pesto pedaçudo

pesto_pedacudo_2S.jpg
pesto_pedacudo_1S.jpg
Há noites em que não se cozinha nada em especial, apesar de que se cozinha muito para tentar usar ingredientes acumulados. Ontem foi uma dessas noites em que não fiz nada, mas fiz muita coisa. Primeiro o frogurt de nectarina, para usar parte das frutas que colhi e que já estão bem maduras. Depois tive que dar um jeito numa grande quantidade de tomates já virando a esquina da madureira, caminhando rapidamente para o precipício da podridão. Fiz um molho, pra guardar e usar em outros dias. E aquele super maço de manjericão—no verão é uma abundância exagerada dessa erva, os maços que eu recebo semanalmente na cesta parecem vindos diretamente da Terra dos Gigantes. Nem sempre eu consigo usar tudo. Meu truque para mantê-los frescos o mais longo possível aprendi com a Martha Helena: embrulha as folhas lavadas e ainda molhadas em papel toalha e coloca num plástico bem fechado na geladeira. Às vezes eu seco as folhas, mas se eu contar o tanto de manjericão seco que eu tenho guardado ainda de outros anos.
Fiz então um pesto, que é uma ótima maneira de usar o manjericão fresco. A idéia desse pesto pedaçudo eu peguei na revista Country Living. Achei bem legal, pois não fica aquele pesto de sempre.
No processador bata um dente de alho [mais, se gostar mais alhudo], sal grosso e queijo parmesão. Acrescente azeite a gosto, jogue as folhas de manjericão e pulse, não deixe moer. No final acrescente os pinoles torrados e dê mais uma pulsada. Não deixe moer, os pinoles devem ficar quase inteiros. Adicione mais azeite a gosto e use.

15 comentários sobre “pesto pedaçudo”

  1. um conselho ai , pra quem gosta de manjericao frescos ……é so plantar tenho em casa perdendo
    pega facil facil
    aguardo mais dicas

  2. Fer, esse pesto UAU! Vai bem com quase tudo, pasta, lasagna, gnochi, pizza, salada de batatas, salada de tomate e mozzarella e’ so’ soltar a imaginacao! A proposito, tambem faco parte do movimento dos sem ralo. Tive a explicacao que seria uma entrada de frio na casa durante o inverno. Sera’? Beijos, Maria

  3. Fer, eu gosto muitoooo de pesto, mas pinhole por aki é caro, eu prefiro com ele, mas vario em pról da conta bancária.
    A California tb produz pinholes?qto custa aí, aki 50 g saem em torno de R$ 25,00( mais ou menos, seguindo a cotação hj,US$ 40,23; Jesus!)
    Bjs

  4. Nossa, uma visita no Chucrute rende várias dicas bacanas, como a da Ana Claudia e a da Ana, sem contar as receitas da Fer… Passar por aqui deveria ser obrigatório para qualquer blogueira “de respeito”. kkk Beijos Fer!

  5. Fer,
    por qaunto tempo posso guardar este pesto?
    Guardo na geladeira mesmo ou é preciso congelar ?
    eu costumo fazer este pesto, só substituo o pinoles ( que aqui é um absurdo de caro ) por nozes….
    Obrigada
    ps: adoro seu blog!

  6. Fer, ja tive tbem montes de manjericao, sequei, tentei congelar, tal coisa ne!
    Mas sabe q o q eu fiz q gostei bastante foi fazer pesto (igual q vc fez), colocar em um ice cube tray e congelar. Depois de durinho vc coloca os cubinhos de pesto em um zipbag e deixa la, congelado e prontinho p/ usar. Quando quiser eh so descongelar quantos cubinhos precisar. Ou entao adicionar direto eles a molhos, sopa, etc.
    Eu gostei dessa ideia! A unica ressalva q eu ja li eh fazer o pesto sem o queijo, assim dura por mais tempo!
    Aqui a gente gosta de fazer sanduiche com frango grelhado e passar o pesto no pao, fica booomm!!!
    Beijos!
    Ana

  7. Oi Fer…
    Uma forma bacana de manter o manjericão fresco, é colocar num pote parecido com o que você usou aqui uma camada de sal grosso, uma de folhas de manjericão, outra de sal grosso, e assim por diante, até terminar com o sal. Esse procedimento mantém as folhas frescas por semanas, e você ainda ganha um sal grosso totalmente perfumado pra utilizar em carnes.
    Um abraço,
    Ana
    R: Ana Claudia, que ideia SUPIMPA!!! Vou ter que fazer. Muito obrigada por essa otima dica. beijos, Fer

  8. Ah, que inveja! Encontrar manjericão aqui é fácil, mas só em quantidades pequenas e bem caro! Queria poder receber muito assim, todas as semanas! Eu adoro manjericão!
    Beijão *

Deixe a sua pitada: