o cafona

melaocompresunto.jpg

O grande equívoco gastronômico do século 20—melão com presunto. Uma aberração que virou uma mania internacional e um símbolo de chiqueresa e fineza durante praticamente duas décadas. Fiz uma cara de repugnância quando serviram melão com presunto no café da manhã de um bed & breakfast onde me hospedei uma vez no Rio de Janeiro. Sei lá, não fui com as fuças daquilo. Mas com o tempo vamos aprendendo a relevar e a memória dos horrores da mesa vai se apagando, até que resolvemos reinventar ou dar uma segunda chance para o indigníssimo prato. No caso do melão com presunto, bati definitivamente o martelo com o veredito de culpado. O delinquente deve ser condenato ao ostracismo, sem direito a apelação.
Outras comidas infâmes cujas receitas foram adaptadas, viraram moda e foram consideradas chiques, depois amaldiçoadas e finalmente resgatadas e ressuscitadas em nostálgicos revivals: estrogobofe de carne, frango ou camarão com molho de catchup e creme de leite—felizmente não inventaram o gobofe de porco—cocktail de camarão, aspic de legumes, salpicão de frango com abacaxi, surpresa de atum, hors d’oeuvre de salsicha, queijo e azeitona, pastinha de sopa de cebola com creme de leite, crepe suzette, charlotte russe, fundue de chocolate, eteceterá, eteceterá…

32 thoughts on “o cafona”

  1. Estranhei a foto. Só descobri do que se tratava ao ler o texto.
    A propósito do revival joanino dos duzentos anos da chegada dos Braganças ao Brasil, li sobre hábitos e costumes que a permanência da Corte Portuguesa legou ao Brasil. Povo local passou a imitá-los, utilizando garfo e faca às refeições.
    Lembrei-me do bem humorado “O Homem que falava Javanes”, que narra situações hilárias e bizarras de mimetismo da pessoas diante de um “nobre”. tudo que ele fazia era imitado porque afinal, ele era um “Nobre”.
    E, o que é a “Etiqueta”, senão uma convenção?
    Colocar ou não os cotovelos sobre a mesa durante uma refeição, palitar os dentes, arrotar, falar com a boca cheia, etc, etc… Imagino que D. João e seus pares também não eram lá “politicamente corretos” em seus hábitos. Mas em 1808, o que era correto?
    Estão comemorando o quê?
    O início da poluição da baía da Guanabara?
    A população do Rio de Janeiro recebeu no dia 8 de março daquele ano, mais 15 mil habitantes. Mais quinze mil pessoas a consumir água e a escoar os seus detritos. Para onde? Para os rios e a baía, carregados em tinas de madeira na cabeça de escravos que lançavam os “Dejetos Reais” nas águas da Guanabara.
    Ainda ninguém sabia combinar presunto com melão.

  2. Fer,
    gosto de melão com presunto (não com fiambre). Mas o que mais achei incrível nest post foram tantos comentários dizendo não conhecer tal mistura. Aqui no Brasil, qualquer hotelzinho oferece melão com presunto no seu café da manhã. Aliás, foi graças a essa mistura que aprendi a gostar de melão, que misturo também com queijo mussarela.
    Beijo
    PS: Ah, adoro também os estrogonofes,rsrsrsrs. E adorei esse post. :ºP

  3. Você esqueceu um hit essencial : o famoso arroz à grega ha ha ha. Putz isso era brabo…
    Eu nunca comi melão com presunto, mas gosto do melão com salmão defumado e se tiver um vinho branco pra acompanhar então…Agora fondue de chocolate e estrogobofe eu adoro, mas nunca como. Qdo conheci o meu marido, acho que eu fiz umas tentativas de fazer estrogobofe e ele, bom cozinheiro, não conseguia entender qual era essa da mania de brasileiro por estrogobofe. Aqui eu nunca consegui fazer um que prestasse…
    Tinha uma época que comida supostamente brasileira era cafona…cachaça, feijoada, farofa, já hoje em dia mudou graças a deus.

  4. olha, fer, eu não gosto muito de salgado misturado com doce, portanto não comeria a tal combinação infame de presunto com melão. também não gosto de invencionices, mas não sei se chamaria essas coisas de ‘cafona’. vejo muita coisa por aí de gente comprovadamente chique, que tem uma aprovação quase unânime de toda uma comunidade, mas que eu não comeria nem apanhando. são combinações que eu pessoalmente abomino. já quanto a outras… dobradinha, por exemplo: quer comida mais ‘pobre’? amo. amo loucamente. o mesmo em relação à rabada, mocotó e outras ‘coisinhas’ leves de botequim. mas eu também sou fã de arroz integral, vai entender. contradição faz parte do ser humano. e dita a moda quem pode e não quem quer. essas coisas de costumes são interessantes, porque a gente sempre acha que existe uma essência do que é ‘correto’ e não há. [mas eu acho a discussão em si muito engraçada…] delícia de post. bj

  5. ahha, eu escrevia crônicas gastronomicas no JB e uma vez escrevi exatamente o que falou nesse post. Os mesmos pratos, inclusive! Vc só esqueceu do vinho branco “suave” de garrada azul, aquela dor de cabeça engarrafada, muito popular em vernissages aqui no Rio! Os melões – quem estudou um minimo sobre alimentação, sabe (é o seu caso, né?) – nao combina com nada, nao deve ser comido com nada, nem de sobremesa. e ainda culpam a pobre melancia…rs

  6. Menina, fiquei com medo de convidar pra jantar em casa um dia e dar algum fora ‘desses’. Tem coisa q não suporte mesmo, mas melão com presunto não é uma delas… agora, pela sua lista, qqr um pode dar uma escorregda feia. De qq modo, post divertidíssimo como seu blog todo!

  7. …sushi de goiabada, de coração de galinha, de doce de leite, pizza de fios de ovos, de brigadeiro, de 5, 10, 20 queijos, com borda de salsicha, de catupiry, …

  8. Acabei de postar no meu blog uma receita que está na sua lista de “cafonas” não sei muito bem o que quererá dizer em português de Portugal, no entanto achei piada ao seu post, e reforço o que as colegas Portuguesas dizem: fiambre e presunto são duas coisas distintas. Não sou grande aperciadora, gosto mais de sal para um lado e açucar para outro. Em Portugal o que ja foi “cafona” é hoje servido nos melhores restaurantes e vice versa. O que eu quero dizer é que não nos deixemos levar por modas culinárias, mas sim imprimir o nosso cunho pessoal ao que mais gostamos. Beijos grandes.

  9. até que eu gosto de melão com presunto, mas na foto está fiambre, uma variedade de presunto cozido que fica horrível, experimente com presunto cru, tipo Parma e depois me conte! aqui em Portugal gostamos muito e não é nada cafona.
    Quanto às outras comidas que indicou a maior parte desconheço, falamos a mesma língua mas os hábitos alimentares são bem diferentes e se me pedir para rotular de “cafona” pratos que usualmente comemos por aqui, não saberia responder…

  10. Menina, depois que li seu post descobri que além de nordestina e soteropolitana, sou também cafonérrima. Há quem agüente? Deve ser Karma (com “K” mesmo)…
    Bom, mas eu gosto muito de misturar sabores doces com salgados no entanto, melão com presunto nem tinha ouvido falar. Agora, sempre torci o nariz para aquele presunto cravejado, com rodelas de abacaxi e a cerejinha ao marrasquino espetada no meio. Nunca consegui entender a essência da coisa.

  11. Querida Fer
    Aqui em Portugal,comemos sim melão com presunto,mas….é preciso ver que o que vcs chamam de presunto aqui chamamos de fiambre,o nosso presunto é outro,talvez por isso vcs não achem piada ao melão com presunto,porque com o que nós chamamos de presunto aqui da europa é uma misrura fantástica.!!!!
    Bjs

  12. Fer, este nunca me fez a cabeça. Eu estou voltando do feriadão e atualizando a leitura aqui. Betão está de férias, acho que tenho uma foto dele para mandar para vocês, da festa junina. Bjs!

  13. Melão com presunto? Que heresia. Eu tô contigo Fer. Morte pra essa invenção weird.
    Não entendo pra que inventar com coisas tão diferentes. As vezes, eu só quero um simples presunto e queijo pra ser feliz. Hehe.
    Bjos
    Diego

  14. Fer! coloca aí na lista aquele molhinho coquetel para comer com ovo de codorna..aquele sabe ser antigo..LINDA cerâmica da salada de bulgur,outro hit dos tempos de Alemanha,fazia até “risotto” de bulgur,uma delícia,beijo prá ti!

  15. Ai, Fer, talvez voce e os(as) demais me xinguem, mas bolo salgado/torta de liquidificador e akele sanduichao feito com um monte de pao de forma + camadas de maionese numa assadeira/pirex tb estao na lista..hehehe
    Ai ai..:))
    Bjs e otima semana
    bri

Deixe a sua pitada: