sopa fria de salsão & maçã

sopafria-salsao_1S.jpg
Este ano estou muito inclinada à fazer sopas frias. Achei algumas receitas interessantes numa revista Gourmet de agosto de 2006 que estava soterrada numa pilha de revistas que fica no meu banheiro—este ano também estou mais do que inclinada, estou realmente decidida, à organizar as centenas de revistas espalhadas pela casa.
Gostei imensamente do resultado dessa sopa, que a revista chama de gazpacho. Como eu não tinha o pão branco [baguette] pedido pela receita, substituí por pão de centeio preto, que era o que eu tinha e achei que acrescentei um ponto no sabor com essa modificação. Faça como quiser, com pão branco, ou preto, mas faça, pois essa sopa é realmente um must!
celery apple gazpacho
serve 4 pessoas
3 xícaras [mais ou menos 8 talos] de salsão [aipo] picadop
1 maçã Granny Smith descascada e picada
1 1/2 xícara de água fria
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de chá de sal
1 baguette de 3-inch/ 8 cm sem a casca *usei pão de centeio preto
1/4 xícara de amêndoas despeladas e picadas
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Tiras finas do salsão para decorar, se quiser
No liquidificador bata bem o salsão, maçã, água, limão e sal até formar um purê. Coe tudo para uma vasilha e acrescente os pedaços de pão no liquido. Enquanto isso lave o copo do liquidificador e bata as amêndoas nele, até moer bem fininho. Junte o liquido com o pão imerso, bata bem e vá acrescentando o azeite. Coloque numa sopeira e leve à geladeira até a hora de servir. Decore com fiozinhos de salsão, feitos com o descascador de legumes, se quiser.

9 comentários sobre “sopa fria de salsão & maçã”

  1. Fer:
    Por aqui já vai chegando o friozinho e sopa só quentinhas mesmo.
    Olha, gostei muito da combinação de três ingredientes da sopa: maçã, aipo e amêndoa.
    Lembrei que no Rio de Janeiro comia sempre uma salada com maçã, aipo e castanha do caju que é muito gostosa. Acho que também ficaria muito bom na tua sopa a castanha.
    Um beijo. Lindas as xícaras e pires encastelados do post anterior.

  2. Fer, essa sopa parece fantástica… uma entrada chiquérrima, deliciosa e super prática para um jantarzinho em família! A combinação maçã e salsão é ótima (em meus salpicões, por exemplo, não pode faltar maçã)… vou aproveitar que em alguns dias minha mãe (que é super natureba) vem do Sul para me visitar, e vou fazer essa receita… ah se vou!
    Bjão,
    Mari

Deixe a sua pitada: