gratinado de batata, abobrinha e queijo de cabra

batata_queijocabra_1S.jpg
batata_queijocabra_2S.jpg
Outra receita da Elvira que estava na fila para ser preparada e ficou tão deliciosa que me proporcionou outra epifania sobre comida—eu tenho muitas!
São apenas fatias finíssimas de batata e de abobrinha, transformadas num verdadeiro manjar graças à combinação com o queijo de cabra. Esse prato não leva nenhum ingrediente sofisticado e pede pouquissimos temperos, mas o resultado é excepcional.
Fiz em ramequins individuais.
2 abobrinhas médias
4 batatas médias
150 ml de creme de leite
200 g de queijo de cabra [chèvre]
sal & pimenta do reino branca moída na hora
azeite
Pré-aquecer o forno a 400ºF / 200ºC. Untar uma assadeira com azeite e reservar.
Descascar e secar as batatas. Lavar e secar as abobrinhas. Remover as pontas, sem descascar. Cortar as batatas e as abobrinhas em rodelas finíssimas. Reservar.
Cortar o rolo de queijo de cabra em rodelas finas. Reservar.
Dispor uma camada dos legumes no fundo da assadeira, alternando as rodelas de batata e de abobrinha. Temperar com a pimenta branca e uma pitada de sal.
Distribuir algumas rodelas de queijo de cabra e regar com um pouco de creme de leite. Cobrir com mais uma camada de legumes alternados, até terminar os ingredientes, finalizar com queijo de cabra e o creme de leite.
Cobrir com uma folha de alumínio e levar ao forno por 20 minutos. Remover a folha de alumínio e baixar a temperatura do forno para 355ºF / 180ºC. Assar por mais 20-25 minutos. Retirar a assadeira do forno e servir de imediato.

21 comentários sobre “gratinado de batata, abobrinha e queijo de cabra”

  1. Oi Fer,
    Adorei seus remequins! Sao petit casseroles da Le Creuset? Amei! Eu to procurando em vermelho pra mim. Eu aos poucos estou aumentando a minha colecao de Le Creuset. Sao tao caros que tem que ser aos poucos.
    Beijos, Leticia

  2. Fer ,
    a receita parece otima , abobrinha , queijo , batata é tudo de bom ! Agora essas panelinhas que coisa mais fofa e deliciosa …. Amei !
    grande beijo

  3. Nem preciso dizer q salivei so em ler a receita e ver a foto ne Fer? Adooooro goat cheese, junto com Parmesao ele esta no topo dos meus queijos favoritos!
    Ai e que lindinhas suas cumbuquinhas/ramequins, a-m-e-i!!! Voce eh muito chique mesmo Fer!
    Beijao!
    Ana

  4. E ainda eh uma refeicao completa, ne? Vou experimentar essa receita, mesmo que tenha que trocar a abobrinha por uma prima ou parenta distante. Ah! ramequins, tachinhos, cumbucas e afins: meu pai chama tudo “gamelinha” :))
    Beijos!

  5. Oi Fer!! A apresentação ficou lindíssima. Isso são “tachinhos” pequeninos individuais? Muito fofos!!! :o) Quanto à receita, parece-me muito bem! Ainda a semana passada comprei umas curgetes e lembrei-me de um assado que publicou à uns tempos. Com tomate e queijo. Acabei por usar noutra receita mas, este sábado vou comprar mais. Ainda por cima a um preço simpático, coisa rara nas curgetes por aqui! :o) Conclusão: qualquer semehança comigo e uma grávida desejosa, é pura coincidência! ahahah
    Beijos!

Deixe a sua pitada: