panna cotta de laranja vermelha

pannacotta_laranja_1S.jpg
A panna cotta é uma sobremesa sempre presente aqui em casa, porque ela é facílima de fazer e aceita a adição de frutas das mais diversas maneiras. Além do que o Uriel adora. Vi essa receita no website de uma dessas revistas que se pega de grátis na porta do supermercado. Gamei na hora, pois sou fanzoca dos citrus, que ainda estão na onda por aqui. E a blood orange—laranja vermelha é uma das frutas que eu queria usar ainda mais uma vez, antes que elas desapareçam do mercado. Por causa da cor especial da laranja vermelha, essa panna cotta fica com um visual lindo. Use potinhos de vidro. Eu usei copinhos.
Faz 6 porçoes
1 colher de sopa de água
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de iogurte natural [nonfat]
1/4 xícara de açúcar *usei a mesma medida de agave nectar
Raspas da casca de duas laranjas vermelhas
3 laranjas vermelhas cortadas em fatias finas
Dissolva a gelatina na água. Numa panela pequena coloque o creme de leite, o açúcar [ou agave nectar, ou mesmo mel] e as raspinhas da casca das laranjas e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher de pau, espátula ou batedor de arame até o açúcar dissolver. Não deixe ferver. Remova do fogo e junte a gelatina dissolvida. Mexa bem até a gelatina se misturar completamente. Adicione o iogurte e misture. Distribua as fatias de laranja entre seis potinhos e coloque o creme por cima. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

11 comentários sobre “panna cotta de laranja vermelha”

  1. Olá Fernanda. Acompanho o seu blog há algum tempo mas ainda não tinha me aventurado nas suas receitas. Fiz a panna cotta seguindo passo a passo, mas após a geladeira a panna cotta ficou em duas camadas, como se tivesse drenado (ficou mais aguado e transparente no fundo e incorpado e branco por cima…). Alguma dica? 🙂
    R: oi Fabiano, que chato isso! não sei o que poderia ser o problema se você fez exatamente como a receita–será que a laranja tinha muito suco?

  2. Fernanda, escrevo para agradecer esta receita. Fiz ontem à noite para o almoço de hoje e todos gostaram. As raspas, coloquei de limão e a fruta foi abacaxi em cubinhos minúsculos. Muito bom. Sds.

  3. Olá Fernanda,
    Gostei muito desta tua receita e quero fazê-la, mas fiquei com uma dúvida: a colher de gelatina que você usa é de gelatina incolor sem sabor ou é da de caixinha com sabor de laranja, por exemplo?
    Parabéns pelo blog. As receitas e a prosa o tornam duplamente gostoso.
    Bjs.
    Zezé
    R: Zezé, é sempre a gelatina em pó sem sabor. eu nunca uso as gelatinas coloridas. obrigada e beijo! Fer

  4. Oi Fer…
    Tudo bem com vc?
    Esta receita me fez voltar a infância…pois meu tio tinha um sítio, onde haviam dessas laranjas vermelhas, que, infelizmente, pela falta por aqui, nunca mais pude degustar 🙁
    Bjão.
    R: oi Débora! poxa, que peninha… elas sao tao gostosas, alem de lindas! beijao, Fer

  5. Fer, o fundo da panacotta ‘ornou’ com a camiseta, ficou linda por demais essa foto, tem uma vida incrível!
    ;***
    R: Fe, e eu amei essa foto, porque sao as maos do meu filho segurando o copo! 🙂 super beijo, Fer

  6. Fer, aqui nos EUA o que eh creme de leite fresco? Posso substituir pelo creme de leite brazuca de latinha? Ai, desculpe a ignorancia
    R: Marlene, o creme de leite fresco eh o heavy whipping cream. o creme de leite de latinha nao eh fresco.

  7. como ficou bonita Fer! Panna Cotta é sobremesa que gosto bastante,amanhã mesmo vou fazer para um jantar de sobremesa.As últimas que fiz drenei o iogurte antes de misturar para tirar o soro,achei que ficou mais suave o sabor e usei nata fresca no lugar do creme de leite comum.Beijo!

  8. Fer,
    Eu Amo esse tipo de laranja mas ela por aqui é uma raridade 🙁
    Beijinhos,
    Carlota
    R: ah, que pena, Carlota. eu vi essa laranja na Espanha e Itália, achei que era comum por ai… beijao! Fer

  9. Nunca comi nem fiz panna cotta mas é desta que me aventuro! Mas laranja vermelha não é fácil. Que outras frutas aconselhas e que ficam boas? Podes ajudar-me?
    🙂
    R: faz com laranja comum, com morango, ou qualquer outra fruta que goste. 🙂

Deixe a sua pitada: