The Fannie Farmer Cookbook

thefanniefarmercookbook7.jpg
thefanniefarmercookbook2.jpg thefanniefarmercookbook4.jpg
thefanniefarmercookbook6.jpg thefanniefarmercookbook8.jpg
thefanniefarmercookbook1.jpg

Antes do reinado do Joy of Cooking, o livro onipresente em todas as cozinhas norte-americanas no final do século 19 e inicio do século 20 era apenas um: The Fannie Farmer Cookbook.
Fannie Merritt Farmer era nativa de Boston, dava aulas de culinária na Boston Cooking School, onde ela criava e aperfeiçoava receitas. Em 1897 Fannie teve suas receitas publicadas no The Fannie Farmer Cookbook, que virou imediatamente um clássico nas cozinhas norte-americanas. Fannie foi avançada para a época, escrevendo receitas com medidas exatas. O livro foi um sucesso absoluto de vendas no seu lançamento e nos anos subseqüentes. Fannie fez várias revisões e o livro foi reeditado muitas vezes, até a sua morte em 1915.
Depois da morte de Fannie, o livro não foi mais revisado com tanto capricho, apesar de ter tido constantes republicações, até ser massivamente revisado e praticamente reconstruído no inicio da década de 90 por Marion Cunningham. The Fannie Farmer Cookbook contínua um livro de receitas clássico, com todos os pilares da culinária norte-americana.
Essa edição, de 1965, chegou até as minhas mãos através da minha querida amiga Brisa Carter, que achou o livro em San Diego e me enviou. Eu adoro olhar as receitas antigas, com suas particularidades, ingredientes, modos de fazer. Nessa edição do livro não há novidades, mas todas as receitas tradicionais estão lá—desde as austeras inglesas e até algumas festivas francesas. Algumas receitas indicam temperatura de forno e tempo de cozimento, outras só dão instruções para assar até que os bolinhos estufem. As medidas, que eram consideradas exatas e revolucionárias para 1897, me irritaram um bocado neste início de 2008. Pelos diabos, quanto exatamente de farinha é 5/8 de xícara?

4 thoughts on “The Fannie Farmer Cookbook”

  1. Adoros esses livros do tempo da carochinha… Ganhei um da minha sogra de um curso de culinaria japonesa que ela fez quando era solteira. O livro e muito bom e tem receitas da culinaria brasileira tambem.
    Tenho um blog, o Dedo de Moca, em fase de nascimento… quem sabe coloco algumas receitas desse livro por lah. Me apresentando: sou do Rio e estou estudando gastronomia.

  2. Querida Fer,
    Thanks pela mencao!!:)) Eu achava que seria coisa pra uma “estudiosa” como voce:))
    Fer, junto com minha maquina de pao, veio uma cup medida com essas medidas precisas e fui la embaixo olhar pra voce..hehe..5/8 = 1/2x +1/8, 5fl oz e 150 ml..hehe..Provavelmente voce ja sabia isso;))
    Bjs
    Bri

Deixe a sua pitada: