bolo de limão & azeite

bolo de azeite & limão

Receita simpaticíssima que encontrei no Serious Eats e que fiz, com relativo sucesso, se descontarmos o fato que o bolo se desmilinguiu totalmente ao ser desenformado—o que realmente não contribuiu para que ele tivesse uma foto à altura da sua gostosura. Segue a receita.

lemon olive oil cake
3/4 xícara de azeite extra virgem, mais um extra para untar a forma
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal marinho fino
3 ovos caipiras
1 xícara de açúcar
3/4 xícara de iogurte integral
Raspas de 3 limões [amarelos]

Pré-aqueça o forno em 325ºF / 162ºC e unte uma forma de 20 cm com azeite. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal com um batedor de arame. Na batedeira em velocidade alta, bata bem o açúcar com os ovos até formar uma pasta bem clara e fofa, por mais ou menos 5 minutos. Em velocidade media, adicione as raspas do limão e o iogurte. Bata bem e vá acrescentando devagar o azeite. Desligue a batedeira e acrescente a mistura de farinha, batendo bem com uma espátula até todos os ingredients ficarem bem incorporados. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 45 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

4 thoughts on “bolo de limão & azeite”

  1. Nunca comi um bolo a base de azeite de oliva.
    Fiquei curiosíssima. É delicioso mesmo, Fer? Não faço idéia desse sabor.
    R: o sabor eh bem interessante. Faça e tire a prova! 🙂 Fer

  2. Ahh..mas bolo de limao eh tao bom!!:))Depois conto as peripecias do weekend, ja que logo apos te escrever, desloquei o ombro. Boooo (pra mim;)!! hehehe
    Bja Amiga!!

Deixe a sua pitada: