nozes caramelizadas

Para a Maria Célia, que pediu a receita das nozes caramelizadas. Na verdade elas são “glazed” [vitrificadas] e não tem caramelo, mas uma camada de qualquer coisa doce. Eu compro as minhas nozes prontas no supermercado, mas elas podem ser feitas em casa de inúmeras maneiras, usando mel, açúcar, maple syrup e até bebida alcóolica. Pode-se acrescentar vários tipos de especiarias. Escolhi essa receita, que tirei do site do California Walnuts e que é a mais parecida com as nozes que usei na Waldorf Salad.
Spiced Walnuts – Nozes Caramelizadas
1 clara de ovo
1 colher de sopa de água
2 xícaras de nozes descascadas
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela ou outra especiaria – mude ou misture a gosto, pode usar até pimenta em pó, se quiser fazer nozes mais audaciosas para enfeitarem uma salada.
Pré-aqueça o forno em 225°F/110ºC e forre uma assadeira larga com papel alumínio. Misture a clara de ovo com a água e bata até ficar espumante. Adicione as nozes e misture bem para que todos os pedacinhos fiquem cobertos com o liquido. Coe as nozes e deixe escorrer por uns minutos. Num saco de papel ou plástico, misture o açúcar e a canela. Adicione as nozes e sacuda bem, para que todos os pedaços de nozes fiquem cobertos pela mistura de açúcar. Espalhe as nozes na assadeira e asse por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos. Deixe esfriar e guarde em latas ou vidros bem tampados.

3 comentários em “nozes caramelizadas”

  1. Fernanda,
    Vc diz para assar as nozes por uma hora. A que temperatura? Uma hora mesmo em baixa temperatura não seria o suficiente para queimar as nozes?
    Obrigado,
    Celso
    R: Celso é 1 h em temperatura 110ºC. é bem baixa, igual quando se faz tomate seco. não queima. 🙂

  2. Menina, vou experimentar com outras coisas tb, tipo castanha do pará, amendoim etc.
    Mas é pra olhar com os olhos e lamber com a testa, como dizia minha vó, kkk, pq estou de dieta.

  3. Cara Fernanda
    Quero agradecê-la pela receita das nozes. Vou fazê-las ainda hoje.
    Marido havia comido num restaurante e pediu-me para fazer afim de variar a “salada nossa de cada dia”.
    Super obragada. Depois eu conto meu resultado. Grande beijo
    M Célia

Deixe a sua pitada: