sour cream caseiro

A Verena me perguntou se havia um substituto para o sour cream, que não é encontrado muito fácilmente no Brasil. Eu achei duas receitas para sour cream caseiro. Não sei se os ingredientes substitutos também são fáceis de encontrar, mas são duas alternativas:
1.
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 colher de sopa de suco de limão
1 xícara de queijo cottage low fat
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade média até ficar bem crfemoso.
2.
2 xícaras de creme de leite fresco
5 colheres de chá de buttermilk
Misture tudo numa jarra e misture vigorosamente. Deixe em temperatura ambiente por 24 horas. Guarde na geladeira e deixe descansar por mais 24 horas antes de usar. Essa receita é bem parecida com uma de crème fraîche que eu vi na revista Martha Stewart Living. Então deve ficar um tipo de sour cream mais “rich”.

14 comentários em “sour cream caseiro”

  1. SOUR CREAM (creme azedo):
    1 lt de creme de leite sem soro
    1pote de cream cheese
    2 colheres ( sopa ) de vinagre branco
    suco de 1/2limão
    MODO DE PREPARAR:
    Amasse o cream cheese com um garfo e acrescente o creme de leite. Junte o limão, o vinagre e misture bem. Deixe na geladeira até a hora de servir para que fique um creme firme.

  2. Aqui vai uma receita de sour cream do livro pães e Cia:
    Misturar ao creme de leite fresco(ou então metade creme de leite, metade iogurte), 1 colher de café de suco de limão e uma pitada de sal. Deixe repousar por 20 minutos ou até que o composto tenha encorpado.

  3. sempre me pareceu que sour cream seria algo muito parecido com qualhada. substitui algumas vezes por qualhada, só tomando cuidado que a qualhada é um pouco mais mole que o sourcream, corrigindo na consistencia, mas sabor fica excelente. =)

  4. Essa receita da cordon bleu eu já testei e aprovei. Pra quem mora em SP e está com muita preguiça de fazer e tempo sobrando a CAsa Santa Luzia tem creme azedo pronto.
    Beijos

  5. Fer, atendendo ao convite pra meter a colher, pelo que eu saiba, buttermilk eh o creme de leite mais fluido, tipo o de latinha no Brasil. Mas posso estar enganada.
    Abs
    Brisa

  6. Meninas, eu nunca fui atras de saber o que era o que, nem de fazer essas coisas em casa. Mas dando uma olhada agora, saquei que o buttermilk seria na teoria o soro que sobra da fazedura da manteiga. Mas o buttermilk que se compra no supermercado eh mais uma coalhada, so que bem diferente da textura da coalhada que eu conhecia. Eh mais cremoso. Mas como eu uso so qdo a receita manda, nunca bebi pra saber o gosto. 🙂 La vou eu…. 🙂 Patricia, obrigada pela dica da receita do CB, que parece mais acessivel que as outras. beijos!

  7. Ois,
    Essa dica do Cordon Bleu dá muito certo. Eu faço isso sempre, mas acrescento também uma pitada de sal, para dar um gostinho e acelerar o processo.
    Cheers,
    Tatu

  8. Meninas, pelo que sei buttermilk é coalhada…
    Essa receita de sour cream é de um livro da Cordon Bleu:
    Misture 1 colher de sopa de suco de limão em 250 ml de creme de leite integral numa tigela de vidro. Deixe a mistura descansar na temperatura ambiente por 10-30 minutos até engrossar. Cubra a tigela e deixe na geladeira até ficar pronto para ser usado.
    Ainda não testei, ok?

  9. Fer, obrigada mesmo pelas receitas!!! Acho que vou ter que tentar a primeira mesmo…não acho Buttermilk aqui… se fosse antigamente meu avô tinha uma fazenda e era mais fácil…mas agora…
    Vou testar e depois dou um alô! Beijos e ótima semana!

Deixe a sua pitada: