna da Adelia reproduz todos esses simbolos da cidade. Com as cadeiras forradas de tecido xadrez, a foto da própria Adelia vestida a carater e todos os micro-detalhes das louças e tachos de metal. Um chame de lugar, onde eu não comi, mas isso realmente não importa.
Fer, amei as fotos e o texto, como sempre…que lugar maravilhoso deve ser esta Taberna…aliás, quanta coisa maravilhosa há em Portugal para ver e experimentar! Só estive lá por uma noite há muito tempo….um dia tenho que voltar e conhecer melhor a terrinha dos meus bisavós…!
Há tempos não comento aqui, a correria me impede de visitá-la com mais frequência, e muitas vezes venho rapidinho e não dá para comentar…mas espio tudo!
Saudades!
Eu conheço a Adélia, é a melhor caldeirada de peixe, que delicia.
A touca de meia de lã na cabeça dos homens são barretes, achei graça ao nome de “touca de meia de lã”.
Beijo grande e bom fim de semana
Olá Fernanda! Eu nasci na NAzaré, lá no Sítio, bem perto da Igreja da Senhora da Nazaré.
As suas fotos estão maravilhosas!
O armário e peças de “esmalte” como aquelas fazem parte das memórias da minha infância. Abraço.
E as molduras amarelas das portas e janelas azuis ???
Que coisa mais linda Fer !!!
Quem acredita que a decoração faz parte da experiencia de comer e que um bom restaurante começa pela sua apresentação levanta a mão! Só faltou comer na Adélia para comprovar o fato 😉
Fer e este armário com estas peças em ágata, que coisa linda. Realmente é para não esquecer e voltar. Puro aconchego.
Bjs!
As fotos ficaram lindas!
Que lugar mais fofo.
Bjs
Nossa, e você tirou essas fotos pelo lado de fora do restaurante? Os detalhes são lindíssimos e impressionantes 🙂
Grande beijo,
Lud