açúcar com sabores

sugar flavorQuando fiz esse sorvete de morango com lavanda, tive a idéia de refazer o açúcar que gastei. Não tem nenhum segredo, é só misturar mais ou menos uma xícara de açúcar da sua preferência com uma colher de sopa de flores de lavanda, misturar bem e guardar. Eu já faço o açúcar de baunilha há muitos anos, reaproveitando as favas usadas em receitas, que eu seco e coloco direto no açúcareiro ou no pote onde guardo o açúcar. Faço com vários tipos de açúcar— o demerara, o mascavo, a rapadura e o branco comum. Da baunilha e lavanda foi um pulinho para fazer o açúcar de limão [e de laranja em breve] e o de gerânio rosa. O de limão foi só raspar as casquinhas bem fininhas [eu uso um ralador microplane] e deixar secar de um dia para o outro, então misturar com o açúcar: uma xícara de açúcar e raspas de um limão. E o de gerânio foi só lavar as folhinhas, deixar secar rapidamente e fazer camadas no potinho: folhas e açúcar intercalados. Ficam açúcares perfumadíssimos para se usar como quiser, adoçando chá, limonada, fazendo calda, no sorvete, no chantilly, no bolo, eteceteráeteceterá.

24 comentários sobre “açúcar com sabores”

  1. amei um dia ter descoberto teu blog, sempre venho aqui pra dar uma espiadinha e não resisto . cada dia uma boa novidade. não vejo a hora de minha linda filha ter as entendimento para poder apresentar teu blog a ela ( ela ainda vai fazer 3 anos hehehehe )
    você pode ver fotos dela no face. parabéns , não te conheço, mas posso dizer que gosto muito de você pela personalidade autentica, carismática e cultural .
    ps posso colocar dicas postadas no blog no meu face ????
    R: obrigada Carlos! pode colocarcascdicas la sim, um abraço!

  2. adorei as dicas com açúcar. tem um vasinho com lavanda, e no momento está todo floridinho. como faço, uso as flores ou folhas? frescas ou deixo secar? obrigada.

  3. Olá!
    Sou novata no pedaço!
    Estou iniciando o meu blog, contudo, a página
    http://iedadeazevedo.sites.uol.com.br, já está no ar há muito tempo, com trabalhos meus e de alunos.
    Mas, sempre tive vontade de ter um blog para ter liberdade de colocar certas idéias, que na página não caberiam.
    Agradeço a gentileza de partilhar as suas , que de tão boas que só podem sair de mente voltada para o bem.
    Desejo-lhe muita paz e fique certa de meu agradecimento.Iêda.

  4. Oi, FÊ!
    Passei aqui pra te dizer que, graças a sua dica e a incrementada das meninas do SUPERZIPER, presenteei minhas cunhadas com o açúcar saborizado com canela, embrulhado no Furoshiki, neste natal.
    Foi o maior sucesso.
    obrigada por compartilhar esta dica “BÁRBARA”!!
    Um grande abraço,
    June Márcia Zauli

  5. Simplesmente adorável..!!
    Obrigada pelo compartilhamento.
    Vou esperimentar..Detalhe, na minha cidade (Macapá-Ap) não temos a baunilha em fava, existe alguma forma de substituição?
    Obrigada…
    Ritangela.
    R: Ritangela, veja se encontra por ai a semente da amburana que dizem ter o mesmo aroma da baunilha. abs!

  6. Cheguei aqui de blog em blog e ameeeeiii…especialmente esse açucar com sabores! Bom, leiga total no assunto “flores na culinária”..rs..preciso de um help! Como uso a lavanda? Posso usar as flores e folhas? Como secar? Preciso amassar para colocar?
    Ai, desculpas por tantas perguntas… mas quero muito fazer! 🙂
    Bjs Nana
    R: oi Nana, usa só as flores da lavanda, que voce deixa secar no ambiente em cima de um prato ou os raminhos num vaso. não precisa amassar, só coloca as florezinhas secas no aæcucar. um beijo

  7. Gente!!
    Já fiz pão de laranja, de limão, agora o açúcar… é o máximo… no pão uso laranja kinkan pois tenho no quintal, assim que estiver na safra farei o açúcar!!
    Bjs
    Eliane

  8. Olá
    Fiquei a conhecer o teu sítio através do superziper. Simplismente amei a ideia do acúcar aromatizado. E gostava de parabenizar-te pelo compartilhamento da tua criatividade com todos.
    Um feliz 2010 para si e todos os seus familiares. Saúde, Paz, Amor, Prosperidade e muito Suecesso.
    Fica sempre com Deus.
    Abraços.
    Sil

  9. Acompanho seu blog há muito tempo, tipo, há zilhões de anos – ok, vc é xúper jovem, mas eu sou jurássica rs – e na minha estada em Curitiba no último fim de semana, lembrei de você!!! Passei no tentador Mercado Público e achei o Microplane! Fiquei ultra-mega-feliz-triste: Feliz pois é mais um dos kitchen-gadgets-to-dream-about que pude segurar e desejar….. mas fiquei triste pq o preço eram módicos… 80 contos! ai ai ai… Beijukka!
    Juliana, ah, esses vao ser os seus 80 contos mais bem aplicados, voce vera com o tempo! 🙂 um beijo!

  10. Fer
    Aromatizar o açúcar com lavanda ou limão foi genial! Tenho um vidro com açúcar fino (de confeiteiro) que sempre recebe as favas de baunilha usadas…Vou providenciar mais dois vidros…Ai, ai, meus armarios precisariam crescer para guardar tantos vidrinhos!
    Super obrigada pelas dicas!!!

  11. Fer
    Existe um jardim publico lindo em frente da minha casa que as águas do Tejo vêm beijar.
    Quando vou passear os meus cães trago folhinhas dos arbustos,algumas identifico em casa,com a ajuda dum livro de botânica.
    Agora já é noite ,mas de manhã vou lá em busca do geranio rosa:)
    Tenho um frasquinho com açucar e rosmaninho(o nome da lavanda por aqui)colhido lá.
    Um beijo

  12. Ai…só não vou correndo agora fazer o de limão porque estou no escritório, sempre fiz o de baunilha também, mas nunca tive o insight de pensar em outros sabores. Valeu a dica.
    Beijos

  13. Sabe aquelas casquinhas cristalizadas de laranja e mexerica? No meu processo de confecção, sobra uma boa quantidade de açúcar saborizado, granuladinho, que pode ser triturado. Fica muito bom. Só não acertei ainda o de limão, pelo meu processo, mas dessa forma que você faz é bem simples.
    Ótimas ideias.
    Bjs.

  14. O de baunilha eu tbem faco, alias meu sugar jar tem varias favas dentro, meu acucar aqui em casa eh so com banuilha.
    Ja fiz com raspas de laranja e fica super gostoso tbem, agora o geranio rosa eu nao conheco, deve ficar cheiroso nao Fer?
    Ana (que nao eh muito fa de lavanda na comida, hehe!)
    R: Ana, o de geranio eh simplesmente sensacional! tenta fazer, vc nao se areependera. 😉 beijaooo, Fer

  15. Fer,
    Esses açúcares devem ser óptimos, em casa costumo ter o de baunilha e recentemente o de amburanas, sementinhas que a Cláudia do Sabor Saudade gentilmente me ofereceu, vou agora experimentar o de limão e o de gerânio, apesar que o meu gerânio tem um cheiro a especiarias, vou tentar a ver o que dá.
    Bjs
    Moira

Deixe a sua pitada: