picolé de limão

picole-limao_1S.jpg

O verão já estacionou todo malandro por aqui, o que significa que já estamos sendo engolfados pelos temidos “triple digits”—as temperaturas acima dos 100ºF [38ºC]. Não sofremos com esse calorão constantemente, ele vem e vai em ondas. Mas quando uma das ondas chega, nossa rotina muda um pouquinho. É recomendável que se beba muito liquido, de preferência água, que se alimente de maneira leve, se feche as janelas e persianas da casa pela manhã, e que todos mantenham-se em ambientes climatizados. Nos dias do calorão é melhor não planejar picnics, não ligar o forno dentro da cozinha pois a vontade é mesmo só de comer coisas frias. Neste final de semana tivemos nosso primeiro 100ºF e as refeições foram leves, feitas na churrasqueira que fica no quintal. E é claro que as sobremesas foram frutas frescas e sorvete. Fiz mais uma leva de picolés e como sou uma pessoa absolutamente fiel aos sabores cítricos, o sabor escolhido foi o limão.

Ainda tenho limões gigantes pendurados por um fio no meu limoeiro. Vira e mexe um despenca, de tão pesado. Eles são cheios de sumo. E eu aproveito tudo—ralo a casca e seco, espremo o suco até a última gota. Para esse sorvete, usei apenas um limão. Deu 8 picolés.

1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de iogurte integral
Suco e raspas da casca de 1 limão
Mel a gosto
1 colher de chá de licor limoncello

Misture muito bem todos os ingredientes numa jarra comum ou medidora. Assim fica mais fácil colocar o liquido nas formas. Coloque os palitos, cubra, leve ao congelador. Se não tiver o molde e for fazer os picolés com copinhos de papel, plástico ou vidro, cubra cada um com um pedaço de plástico filme bem esticado, daí insira o palito, pra ele congelar retinho e no lugar certo.

11 comentários sobre “picolé de limão”

  1. bom dia !
    Adorei sua receita , mas como sou diabética, faria diferença se tira se o creme de leite, troca se o mel por adoçante.
    R: acho que voce pode adaptar os ingredientes sim, Neli.

  2. Numa versão pra criançada, pode substituir o licor pelo quê? Ou não precisa de substituição, bastando omitir?
    R: apenas omita o licor, Silvia, nao fará grande diferença.

  3. Ai, ai…
    Esse picolé tem tudo que eu amo: Lemons, iogurte, creme de leite…
    Nem precisavam ter ficado tão lindos e perfeitos!!!
    Beijooo

  4. Tivemos uma onda dessas por aqui nestes últimos dias, mas amanhã já dão descida de temperatura e chuva para sexta. Queria ter um limoeiro como esse cá em casa 🙂 Os picolés devem ser super refrescantes!

  5. Que delícia, Fer! Com essa dica dos palitinhos, acho que vou fazer tb… há anos não tenho mais as forminhas de plástico bem bagaceiras que minha mãe comprou uma vez e que usamos até! 😀
    Beijos!

Deixe a sua pitada: