panna cotta de baunilha e amora

pannacottabaunilhaamora.jpg

Para não sair do meu habitual “modus operandi” de preparar uma receita, pesquisei incansávelmente e encontrei muitas variações para a feitura da panna cotta. Escolhi essa bem simples, que adaptei aos meus ingredientes. Queria usar uma berry, que inicialmente seria a framboesa, mas sei lá por que acabei optando por amoras. Não foi uma boa escolha, pois elas estavam muito maduras e algumas tinham uns carocinhos mais duros. Mas o creme ficou muito saboroso e mesmo a molenguice das frutinhas não comprometeu o sabor. O Gabriel comeu duas porções, e isso é um ótimo sinal. Usei as baunilhas do Tahiti que ganhei do Garrett.

1 litro de creme de leite fresco
14 gramas de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara de leite
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha ou favas de baunilha

Raspei duas favas de baunilha e coloquei, favas picadas e sementes, em 1 litro de creme de leite fresco. Deixei descansar por um tempo e acrescentei 1 xícara de açúcar de confeiteiro. Polvilhei dois envelopinhos de 7 gr cada um de gelatina em pó sem sabor em 1/2 xícara de leite integral e deixei a gelatina dissolver. Esquentei a mistura de creme de leite com baunilha e cozinhei em fogo baixo por uns minutos. Não deixei ferver. Retirei do fogo e coei, para retirar as favas da baunilha. Voltei ao fogo baixo e acrescentei a gelatina dissolvida no leite, misturei bem com um batedor de arame. Retirei do fogo. Preparei os ramequins com um punhado de amoras em cada um. Coloquei a mistura de creme de leite sobre as amoras e levei à geladeira por mais ou menos três horas, quando a panna cotta ficou firme.

7 comentários em “panna cotta de baunilha e amora”

  1. Amei! Estava em busca de uma boa receita de panacotta desde minha última experiência, que foi um desastre!
    Vou tentar essa, que ficou linda! Beijos

  2. Fer, eu adoro, AMO panna cotta, eh meu doce/sobremesa preferido!
    A sua esta linda, tenho certeza q eu iria adorar sua panna cotta, ainda mais com amoras! hummmm!!!
    Beijos!
    Ana

  3. Panna cotta é uma daquelas sobremesas que me faz lembrar de quando era criança, não sei se é a textura do doce ou porque a minha madrinha sempre fazia. bjos, Nina.

Deixe a sua pitada: