bolo de limão [meyer]

bololimaomeyer1.jpg

Estou muito cansada neste momento para contar com detalhes a saga que foi, durante o final de semana que fiz esse bolo, para encontrar receitas para gastar as dúzias de limão meyer e rosa que tenho na gaveta da minha geladeira. Eu queria algo cremoso, mas que não levasse ovos. Tudo deu errado, nem queiram saber. Vou cochichar bem baixinho que joguei fora dois vidros do melhor creme de leite fresco orgânico e quatro preciosos limões meyer na infrutifera tentativa de fazer uma receita inventada. pff. Depois de quase chorar e chutar algumas latas de raiva, me resignei e fiz este bolo. Ele ficou muito bom apesar de ter ficado um pouquinho escuro dos lados porque [deixa eu falar baixo outra vez] fiquei conversando com meus pais no skype e deixei o bolo por tempo demais no forno. Abafa, abafa!

para o bolo:
1/2 xícara de azeite de oliva
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoa
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal marinho
1 xícara de açúcar
3 ovos caipiras grandes
1/2 xícara de iogurte grego
2 colheres de chá de raspas de limão meyer
1 fava de baunilha, as sementes raspadas
para a cobertura:
1/4 xícara de açúcar
1 limão meyer, sementes removidas, cortado em fatias finas
1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de sopa de iogurte grego

faça o bolo:
Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma de furo no meio [bundt] de 20 cm com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.

Numa tigela média misture as farinhas, o fermento e sal. Numa tigela grande misture o açúcar e os ovos batendo bem. Adicione o óleo, o iogurte, as raspas de limão e sementes da baunilha. Adicione os ingredientes secos aos úmidos e misture bem até ficar tudo incorporado. Despeje a massa na forma untada. E leve ao forno. Asse até a superfície ficar dourada e o centro do bolo bem cozido, por cerca de 45 minutos. Deixe esfriar completamente antes de desenformar num prato.

faça a cobertura:
Numa panela pequena coloque o açúcar e 1/2 xícara de água para ferver. Adicione as fatias de limão e deixe cozinhar por 5 a 7 minutos. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar. Numa tigela pequena misture o açúcar de confeiteiro, um pouco de água [usei suco de limão], o óleo, o iogurte. Se ficar muito espesso, ajuste com mais água. Colocar essa cobertura sobre o bolo e cobrir com fatias de limão.

bololimaomeyer2.jpg

3 comentários sobre “bolo de limão [meyer]”

  1. Olá Fer, ja li em algumas receitas suas o limão rosa, este limão é o limão cravo no Brasil? Moro em Ny e nunca vi este limão aqui, eu gostaria muito de encontra-lo, como se chama este limão nos EUA? Eu tbem adoro suas fotos, como vc escreve é tudo tão lindo!!!!Eu sempre fico na expectativa qdo abro seu blog e o que vou encontrar e tudo sempre interessante , parabéns…
    abraços, Wilma.
    R: Wilma, sim o limao rosa é o cravo, muito comum no Brasil. aqui eu pego numa arvore que nao pertence a ninguem na minha ex-vizinhança. nunca vi pra vender, infelizmente. mas quem sabe ai em NY em algum farmers market nao tem? o nome em ingles é rangpur lime. abs!

  2. Olá Fer, o bolo ficou com uma cara ótima. Não sei porque, mas suas fotos me lembram muito uma coleção de livros que minha mãe tinha quando eu era criança e eu ficava horas folheando e adorava, a “Enciclopedia da Mulher e da Familia”, do final dos anos 70. É olhar suas fotos e viajar no tempo.
    Abraços.
    R: Valeria, obrigada! vai ver minhas fotos lembram livros dos anos 70 porque uso filtros vintage nelas. bjo!

Deixe a sua pitada: