salada de tomate & erva-doce

sal-ervadocetom_1S.jpg
A época mais feliz do ano pra mim é quando os tomates californianos começam a aparecer nas feiras e mercados. Eu só como tomate nesta época, porque no resto do ano os tomates vêm da Flórida ou do México, onde a industria usa práticas absurdamente insustentáveis e faz uso de mão de obra escrava. E pra piorar, esses tomates são uma farsa, isto é, não têm gosto de nada. Me recuso a fazer parte dessa parada, por isso me contento com o festim do verão, quando consumo os tomates orgânicos plantados e colhidos na minha região. É por isso que de julho a setembo receitas com tomates frescos abundam por aqui. Essa receita de salada eu pesquei do jornal britânico The Independent. Ficou realmente uma delícia.
serve de 4 a 6 porções
350 gr de tomates orgânicos maduros [pode misturar variedades]
1 bulbo de erva-doce cortado em fatias bem finas no mandoline
80 gr de queijo parmesão ou pecorino em fatias finas
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco ou cidra de boa qualidade
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Corte os tomates e misture com a erva-doce. Junte também algumas folhinhas verdes da erva-doce. Misture o vinagre com o azeite e tempere a salada. Tempere com sal e pimenta, junte o queijo—eu usei o parmesão, e sirva.

4 comentários sobre “salada de tomate & erva-doce”

  1. Gostei da combinação. Se bem que lascou parmesão na salada eu já acho que está perfeito, pode ser qualquer uma. Tb gosto de combinar a erva doce com pistache, fica muito bom.

  2. Fer, com o frio que está por aqui, esta salada mais parece um raio de sol.
    Este ralado da erva-doce é mais um cortado fino do que propriamente ralado, né?
    Abs.
    R: sim, Edu. vou mudar a palavra lá, pra ninguem mais se confundir. abs

  3. Fer, cá tb só se come tomate fresco agora que o tomate tem sabor a tomate. De preferência directo da horte do meu pai, onde este ano tb há tomate cereja. 🙂
    Com funcho, assim bem simples, olha só que combinação boa! 🙂
    Bjs

Deixe a sua pitada: