salada de tomate com sumac

tomate_sumac_1S.jpg

A primeira reportagem que fisgou a minha atenção na edição de maio/julho da revista do Jamie Oliver foi sobre o restaurante Fadel, no Líbano. O restaurateur Mourad Mazouz do Momo de Londres, visita o famoso restaurante mantido pela família Fadel desde a década de 40 no alto de uma montanha, à uma hora de carro de Beirute. O lugar serve pequenas porções de comida caseira e típica. O primeiro prato que me chamou a atenção foi uma salada de tomate temperada com sumac. Como estamos em plena estação, tomates suculentos e maduros é o que não tem faltado na minha cozinha. Fiz essa salada duas vezes, o Uriel adorou. O sumac é um tempero muito interessante e intrigante que eu deveria usar mais na minha cozinha. Bem comum nas cozinhas do oriente médio, ele tem uma cor roxa linda e um sabor cítrico. Só peguei leve o alho, pois detesto ficar com aquele after taste tão peculiar, quando se come alho cru. Mas se você gostar à beça do alho cru e não se importar com o bafão, faça como a receita manda e enjoy it!

1/2 cabeça de alho [*diminuí consideravelmente]
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de azeite de oliva, mais extra para servir
2 tomates grandes [ele recomenda a variedade beef, que foi a que usei]
1 colher de sopa de sumac
Folhas de hortelã fresco picadinho
Sal a gosto

No pilão ou no processador, moa bem o alho misturado com a maionese e o azeite. Prepare a salada cortando o tomate em fatias e colocando numa travessa, Pincele cada fatia de tomate com a maionese de alho, salpique com sal e sumac, regue com um fio de azeite e decore com as folhas de hortelã picada.

9 comentários sobre “salada de tomate com sumac”

  1. meu nome é isabella e tenho apenas 10 anos passei aqui só pra dizer que ficou mesmo uma delicia fer adorei a minha vovó fez pra mim e ficou ótimo

  2. oi Fer!
    que delicia!! amoooo tomates e todas as receitas que são feitas com eles!! só o sumac que eu não conhecia e espero encontrar por aqui. gosto muito de temperos variados! será que encontro? será que uma de vcs que fez comentários(tirando Ameixinha)está no Brasil?
    abraços!!

  3. Olá, Fernanda.
    Tudo bem? Meu nome é Cesar e trabalho na equipe de social media da agência Click.
    Estou lhe escrevendo, pois estamos trabalhando com a Sadia em um projeto bacana e gostaríamos de publicar um widget no seu blog (283×303).
    Para isso, e caso tenha interesse, preciso que você me envie seus contatos e seu mídia kit. Caso não possua um, e tenha interesse em ser nosso parceiro, pode simplesmente me enviar seu número de page views, acessos únicos, tamanhos disponíveis e valores.
    Por enquanto é isto. Fico no aguardo, ok?
    Obrigado!
    Abraços,
    Cesar

  4. Nossa, ta igualzinha a da revista Fer!!
    Eu tbem gosto do sumac, tempere frango com ele, fica uma delicia grelhadinho! (com peixe tbem fica bom!)
    Beijos!
    Ana

  5. Fer, esta receita não poderia vir em melhor altura. Estou com algumas especiarias muito usadas nas cozinhas orientais e nem sei o que lhes fazer 🙂
    O meu sumac não é roxinho, acho que é mais avermelhado que roxo, não sei se será o mesmo sumac!
    Esta vou guardar para fazer 🙂

Deixe a sua pitada: