A taberna da Adelia

nazare_adelia_8.jpg
nazare_adelia_1.jpg nazare_adelia_2.jpg
nazare_adelia_4.jpg
nazare_adelia_5.jpg nazare_adelia_6.jpg
nazare_adelia_7.jpg nazare_adelia_9.jpg

Em Nazaré, depois de passearmos pela linda praia, onde as criancas cataram pedras e conchinhas e o Fausto tomou um caldo, voltávamos para o estacionamento quando eu vi esse restaurante. Ele estava fechado, mas eu colei a minha cara nos vidros e fiquei simplesmente encantada com o que vi lá dentro. A oportunidade de registro era única. Micos à parte, o que importa é que fotografei o restaurante, que agora vai ficar gravado para sempre na minha memória, para no futuro, quem sabe, eu poder voltar à Narazé e jantar na Taberna da Adelia.
Pelo que me contaram da história de Nazaré, com sua população de pescadores vestidos de camisa xadrez e touca de meia de lã e as mulheres com as saias curtas—certamente para poder entrar na água e ajudar os maridos com mais destreza, a Taberna da Adelia reproduz todos esses simbolos da cidade. Com as cadeiras forradas de tecido xadrez, a foto da própria Adelia vestida a carater e todos os micro-detalhes das louças e tachos de metal. Um chame de lugar, onde eu não comi, mas isso realmente não importa.

8 comentários em “A taberna da Adelia”

  1. Fer, amei as fotos e o texto, como sempre…que lugar maravilhoso deve ser esta Taberna…aliás, quanta coisa maravilhosa há em Portugal para ver e experimentar! Só estive lá por uma noite há muito tempo….um dia tenho que voltar e conhecer melhor a terrinha dos meus bisavós…!
    Há tempos não comento aqui, a correria me impede de visitá-la com mais frequência, e muitas vezes venho rapidinho e não dá para comentar…mas espio tudo!
    Saudades!

  2. Eu conheço a Adélia, é a melhor caldeirada de peixe, que delicia.
    A touca de meia de lã na cabeça dos homens são barretes, achei graça ao nome de “touca de meia de lã”.
    Beijo grande e bom fim de semana

  3. Olá Fernanda! Eu nasci na NAzaré, lá no Sítio, bem perto da Igreja da Senhora da Nazaré.
    As suas fotos estão maravilhosas!
    O armário e peças de “esmalte” como aquelas fazem parte das memórias da minha infância. Abraço.

  4. Quem acredita que a decoração faz parte da experiencia de comer e que um bom restaurante começa pela sua apresentação levanta a mão! Só faltou comer na Adélia para comprovar o fato 😉

Deixe a sua pitada: