bolo de romã

bolo_roma_1S.jpg
bolo_roma_2S.jpg bolo_roma_3S.jpg

No mês passado o Uriel trouxe da fazenda de pistachos seis romãs gigantes. Essa fazenda produz romãs exclusivas para exportação, elas vão para o Japão provávelmente dentro de saquinhos de veludo e devem custar por lá o seu peso em ouro. Mas elas são lindas e perfeitas! O cara da fazenda avisou o Uriel que elas já estavam ótimas para consumo. Eu dei uma para uma amiga, abri outra que comi sozinhas devorando as sementes com a colher—e desta vez não encontrei nenhuma surpresa!
Estava pensando no que fazer com tanta romã, ainda mais que também tem chegado romãzinhas singelas, as primas pobres das romãzonas bacanudas, na cesta orgânica. Estava pensando em fazer uma panna cotta, quando cruzei com esta receita. Assim foi. Abri uma romã gigante, fiz o bolo e e ainda sobrou muitas sementes para eu levar de snack no trabalho. O bolo ficou no mínimo o máximo!
Pomegranate Pound Cake
3/4 xícara de açúcar
6 colheres de sopa de manteiga na temperatura ambiente
2 ovos caipiras grandes
1 clara de ovo
3/4 xícara de buttermilk
2 colheres de chá de raspas de limão
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
3/4 xícara de sementes de romã
Manteiga para untar a forma
Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC. Na batedeira bata em velocidade de média para alta a manteiga com o açúcar até ficar bem misturado. Adicione os ovos e a clara um de cada vez, batando sempre. Numa vasilha misture o buttermilk com as raspas de limão, a baunilha e o bicarbonato de sódio. Numa outra vasilha misture a farinha e o sal e bata com o batedor de arame. Vá colocando alternadamente a mistura de buttermilk e a de farinha na batedeira, até formar uma massa lisa. Desligue, adicione as sementes de romã, misture com uma espátula e coloque numa forma média untada. Asse por uma hora, até que o bolo fique firme e dourado. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

10 comentários sobre “bolo de romã”

  1. Que bela sugestão. Também eu tenho algumas romãs que me deram e não sabia o que fazer com elas. Pensei em bolo!?… será que existe? será que é possivel fazer?? e então nesta maravilha da net, encontro a sua receita e com foto e tudo! Vou fazer já este fim de semana.
    Muito obrigada.
    Um beijo

  2. Fer, sei que você é uma pessoa preocupada e empenhada com a ecologia. Sei-o pela maneira como fala e vive as coisas e as faz passar no seu blog. Não é por isso que lhe passo o desafio azul!
    Passo-lhe este desafio porque o seu blog chega às quatro partes do mundo, lido por todos os que a admiram e a quem poderá influenciar.
    Passe no meu blog para ver do que se trata e faça o que achar melhor.
    O seu bolo tem um aspecto muito bom. E eu que gosto tanto de romãs!

  3. Com as que tenho cá em casa vou tentar fazer licor de romã 🙂 Espero que dê certo!
    Este bolo está muito bonito!! Aposto que deve ser delicioso. Adoro comer as pérolas de colher… simples mesmo 😉
    Bom fim de semana!

Deixe a sua pitada: