bolo de gengibre fresco

bolodegengibre.JPG

Mais uma receita que vi no Chow e marquei pra fazer. Não é uma receita inédita pra mim, mas essa tinha uma mistura diferente de ingredientes, que me deixou curiosa. Os bolos de gengibre são muito comuns aqui na América do Norte e eu já fiz e refiz uma receita excelente que peguei na Everyday Food anos atrás e recomendo fortemente. Mas essa prendeu totalmente a minha atenção quando eu li “pimenta do reino” na lista de ingredientes. Tive que testar. Fiz meia receita, porque aqui em casa tudo sobra. Ficou um bolo pequeno, mas bem macio e picante, como eu esperava que ficasse. Gostei bastante, sem falar que sou muito fanzoca do gengibre.

fresh ginger cake
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
3/4 xícara de melado
3/4 xícara de açúcar
3/4 xícara de óleo
3/4 xícara de água
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 ounces /100 gr/ 3 colheres de sopa de gengibre descascado e moído
2 ovos grandes em temperatura ambiente

Pré-aqueça o forno em 350°F/180ºC. Unte uma forma redonda para bolo e reserve. Numa vasilha misture a farinha, canela, cravo e pimenta e bata com o batedor de arame para arejar e deixar a mistura bem incorporada. Na batedeira, misture o melado, o açúcar e o óleo. Ferva a àgua e misture o bicarbonato de sódio nela. Adicione essa àgua na mistura de melado. Adicione o gengibre e continue batendo. Vá incorporando a mistura de farinha à mistura de melado aos poucos, batendo sempre. Adicione os ovos e bata até a massa ficar lisa. Coloque na forma untada e asse por 50 minutos. Deixe esfriar bem antes de desenformar. Eu polvilhei com açúcar de confeiteiro, porque achei que o bolinho ficou meio feinho—pra variar. Mas essa decoração não faz parte da receita.

11 thoughts on “bolo de gengibre fresco”

  1. Fernanda que maldade!!! Acabei de acordar, tomei meu remédinho da tireóide e tenho que esperar meia hora de jejum…então venho aqui e me deparo com aquela mesa farta ali embaixo do brunch!!!My god!!
    E aquele pão com ameixas??? Ai vou babar mais um pouquinho…ahahah…beijos

  2. E vc chama isso de “fresh” ainda? Hehehe. Que mistura doida! Pimenta do reino com gengibre…
    Me diz, quantos copos de água se bebe depois desse bolo?
    Achei interessante, mas não teria coragem de fazer.

Deixe a sua pitada: