frogurt de morango & lavanda

frozen-y-straw_2S.jpg

Milagrosamente eu usei uma receita para fazer este sorvete. É o strawberry frozen yogurt do livro The Perfect Scoop do David Lebovitz que dei uma pequena [pequena mesmo] modificada. Troquei o limão pela lavanda. Na verdade, usei um açúcar biológico de lavanda que ganhei da Carlota, quando nos encontramos em Lisboa. Demorei pra achar uma receita legal para usar esse açúcar e também demorei pra sacar que fazer açúcar de lavanda é a coisa mais fácil do mundo, daí fiz um tanto para usar novamente no futuro. Como tenho o paladar muito sensível para o açúcar, achei que esse sorvete ficou um pouco mais doce que os que eu normalmente faço, usando mel ou nectar de agave. Mas nada que me previna de comê-lo com animação. E ficou com uma cor impressionante. Pensar que ele é cem por cento natural—a really good thing.

450 gr de morangos orgânicos picados
2/3 de xícara de açúcar * usei o açúcar biológico com lavanda
3 colheres de sopa de vodka ou kirsch * usei vodka
1 xícara de iogurte orgânico integral
1 colher de chá de suco de limão * não usei

Coloque os morangos numa tigela e misture o açúcar e a vodka ou kirsch. Mexa bem e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. No liquidificador coloque os morangos e o iogurte e bata bem. Coloque na sorveteira e é só.

10 comentários sobre “frogurt de morango & lavanda”

  1. Eu queria saber se criança também pode tomar esse sorvete…
    Porque minha filha pediu para eu fazer e estou preocupada por causa da vodka…
    R: a vodka é opcional.

  2. Fe, você disse que para fazer o açucar de lavanda junta os ingredientes e deixa um tempo. Você não bate a lavanda junto com o açucar? E qual a quantidade de lavanda para açucar? E por último, desculpe a ignorância, mas essa lavanda é especial, tipo comestível?
    Obrigada, Ju.
    R: Ju, nao precisa bater, so juntar. nao tem medidas, mas nao ponha muita lavanda—tipo 1 xicara de acucar pra 1 colher cha de lavanda. eu usei a lavanda seca, nao eh especial, eh lavanda que colhe no mato, no quintal. bjo, Fer

  3. Fer, ja disse que adoro seu blog? ja ne? rss
    O que posso usar pra substituir a vodka? pq o sorvete aqui de casa é para as minhas crias!
    bj

    Dé, obrigada! 🙂 a quantidade de vodka eh minima, mas eh melhor entao nao por nada. beijo! Fer

  4. oi Fer, tudo bem?
    desculpe a ignorância, mas eu nunca fiz sorvete e gostaria de saber como fazê-los sem a sorveteira!gostei dessa receita que parece bem simples e quando esquentar, vou querer fazer!
    abraço
    R: Ligia, sem sorveteira eu nunca fiz, mas ja li que tem que tirar do freezer tres vezes e bater. mas deve haver receitas para fazer sem maquina por ai. bjo, Fer

  5. Oi Fernanda,
    Virei fuma super fã do seu blog! E vejo os seus sorvetes e ficom com uma vontade enorme de fazê-los, mas estou esperando esquentar o tempo por aqui pra por em prática essas receitas com temperos, e gostaria de saber tbém qual a função da vodka?
    Beijo Miti
    R: oi Miti! que bom! quando voce fizer os sorvetes me conta, tah? a vodka é pra prevenir a formacao de cristais de gelo e o sorvete nao empedrar. esses sorvetes caseiros nao tem os hemolizantes e conservantes, precisam ser consumidos rapido, mas a vodka ajuda a mante-los mais cremosos por mais dias. beijao, Fer

Deixe a sua pitada: