o Chucrute e os tomates

alooootoftomatoes.jpg
moreandmoooretomatoes.jpg

Estou literalmente atolada neles novamente, como acontece todo verão. Ganhei um saco de tomates fresquinhos da horta do meu amigo e estou animadíssima, pensando como vou usá-los. O negócio é que estarei almoçando e jantando sozinha por um tempo, pois o Uriel está no Brasil. Minha horta, por outro lado, está numa entresafra. Um dos pés de tomate parece estar com alguma doença. Mas isso não quer dizer que a colheita se encerrou. Ainda escreverei bastante sobre as amadas frutinhas!
* os tomatinhos réplicas de pitangas gigantes fizeram parte do menu do meu jantar de ontem e preciso dizer—foram os melhores que já comi neste verão.

18 comentários sobre “o Chucrute e os tomates”

  1. Eu faria tomates secos. No forno mesmo, já prepara um montão em assadeiras e depois vai consumindo em várias preparações. Até num pedeço de pão italiano e azeite, que tal?

  2. Eu sempre achei tomates uns “seres” lindos, mas vc coloca fotos de tomates maravilhosos…. agora qd vou ao mercado passo a olhar os tomates com outros “olhos” …hehe… um abraço!

  3. Fer, por favor, pare de mentir pra gente! Esses tomates não existem!
    Ou melhor, eles existem sob forma inorgânica de cerâmica cozida, pintada e envernizada.
    Descobri seu segredo, hein?
    😉
    Ah, e essa bancada….

  4. Fer,
    quer uma dica para conserva-los por mais tempo fora da geladeira? Coloque junto com eles muitas pimentas. Elas deverão secar – se alguma apodrecer, é só descartar. Pode usar já desidratadas, mas inteiras, daquelas tipo dedo-de-moça. Descobri isto ao acaso e estou fazendo um estudo.
    No vapor, inteiros, eles ficam muito bons. É só riscar em cruz, cozinhar inteiros no vapor, tirar a pele e polvilhar com flor de sal, azeite e umas folhinhas de tomilho (limão, que você tem, melhor ainda). Bom proveito (eu quase não compro tomates aqui porque eles são muito ruins).

  5. faça doce de tomate que é uma delícia, o meu preferido. Quando ainda postava receitas, um dia (12 de Set de 2006, curioso faz hoje 1 ano!) coloquei essa, é muito fácil de fazer.
    beijo

  6. A semana passada um amigo que têm uma plantação enorme de tomate, ofereceu-me, só tive de os ir colher, foi muito divertido. Agora e até surgir tempo para apresentar resultados da colheita, a minha cozinha está assim, um pouco parecida com a sua.

  7. Ai Fer, realmente estes tomates nada têm a ver com os que se compram nos supermercados. Sempre vivi em apartamento mas um dia ainda hei-de ter uma hortinha! O vinho, eu também gosto…fresquinho cai muito bem! :o)
    Beijos

  8. Também ando atolada neles, as sementes que trouxe do Chile estão produzindo pra xuxu só que são tomates. Tenho feito molhe e mando paraos filhos em S.Paulo, dou para vizinhos, amigos, congelo e comemos todos os dias. Mas continuo adorando os vermelhinhos.
    Lindas fotos

  9. Fer, esse vinho verde da garrafinha muderninha é bom? Eu já o vi por aqui e fiquei com vontade de experimentar, mas não sabia se era bom…
    A propósito, adorei a “metafoto” do chucrute com salsicha. Demais!

  10. Fer, esse vinho verde da garrafinha muderninha é bom? Eu já o vi por aqui e fiquei com vontade de experimentar, mas não sabia se era bom…
    A propósito, adorei a “metafoto” do chucrute com salsicha. Demais!

  11. não te apeteces preparar o molho para congelar? assim tu terás uma delícia de molho fora da temporada além de super saudável,beijo!

Deixe a sua pitada: