bolo de laranja e nozes

bolo-laranja1.jpg
Mais uma receita usando os cítricos [sorry!], só que desta vez é a laranja. E ainda leva nozes, que estavam fresquinhas. Tenho apenas uma coisa a declarar—esse bolo ficou simplesmente uma delicia!
1 e 1/2 xícaras de nozes picadas
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos caipiras grandes
1 e 1/3 xícaras de açúcar
1/2 xícara de suco de laranja espremido na hora
1 1/2 colheres de sopa de raspas de casca de laranja [*usei um pouco mais]
1/2 xícara de azeite
Pré-aqueça o forno a 350°F/ 176ºC. Unte uma assadeira de fundo removível com azeite. Coloque um circulo de papel vegetal ou manteiga no fundo da forma e unte o também a superfície do parel com azeite. Reserve.
Triture as nozes no processador de alimentos até que fiquem bem moídas. Combine as nozes, a farinha e fermento em pó em uma tigela média e reserve.
Usando a batedeira, bata os ovos por cerca de 2 minutos. Aos poucos adicione o açúcar, batendo até que formar um creme amarelo pálido e espesso, por cerca de 4 minutos. Aos poucos, adicione a mistura de farinha e nozes, em seguida adicione o suco de laranja, as raspas da laranja e o azeite de oliva, batendo apenas até misturar bem. Transfira a massa para a forma preparada, leve ao forno e asse por uns 50-60 minutos ou até o centro estar totalmente cozido. Remova do forno, deixe esfriar completamente numa grade e inverta numa travessa, removendo o papel do fundo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro se quiser. Eu quis.
bolo-laranja2.jpg

7 comentários sobre “bolo de laranja e nozes”

Deixe a sua pitada: